UPDATE (16/08/2008): Fiz uma verão melhor deste desenho. Veja aqui.
POST ORIGINAL: Esses dias, conversando com o segundo professor da aula de desenho, ele me deu algumas dicas interessantes de Photoshop e só hoje percebi como que são criados aqueles efeitos de sombreamento que o Nico Di Mattia faz nos seus vídeos. Usa-se um tipo diferente de pincel que faz um efeito de degradê nas bordas. Isso no Photoshop.
Então decidi testar essas técnicas no Gimp. Abri um molde de um corpo que eu tinha pronto (o mesmo deste desenho) e decidi criar uma roupa. Mas que tipo de roupa? Depois de pensar muito, decidi pesquisar sobre danças diversas que fogem do senso comum (como balé) e caí na dança do ventre. Pesquisando um pouco sobre vestimentas (bom, como quero ser um character designer no futuro, tenho de pensar nisso também quando for criar os meus personagens. Acabo virando um estilista…), decidi tentar fazer uma roupa e fui vendo alguns vídeos e imagens dessa dança na internet e então, depois de ter visto este vídeo (veja mais aqui), decidi fazer algo similar.
Depois de algumas horas acertando a parte básica e ter terminado a roupa, comecei a fazer muitos testes até chegar um resultado satisfatório. Sei que esse tipo de coisa foge um pouco da estética de sombreamento de animes, mas, para mim, ficou bom.
O segredo é usar, no Gimp, a ferramenta Circle Fuzzy e selecionar as partes que você quer sombrear. Tendo isso, basta passar o pincel por cima, devagar pra não fazer um traço muito forte. Também aumentei o tamanho do pincel na hora, pra facilitar.
Já minha mãe não gostou muito, já que ela disse que esse tipo de roupa tem que ser bem colorida (apesar de que ela gostou do formato da roupa). Como não entendo muito disso, decidi deixar assim mesmo e quem sabe futuramente eu faço outro desenho (que obviamente será bem melhor que este, já que desenho é uma evolução contínua).
Por fim, vou ver se aprendo a fazer outros corpos e fazer mais testes. Quero ver também se futuramente faço um molde com 3 lados (frente, perfil, costas) para ir fazendo mais testes. Sei que isso será muito bom para mim já que poderei criar personagens melhores e me ajudar em diversos projetos de desenvolvimento de jogos.