Sim, é mais um dos trocentos textos de Final Fantasy XIII que eu ando publicando por aqui. Como sabia de antemão que hoje sairia algo altamente relevantes, me segurei pra fazer apenas hoje o post com as infos, juntando tudo que saiu durante a semana. A mais importante delas é que agora não precisarei mais colocar no final de cada post algo como “versão ocidental só em 2010”. Agora vou colocar: versão ocidental em 9 de março de 2010. Isso mesmo: daqui a quase 4 meses teremos a tão sonhada versão em inglês, que com certeza atingirá um público maior que a versão japonesa.
O Eurogamer soltou esta semana que a versão japonesa está pronta e que as versões americana e europeia estão quase prontas, o que explica a data de lançamento mais próxima entre as versões.
Segundo o Fabão, a diferença de tempo entre as principais versões é de 82 dias, transformando o Final Fantasy XIII como o RPG da série que teve a tradução mais rápida. Bom para nós, claro, mas o bolso sofrerá de montão. Março é o mês de God of War 3, e com certeza irei comprar os dois jogos no lançamento. Com isso ficarei os primeiros meses de 2010 sem gastar muita grana, pra ajuntar o dinheiro para estes 2 jogos, que me renderão pelo menos de 3 a 6 meses de jogatina.
A data de lançamento foi anunciada num vídeo que apareceu hoje no blog europeu da Sony e depois foi replicada na maioria dos sites de vídeos. Vou usar aqui a versão do IGN:
A melhor parte do vídeo é, obviamente, as cenas de batalha e exploração do mundo. Aliás, a planície de Pulse é enorme e impressiona bastante, mas com a ajuda dos chocobos gigantes (explicados mais abaixo), ficará mais fácil atravessar as planícies:
Agora vamos à primeira sequência de infos, vinda de duas scans da Shonen Jump comentando sobre o sistema de armas:
Se você já viu a maioria das imagens, deve ter percebido que a lâmina da espada da Lightning está diferente. Sim, teremos aqui um sistema de customização de armamento. Durante a aventura as armas irão evoluir com a adição de novos itens, similar ao Final Fantasy VIII. Segundo o Andriasang, a Lightning começará com a espada “Blaze Edge” e depois de algumas modificações ela ganhará o nome de “Slash Carbine” (nome horrível para uma arma). O jogo terá 100 ítens pra ser coletado, sendo que alguns deles virão dos inimigos e outros você irá arrumar nas “treasure box” (caixas de tesouro) espalhadas pelas locações. Você terá de explorar muito bem cada cantinho dos cenários gigantescos atrás de itens que podem render desde itens de cura a matéria-prima das armas que podem virar troféus/conquistas. Prevejo algo como “Evolua as armas de todos os personagens até o último nível”, o que será uma busca interessante para o jogador que irá tentar platinar no PS3 (ou completar todas as conquistas no X360). Mas o lance dos troféus é especulação da minha parte, e isso ainda não foi revelado pela Square-Enix.
Além da Lightning, o Snow também está com uma arma diferente…perae! Como ele tem uma arma diferente se ele usa as mãos pra atacar? Eu num vi nada nas luvas…sim, a arma do Snow não é bem as luvas, e sim o sobretudo gigante. Segundo o Andriasang e o Hardcore Gaming, o sobretudo dele é um ítem do governo e dá força extra ao usuário. A parte visual que difere o nível da arma do personagem é a pintura que fica nas costas, que irá mudar com a adição dos ítens necessários pra evoluir a roupa. Então eu decidi conferir nos diversos vídeos de gameplay a roupa do cara, só pra entender como que funcionaria. No demo japonês que veio no Advent Children, a roupa dele está sem nenhuma pintura nas costas, o que deve ser o primeiro nível da arma. Obviamente na época nunca iríamos perceber isso, já que em teoria achava que era ele que conseguia ser tão forte, e não a sua roupa. O demo japonês deve ser o começo da versão final.
No vídeo da Tokyo Game Show, que mostra batalhas mais avançadas, a roupa dele já está com outra pintura. O ruim é que isso só é mostrado durante as batalhas, e não é mostrado nenhuma pintura diferente durante a parte exploratória. Pra maioria não tem tanta relevância esse detalhe, mas pra quem procura por algo que use mesmo a capacidade dos consoles, uma cena de enredo com mudanças no visual das armas seria bem legal.
Agora vamos às scans da Famitsu, que mostra o Hope com a sua summom e mais imagens inéditas:
Aqui temos mais informações acerca do sistema de evolução, chamado de Crystarium system e sobre as summons e chocobos. As informações eu peguei no Andriasang e no Hardcore Gaming: segundo os sites as summons terão de ser derrotadas antes delas virem para o seu grupo, como acontece com alguma summons do Final Fantasy XII. A diferença aqui é que a summon irá te testar e você terá de executar ações específicas na batalha pra conseguir as invocações, o que podem dar mais criatividade às batalhas.
Já a summom do Hope é o Alexander, e o personagem dará ordens pra ele perto da sua cabeça. Na forma Gestalt (a forma onde a Shiva se transforma na moto, por exemplo), partes da summom cairão do céu, e os produtores disseram que a summon é um “comandante tático”. Só vendo pra eu ver como que ela irá funcionar de verdade. Além disso, escutei rumores de que a summom da Vanille será na verdade a Leviathan, a serpente marinha e aquática clássica da série. Só que nesse caso teremos de esperar até surgirem mais informações a respeito. Se isso se confirmar, espero ela não ser tão high tech como o Bahamut.
Sobre os chocobos, os de Pulse serão diferentes dos de Cocoon, e pelo que você viu, eles são enormes. Eles tem uma barra de vida onde, ao tocar nos inimigos, a barra diminui. Quando chega a zero, o chocobo vai embora, deixando você no mapa. Outra coisa que achei bem estranha é que teremos dispositivos que irão mudar o clima do local, podendo deixar o local à noite ou com chuva:
A locação acima lembra muito o Thunder Plains, do Final Fantasy X, onde tem raios no local.
Sobre o sistema de evolução, segue texto do Hardcore Gaming:
– Ao acessar o menu principal do game, basta selecionar a opção Crystarium e começar a fazer os upgrades. Cada Crystarium pertence a uma das táticas presentes no jogo (Attacker, Blaster, Defender, por exemplo). Cada uma habilitará skills diferentes.
– Os caminhos do Crystarium se chamam Power Lines. Ao avançar nos caminhos, você chegará em em alguns pontos (chamados de Parameter Modifiers) que permitirão aumentar seu HP, o ataque físico ou o poder de magia. Você é livre para decidir quais caminhos seguir (focando em Parameters ou habilidades) e voltar nos mesmos para explorar novas Power Lines.
– As táticas possuem levels. Basta chegar no ponto central da Power Line daquela tática que a mesma subirá de nível e um novo Crystarium será desbloqueado.
– Teremos Levels para o próprio Crystarium também. Dependendo do mesmo, você só será capaz de alcançar um determinado nível para as táticas. O nível do sistema será aumentado de acordo com o avanço do enredo.
Junto com o anúncio do trailer, saiu informações sobre a música-tema da versão americana. E a mesma é da Leona Lewis, e achei muito ruim para o jogo:
A música-tema japonesa (que é mostrada no vídeo da Tokyo Game Show) ganha:
Agora segue imagens do sistema Crystarium:
Pra terminar, mais imagens da Famitsu e do site oficial:
Final Fantasy XIII sairá no Japão no dia 17/12 pra PS3 e em 09/03/2010 nos EUA e Europa, pra PS3 e Xbox 360.
[Vídeo da Leona via Goluck e vídeo da versão japonesa via FabioSantana79. Imagens via RPG Land e Final Fantasy XIII.net]