Início » Artigos » Das Antigas – Flashback

Das Antigas – Flashback

Flashback_Front
Flashback : The Quest for Identity, é um jogo eletrônico de ficção científica desenvolvido pela Delphine Software e publicado pela U.S. Gold nos Estados Unidos e Europa e Sunsoft no Japão lançado em 1992. Originalmente desenvolvido para o sistema Amiga, foi portado para MS-DOS, Mega Drive/Genesis e Super Nintendo em 1993. Versões em CD-ROM para Mega-CD, 3DO, MS-DOS, e Mac foram disponíveis em 1994 e 1995. Além disso, em 1995 também foi disponibilizado uma versão em cartucho para o Atari Jaguar.

Flasback inicia com Conrad, protagonista principal do jogo, acordando em uma floresta localizada no planeta Titã (também conhecido como Saturno VI), completamente sem nenhuma memória de seu passado e sua identidade. Após algum tempo durante o jogo, Conrad encontra um cubo holográfico onde é informado do seu nome e sua profissão, descobrindo então ser um agente investigativo das galáxias. Também é informado que investigava um plano para destruir a terra por Aliens  infiltrados como oficiais do governo. Finalmente, a mensagem termina informando a Conrad que uma cópia da sua memória foi armazenada por ele mesmo em um dispositivo e entre a seu amigo Ian como forma de proteger a informação descoberta, caso ele fosse capturado. Como previsto por Conrad, ele é capturado e tem sua memória apagada, sendo necessário então viajar até Washington para encontrar Ian e recuperar sua memória. Durante sua tentativa de viajar até Washington, ele encontra um estranho que o solicita localizar um transportador em troca de um cinto anti-gravitacional que o possibilite realizar a viagem. Com sua memória recuperada, Conrad precisa evitar que a terra seja destruída por estes Aliens. Para isso, precisava viajar por diferentes distritos, de forma a coletar informações para eliminar os Aliens.


Na época do lançamento de Flashback, as narrativas apresentadas pelos jogos eram praticamente inexistentes, uma vez que e a produção de um jogo envolvia baixos orçamentos. Além disso, drive de CD-ROM eram considerados um artigo de luxo nos computadores. Assim, a propaganda de lançamento para o jogo foi de um “CD-ROM dentro de um cartucho”.

Flashback, um dos jogos mais bonitos daquela época, teve todo o seu cenário desenhado a mão e toda animação realizada utilizando uma técnica chamada rotoscopia. Essa técnica consiste na animação através da captura de diversos quadros da cena real e a partir daí, os desenhos são feitos. Um exemplo que utiliza esta técnica foi o filme Branca de Neve, lançado em 1937 pelos studios Walt Disney Picture, composto por mais de 250.000 desenhos. Esta técnica concedeu ao jogo movimentos com uma fluidez sem igual, muito similar ao jogo Prince of Persia, lançado em 1989. Porém, a técnica de captura de movimentos de Flashback foi desenvolvida independentemente do jogo Príncipe da Persia. Como curiosidade, foi dado aos inimigos uma cor mais esverdeada, com o objetivo de torna-los menos humano. No vídeo abaixo encontra-se um exemplo do funcionamento desta técnica.

Além da técnica de animação apresentada, Flashback apresentou uma mecânica inovadora na época, com um nível de dificuldade que beneficiava paciência e a precisão do jogador. Era praticamente impossível avançar no jogo sem antes pensar em uma estratégia para vencer os inimigos. Aliado à nova mecânica,  a fluidez e precisão nos controles eram excelentes, respondendo de forma precisa às ações do jogador.
Teve uma sequência chamada Fade to Black em 1995 para PC e Playstation, publica pela Eletronic Arts. Nesta sequência, após destruir o planeta Morphs, habitado pelos Aliens, Conrad ficou vagando pela sua nave em um estado de hibernação. Foi encontrado 50 anos depois pelos mesmos Aliens de Morphs, que o prenderam em New Alcatraz. Lá, foi resgatado por um homem chamado Jonh O’Conner. Posteriormente, conhece Sarah Smith, a líder de uma resistência chamada Mandragore. A partir daí, Conrad fica sabendo que enquanto estava hibernando pelo espaço, os Morphs atacaram a terra com uma força muito superior, forçando os governantes a se renderem. Dessa forma, Conrad se junta aos Mandragore para lutar pela liberdade da humanidade. O jogo possui dois finais distintos, dependendo da decisão final do jogador.

O jogo foi um sucesso de crítica e comercialmente, sendo listado no livro dos recordes como o maior jogo best-selling na França. Uma terceira sequencia, chamada Flashback Legends estava em desenvolvimento pela Delphine e Adeline Software, com previsão de lançamento em 2003, porém foi cancelada quando a empresa decretou falência em 2002. Em 2013, o jogo original foi remasterizado pela VectorCell e publicado pela Ubisoft para PC, Xbox 360 e Playstation 3.

Relacionados e Publicidade