Ontem esvaziando os meus feeds (consegui, depois de meses, sair do 1000+ dos feeds completos, mas não durou muito tempo…), me deparei com um post bem antigo do Girls of War e que entrou na lista de pautas por causa da terapia que alguns dubladores passaram esses dias. Sim, o post é sobre o David Hayter, o maior dublador conhecido dos games e o dublador oficial do Solid Snake. Aliás, segue o post delas:
Tentei pensar numa outra pessoa que tenha ficado conhecida na dublagem dos games. Alguma outra voz marcante de algum personagem…mas não dá. É simplesmente impossível achar alguém que consegue superar o cara. Quando o Metal Gear Solid foi lançado no PSOne, uma das inovações na época foi ser um game totalmente dublado. Tudo, tudo tinha sons, desde reclamações dos guardas até mesmo o enredo normal. E a Konami foi além: ela dava créditos aos dubladores quando os personagens apareciam, algo inédito na época. Hoje só vejo isso na série Metal Gear: em outros games os créditos estão mais no final do jogo, escondidos na listagem de créditos dos desenvolvedores.
Mas por quê o sucesso todo do cara? Simples: pelo carisma do personagem, pela série ter ficado conhecida em todo o lugar e pelas continuações. Quem não gosta da Sony pode ter jogado Metal Gear. Eu joguei Metal Gear e irei jogar muito. Tenho 2 games principais para terminar no Playstation 2 e mais um encomendado ontem no Submarino. Até o meu irmão jogou no sábado o segundo game da série (no Hard. Ele é bom!).
Agora eu não sei qual será o futuro do cara na dublagem, mas dizem que ele fundou um estúdio de dublagem próprio, que deve ter sido usado pelo Kojima para a dublagem da versão americana, que é a dublagem favorita do game designer. Bom, como não sou nenhum futurólogo, vou parando por aqui. De qualquer jeito todo mundo acaba conhecendo o nome dele, mesmo não tendo visto o rosto. Afinal, ele dublou várias vezes um dos personagens mais conhecidos dos games.
[Imagem via Playstation Lounge]