Início » Demos » Demos de Pro Evolution Soccer e FIFA 2011 disponíveis

Demos de Pro Evolution Soccer e FIFA 2011 disponíveis

O fim de ano vai se aproximando e é hora dos tradicionais lançamentos das franquias de futebol da Konami e EA Sports. Desde ontem estão disponíveis para download as demos do FIFA e Pro Evolution Soccer em sua versão 2011. Como sou vidrado em jogos de futebol, fiz questão de baixar ambas pra poder comparar bem antes de decidir qual comprar.

As versões comentadas aqui são para PC, apesar das versões de console terem saído também.  Mas salvo pequenas diferenças, acredito que a maior parte das comparações serve também para as versões de PS3 e Xbox.

FIFA 11

Há muito tempo o PC não recebia uma versão decente da série FIFA. Com a desculpa esfarrapada de atingir um público maior, o jogo para computadores rodava em uma engine antiga e horrorosa, não só em questão de gráficos, mas a jogabilidade também deixava bastante a desejar. Agora temos a mesma versão dos consoles na “engine de última geração”, como o site oficial não cansa de repetir.

Comparar com o FIFA 10 de PC seria até injusto, já que a diferença é gritante. Olhando para a versão do ano passado rodando no PS3, não vi nenhuma grande diferença nessa nova edição. O jogo já era muito bom, a única vantagem da versão de computador é a capacidade gráfica superior. Aqui o jogo roda lisinho em 1080p, enquanto no PS3 tanto o FIFA 10 completo quanto a demo do 11 (que eu cheguei a testar, mas não muito pois ela travou meu videogame…) estão limitadas a 720p. Fora isso, as evoluções prometidas não são muito grandes. Pra se ter uma idéia um dos maiores destaques está na possibilidade de controlar o goleiro, ou seja, nada demais.

Uma curiosidade quanto ao jogo supostamente ficar mais pesado na nova engine é que o Índice de Experiência do Windows (uma espécie de nota dada aos jogos e ao PC de acordo com sua configuração a fim de descobrir se um jogo rodará bem em uma máquina ou não) para ambos os jogos é exatamente o mesmo, como visto abaixo:

Uma novidade muito boa vai para quem não tem um controle de Xbox disponível para jogar no PC. Nas versões anteriores o jogo tentava advinhar a configuração do seu controle genérico através de uma série de arquivos de configuração de fábrica. Não era raro que um analógico não fosse reconhecido ou os eixos fossem trocados, por exemplo. A comunidade sempre dava um jeito, sendo o mais comum o uso de uma planilha do Excel para gerar a configuração correta para o controle. Agora temos uma solução oficial, uma telinha descaradamente copiada do PES onde qualquer controle pode ser configurado como se fosse um controle de Xbox. Simples e prático.

A demo permite escolher entre seis times: Bayer Leverkusen, Chelsea, Barcelona, Juventus, Olympique Lyonnais e Real Madrid. As partidas têm duração fixa de três minutos cada tempo e ocorrem somente no estádio do Real Madrid, o Santiago Bernabéu. O legal é que mesmo sendo uma demo, a narração está disponível, com direito aos comentários e nomes dos jogadores sendo falados durante os jogos. A curta duração das partidas acaba sendo um contra, já que quando a coisa começa a engrenar o tempo acaba. Outra crítica vai para a dificuldade, apenas o nível “amador” está disponível, impossibilitando uma avaliação dos níveis mais avançados (o que é muito importante para alguém já experiente na série que provavelmente começará jogando nos níveis mais altos). 

Pro Evolution Soccer 2011

A série da Konami vem sendo acusada de uma certa estagnação nos últimos anos e a cada novo lançamento temos a promessa que dessa vez a coisa vai. Se vai mesmo ou não ainda é cedo pra dizer, mas a demo do PES 2011 se mostrou bastante impressionante. O jogo apresentou umas boas mudanças em relação à versão anterior, principalmente no controle dos jogadores e no comportamento da bola. Algumas inovações do FIFA, como os controles em 360º foram adicionadas ao jogo, deixando os controles mais realistas. Algumas novidades interessantes também são prometidas, como a Master League Online e o interessante editor de estádios. Além é claro nas novidades mais impolgantes para nós brasileiros, a Copa Libertadores e a narração em português da dupla Silvio Luiz e Mauro Beting.

Além da jogabilidade ter melhorado bastante, algo que chamou muito a minha atenção foi o tratamento dado à interface do jogo. Os menus estão bem bonitos e as telas de gerenciamento do time se transformaram em uma prancheta interativa, tornando o processo de fazer substituições e alterações táticas muito intuitivo. O show aparece durante o jogo em si, onde só o essencial é mostrado. Os mostradores de estratégia (os botões com táticas ativas e a barra com o comportamento do time) só aparecem com bola parada e tanto a barra de fôlego quanto a de força aparece junto ao jogador de forma bem sutil. É uma mudança simples, mas além de deixar a tela menos poluída, agora nós não precisamos mais desviar o foco de atenção da ação (onde está o jogador com a bola) para verificar a barra de força e fôlego (que antes ficava na parte inferior da tela).

Em termos de times, a demo do PES é um pouco mais contida, fornecendo somente quatro opções: Barcelona, Bayern Munchen, Internacional e Chivas de Guadalajara. Esses times não podem ser misturados, então só é possível jogar partidas entre Inter x Chivas ou Barcelona x Bayern. Por outro lado, a dificuldade pode ser configurada a vontade entre todos os níveis do jogo e cada partida tem a duração de dez minutos, o tempo “normal” do jogo. Essa versão não tem narração, quebrando um pouco o clima durante as partidas, mas é claro que este é um recurso que ficou de fora somente da demo e estará disponível na versão final.

Download

As duas demos deveriam estar disponíveis desde ontem na Xbox LIVE e na PSN, mas o PES 2011 ainda não apareceu na PSN americana. Para PC, ambos podem ser baixados nos links abaixo:

FIFA 11 (1195 MB)

PES 2011 (1346 MB)

Conclusão

Os dois jogos estão muito interessantes, mas o que mostrou uma maior evolução em relação as jogos recentes foi o Pro Evolution Soccer. Eu mesmo ainda não me decidi, mas estou mais inclinado para o lado do PES. E você, já testou as demos? Qual versão final pretende comprar?

Relacionados e Publicidade