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Dark Souls II – Novas infos e expectativas

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dark souls ii

Já está na internet as scans da reportagem da Edge dedicada ao Dark Souls II, novo game da série que, até o momento, tem poucas informações divulgadas, e um usuário do Neogaf fez um resumo da matéria, traduzido pelo PS3 Brasil (e que também foi comentada no Gameranx). Segundo eles, os jornalistas da revista viram 10 minutos do game rodando e os gráficos tem melhorias em luzes, animações e efeitos de partículas, no mesmo nível que Watch_Dogs e Star Wars 1313, hoje os games anunciados recentemente com os gráficos mais impressionantes até o momento. Pela Namco Bandai ter anunciado para PS3, PC e Xbox 360, as chances da versão para PC terem os gráficos melhores é bem grande, e os desenvolvedores terão de tirar leite de pedra dos consoles para conseguir visuais realmente impressionantes e que se equiparem ao Watch_Dogs. Aliás, nem o game da Ubisoft e o novo Star Wars não tiveram ainda comentários sobre as plataformas, dando a entender que os jogos só serão lançados na próxima geração de consoles. Mas só vendo o Dark Souls II rodando para poder entender, e acho meio difícil eles divulgarem algum vídeo de gameplay até a E3 2013, entre os dias 11 a 13 de junho. Se sair antes com certeza meu hype pelo game vai ficar ainda maior, e quem sabe o game esteja jogável no evento!

Já o Hidetaka Miyazaki, diretor de Demon’s Souls e Dark Souls, tal como foi comentado anteriormente, está trabalhando apenas na supervisão do game, sugerindo detalhes para os novo diretores, Tomohiro Shibuya e Yui Tanimura (que dirigiram o Another Century). A decisão de mudarem a direção foi da From Software e da Namco Bandai, para que o game tenha um “ar de novo”. E algumas sugestões do diretor do Dark Souls são deles evitarem as experiências ruins que a From Software teve com o game, como os patches. Quando o Dark Souls saiu, teve diversos bugs que prejudicaram os jogadores, pois, diferente da maioria dos jogos normais, tanto o Demon’s Souls quanto o Dark Souls são games com salvamento automático e constante, e uma decisão errada do jogador faz com que ele conviva com esta decisão pelo resto da progressão (como matar um NPC qualquer por exemplo), a menos que ele recomece novamente o jogo e evite esse erro. Claro que esse sistema é interessante, e os bugs acabam atrapalhando. Eu mesmo tive um problema no Dark Souls por conta de um erro bizarro, perdendo um Covenant pelo NPC da facção simplesmente “morrer” do nada, sem nem eu ver que ele morreu, quando entrei na localidade onde os NPCs ficavam.

Aliás, sobre o sistema de Conevants, eles querem fazer um sistema “mais claro e mais acessível, e quer fazer a história menos sutil. Ele promete que ainda existirão elementos ‘escondidos’ na história e no mundo que podem ser perdidos”. Isso é um detalhe que praticamente nunca tinha passado pela minha cabeça, e que só descobri mesmo ao ler depois um texto excelente do Kotaku Brasil sobre a “história escondida” que o game acabe contando com elementos do cenário. Talvez seja por isso que a minha opinião sobre o enredo/lore na análise do primeiro jogo tenha gerado reclamações, por eu não ter captado as nuances do mundo. Em Skyrim, no Dragon Age: Origins e, em menor escala, no Kingdoms of Amalur: Reckoning (citando exemplos baseados na era medieval, sendo que ainda não joguei o Dragon Age II) a lore é contada em livros/pergaminhos que o jogador encontra na aventura e nas conversas diversas com os NPCs, e o jogador pode optar por se aprofundar na história ou não. No Dark Souls esses elementos são contados nos objetos ou no enredo espalhado nas sub-tramas (tipo uma relacionada com uma bruxa do pântano e de ter de realizar tarefas específicas), e esse detalhes normalmente são bem escondidos, revelados apenas nos manuais oficiais ou nas discussões entre os jogadores na internet, com sugestões de como que foi aquela localidade nos tempos mais áureos. Quanto aos “elementos que podem ser perdidos” (citado na matéria da Edge), pode ser que o sistema de perda dos anteriores esteja presente novamente. Lembra que eu comentei do game salvar automático, certo? Então.

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Outro detalhe que o Miyazaki está sugerindo é do game voltar a ter servidores “à lá Demon’s Souls”. No Demon’s Souls tinha o sistema de World Tendency (Tendências de Mundo), que não eram tão fáceis de entender e que modificavam em tempo real a dificuldade do game, e os servidores online, além de servirem para o multiplayer cooperativo/competitivo (competição quando um jogador invade o mundo de outro apenas para matar ele, antes de ter uma arena no DLC de Dark Souls, para os jogadores que querem apenas o PvP) também regulavam as tendências de mundo.

Resumidamente, em épocas normais o game ficava neutro (se o jogador jogasse com o PS3 conectado) com a dificuldade padrão. Em épocas de Natal, os servidores eram setados em “Pure White”, deixando o game mais fácil, com inimigos tomando mais dano e dando mais ítens de cura. Em épocas especiais ou de Dia das Bruxas as distribuidoras (no EUA a Atlus, além de distribuir o Demon’s Souls, cuidava dos servidores, que não foram desligados, prometendo manter eles ligados enquanto puderem) a World Tendency ficava em Pure Black, ou o Inferno na Terra, com inimigos causando mais danos, chefes muito mais poderosos e versões de inimigos normais com muito mais periculosidade (que ficavam na forma de fantasmas vermelho e preto. Também chamados de Black Phantom). Se o jogador ficasse com o PS3 offline, ele poderia tentar ir para um dos “modos” dependendo de alguma ação específica (o que era necessário para platinar o game) ou se ele, estando na condição de humano (no caso vivo), morresse numa incursão a um determinado mundo, indo aos poucos para a condição de Pure Black (ou executando tarefas específicas para ir em Pure White). Quem jogou sabe que enfrentar a caveira negra com 2 katanas é muito desafiador no normal, e a sua versão “Black Phantom” no mundo Pure Black pode te matar em instantes, mesmo o jogador sendo bem evoluído (a menos que o jogador seja um jogador bem habilidoso ou estivesse bem preparado). Não sei se no Dark Souls II teremos esse sistema, mas ficaria curioso com um novo sistema similar. Dependendo isso pode mudar radicalmente a estratégia do jogador quando a uma determinada incursão a uma localidade mais “hardcore”, ou partir para outra localidade.

Ainda comentando do Miyazaki, ele já está trabalhando em um game novo, mas não se sabe se será uma nova franquia ou em uma sequência direta. Será que, além do Dark Souls II, teremos também o Demon’s Souls II? Ter o Demon’s Souls II no Playstation 4/novo console da Sony pode ser um killer-app interessantíssimo para a Sony, mas também fico com receio de como que o game poderá ser, e que será um desafio e tanto para ele fazer algo inovador e que consiga competir com a série Dark Souls de igual pra igual. Ou, mesmo se for uma nova franquia, pode ser que o diretor queria fazer algo novo, e pode demorar até eles anunciarem algo. Ainda assim, até que poderíamos especular sobre uma sequência de Demon’s Souls no momento ou num futuro próximo!

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Dark Souls II será uma sequência direta e terá um mundo aberto do “mesmo tamanho, mas mais denso com relação ao conteúdo” (derrubando o meu receio do game ser linear e que foi comentado anteriormente), e pode ser que ele não saia em 2013. De certa forma o game é bem grande e só espero que tenhamos os “atalhos convencionais”, para que não seja frustrante ter de passar novamente por uma área que o jogador já explorou e que possa ter os mesmos inimigos normais de volta. Quanto a ter mais conteúdo, talvez o game possa ter mais NPCs espalhados pelas localidades, ou quem sabe alguma cidade com o jogador poder descansar ou algo assim, tipo um Nexus. Sempre desejei isso aos games da franquia e no máximo a gente tinha uma Anor Londo recheada de inimigos (mas que ainda assim é um deleite para os olhos).

O desenvolvimento está atualmente em 25% e teve início em setembro de 2011, em paralelo aos patches e ao DLC do primeiro Dark Souls, tendo uma equipe maior que o original. “A equipe interna responsável pela criação do mundo para a sequência é praticamente o dobro em relação ao primeiro jogo” e o game pode não ser lançado em 2013. O game não se passará em Lordran e nas redondezas, e eles não quiseram ainda revelar o nome do novo mundo pois o “nome do mundo é a chave para a história”, optando por revelar esta informação posteriormente. Na reportagem também divulgaram alguns concepts dos inimigos, tendo desde uma fusão de diferentes criaturas criada por um “cientista louco a lá Frankestein” e um cavaleiro com uma carruagem, que é baseado nos Nazgul, os cavaleiros de Sauron (da saga O Senhor dos Anéis). O game pode ter um sistema de moralidade e serve como um executor de malfeitores. Será que dependendo das nossas ações iremos encontrar ele para ter de enfrentar? Pode ser interessante, mas só jogando pra ver.

Confira a página:

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Também é mostrado um personagem similar a um anão, e não quer dizer necessariamente que seja um anão, mas que viverá “embaixo da Terra”. Se for inimigo, com certeza ele pode acabar se equiparando aos Black Knights no Dark Souls em periculosidade, mas também pode acabar sendo apenas um NPC comum mesmo. Uma situação curiosa (spoilers à frente) foi quando foi divulgado um trailer do Dark Souls e um dos prováveis inimigos poderosos era na verdade apenas um ferreiro estiloso e mal-humorado.

Outra imagem dessa página acima também é curiosa, mostrando uma localidade perto de uma costa, com um oceano e uma praia (que promete ter um visual embasbacante). Eles também ficaram meio misteriosos quanto a implementação de mudanças climáticas, ao qual o Shibuya comentou saudosamente, o que pode ser um detalhe que pode ser implementado no futuro. Ele também quer melhorar o combate no game, contribuindo com as suas experiências em jogos de ação no passado. Ainda assim, eu considero o Dark Souls e o Demon’s Souls como os games com um dos melhores sistemas de combate dos games de RPG, tendo tempo real contra os inimigos, movimentação livre na localidade e ataques quando o jogador quiser (se tiver stamina disponível, claro!), tendo muita ação e sendo bem “visceral”. Não sei como que o game pode ter ainda mais ação, mas, como comentei anteriormente, só jogando pra poder entender. Talvez o jogo pode ficar mais frenético, dependendo do equipamento utilizado pelo jogador, pois nos games da empresa a armadura influencia diretamente na agilidade: usar uma armadura mais pesada e tendo mais força nos Status dá mais defesa e perde um pouco a mobilidade. Usar uma roupa mais leve dá agilidade para desviar e perde um pouco de proteção.

Dark Souls II será lançado para Playstation 3, Xbox 360 e PC. Caso queira saber mais, confira o primeiro trailer e outras infos neste post.