O meu ânimo, que esta semana estava um pouco baixo, acabou de se exaurir. É aquele negócio: videogame de ponta é artigo de luxo, já que você não gasta o dinheiro só no console e em alguns games (que já são caros). Você gasta também pra arrumar uma TV de alta definição, já que as TVs comuns não estão aguentando mais os games atuais. Já tinha visto isso ao jogar numa TV convencional o Tales of Vesperia no Xbox 360, onde as caixas de diálogo ficam embaçadas. O Burnout Paradise, aqui na minha casa, tem vezes que não dá pra ler com desenvoltura algumas frases que aparecem na tela, mas a parte gráfica, apesar das perdas de definição, não ficam embaçadas. Agora o que me desanimou mesmo é uma comparação que um site fez ao comparar o demo de Final Fantasy XIII entre as TVs comuns (analógicas) e TVs de alta definição. Veja (imagens via Kotaku):
Demo de Final Fantasy XIII numa TV comum
Demo de Final Fantasy XIII numa TV de alta definição.
Pra jogar um game assim numa TV comum eu preferiria ficar sem. O foda é que o Final Fantasy XIII é o segundo da minha lista de games mais esperados do Ps3 (console que possuo) e com certeza não abrirei mão de adquirir o mesmo. Sei também que até o ano que vem as TVs mais baratas ficarão ainda mais baratas, como as LCDs de 32 polegadas, que dá pra comprar hoje com uns 1200 reais. Mas como não sei como estará a minha situação financeira até lá, fica complicado adquirir uma. Dizem que a Square está trabalhando pra que o game rode também em TVs comuns. Se der pra que tenha uma opção de configuração interna, aí sim pode ser possível aproveitar a diversão que este game poderá trazer. Eu rodo o Playstation 3 aqui com video-componente e até agora deu pra jogar de boa todos os games que testei, sem nenhum problema de embaçamento, mas chegará uma hora que não haverá escapatória. Sei que a diversão é bem melhor numa TV de alta definição, mas financeiramente falando ter uma TV dessa é inviável.
Pra terminar, o próprio site postou uma comparação de uma cena do Blu-Ray Final Fantasy VII: Advent Children Complete onde tem, à esquerda, uma cena numa TV de 50 polegadas, ao meio a mesma tomada numa TV de 14 e o DVD do filme, também numa TV de 14:
O mundo está caminhando pra alta definição. Só falta os preços caírem mais e com isso seja mais fácil comprar uma TV melhor.
[Via GameTuga]

Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!