A Namco Bandai divulgou em sua conta do Youtube o primeiro trailer oficial de Dark Souls II, que foi mostrado no Video Game Awards 2012. Caso não tenha visto, segue o mesmo, já que agora dá pra ver também em HD sem cerimônias (e Youtube é sempre a opção mais preferida da maioria dos leitores, claro!):
Junto com o trailer, surgiram novas informações não tão importantes para nós, ocidentais, mas que são legais de comentar mesmo assim. Segundo o Siliconera, o game será multiplataforma inclusive no Japão, já que o primeiro Dark Souls ficou exclusivo do PS3 na Terra do Sol Nascente. A Namco terá dos direitos de distribuir o game em todo mundo, e no Japão é a própria From Software que manteve os direitos de publicação por lá. Mas pelo menos no vídeo eles reconfirmaram as plataformas básicas: Playstation 3, Xbox 360 e PC. Nada de Wii-U por enquanto, mas acho que um game como Dark Souls vindo para o console da Nintendo seria igualmente interessante, para jogar os menus para o Gamepad e deixar a tela só com as informações básicas. Afinal, se a premissa do primeiro se manter, o game não terá pausa e seria mais fácil manipular os ítens pelo joystick do console.
Outra informação, e relativamente preocupante, é que o game pode se tornar mais linear. Claro que isso depende de como podemos interpretar a matéria da capa do game no site da Revista Edge. Citando o UOL Jogos:
Anunciado na madrugada de sábado (8) durante o programa VGA 2012, “Dark Souls II” será mais linear e acessível do que seu antecessor, disse o diretor do jogo à revista britânica Edge.
A nova direção não afetará a dificuldade e o desafio, marcas registradas da franquia, mas Shibuya avisa que “prefere ser mais direto do que sutil” e que isso vai influenciar o game, com uma abordagem mais linear do que os episódios anteriores.
De certa forma o Dark Souls acaba sendo um pouco linear quando o jogador escolhe uma nova locação, mas em sua maioria o jogador consegue escolher qual locação ele quer ir primeiro. Atualmente estou na segunda progressão, e eu quis eliminar de cara alguns caminhos como a Darkroot Garden, indo direto para a Sen’s Fortress e depois optando por ir em outros caminhos após terminar Anor Londo. Acho que se o game ficar tão linear quanto um Final Fantasy XIII, ele perderá boa parte da premissa inserida no Demon’s Souls e no Dark Souls, com o jogador escolhendo as rotas que ele preferir (ou que ele achar mais fácil…).
Mas enfim, estarei aguardando o game ansiosamente, junto com muitos fãs da série. Alguns jogadores se assustam por gostarmos tanto de um game que tem mais mortes do que tudo, achando que a gente goste de sofrer. Eu não gosto de sofrer, mas o game tem um gameplay visceral e que foi, de certa forma, inovador com o Demon’s Souls, por trazer um game que o jogador tem de jogar com cautela, com um sistema de recompensa que poucos jogos tem. A recompensa pelo aprendizado, ao passar por uma parte mais difícil depois que o jogador levou uma surra de algum grupo de inimigos (ou de algum inimigo, tipo aquele cavaleiro dos olhos vermelhos no primeiro mundo do Demon’s Souls!)

Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!