Durante os primeiros 20 níveis e a progressão do enredo, o Destiny é um jogo em sua forma mais pura. Gameplay impecável, desafiador em muitos pontos e um sentimento maneiro de progressão e evolução do seu personagem. O enredo acaba sendo meio raso, servindo muito mais como uma introdução do novo universo da Bungie, deixando o final relativamente aberto para continuar a guerra “aparentemente sem fim” entre as Forças do Bem (que incluem humanos e 2 outros tipos de raças iniciais) e os alienígenas inescrupulosos.
Só que, em matéria de desafio, o jogo tem seus pontos fortes e fracos. Depois que você chega no nível 20, a única maneira de você continuar evoluindo é com um sistema parecido com o do World of Warcraft: equipamentos. O jogador terá de adquirir equipamentos com o atributo de “luz” para continuar, e alguns equipamentos raros que começam a aparecer com uma certa frequência, tanto podendo comprar eles (que aparecem bem ocasionalmente com um dos vendedores) ou começando a fazer os assaltos com dificuldade mais elevada, e aí o bicho pega. Se nos assaltos normais a dificuldade já é elevada, imagine fazer eles com níveis acima do seu, e com mais 2 jogadores que podem perder a paciência e saírem no meio das partida? No último final de semana eu decidi fazer alguns assaltos, e o bicho pega violentamente. Alguns são mais tranquilos, como um onde você libera um Arconte, mas tem um de Marte que tem um Tanque Golias no meio da progressão, e aí a situação se complica! Sem falar no chefe final do assalto, com uma dificuldade enorme, tendo de ter jogadores que manjam pra conseguir ter alguma chance. Pois morrer nesses momentos significa refazer a etapa, e ter de matar o chefe novamente quando ele estava com a vida quase no fim é de causar uma decepção enorme nos jogadores.
Aí que mora o problema maior com o Destiny. Acho que a Bungie levou muito ao extremo o problema de evolução de ítens, e a raide que eles abriram acaba sendo bem mais inacessível do que nos MMOs como o World of Warcraft. Há várias maneiras de conseguir os equipamentos de ponta, mas nesse ponto do jogo o jogador já não sente tanta vontade de continuar. Fazer os mesmos assaltos ou as mesmas partidas de multiplayer não são mais tão convidativas, fora que ao fazer os assaltos você adquire “Marcas de Vanguarda”, tendo de acumular pelo menos 65 para comprar um bracelete lendário. Sem contar que também é necessário estar com nível 2 de Vanguarda, o que significa que o jogador terá de fazer muitas missões e sidequests extras para conseguir ganhar reputação para comprar uma dessas.
Sendo trollado pelo CriptoArque, do engrama lendário que dropou equip de outra classe
E tudo isso só pra visitar uma raide? Sinceramente eu não tenho tanta gente na minha lista de amigos no PS3 que estariam dispostos a ir tão longe, e quem me tem como amigo ou pegou o jogo em plataformas next-gen (PS4/Xbox One) ou eu teria de procurar em fóruns de discussão para fazer um “boost”, e marcar hora com a galera pra ver o evento. Mas pra isso eu teria de farmar muito pra chegar no nível 26, fora que eu teria também de remover algumas pessoas da lista da PSN no PS3. O limite de 100 amigos pode até ser muito à primeira vista, mas acabo ficando com dó no coração de remover gente que me adicionou por conta do Select ou que ainda podem ser leitores antigos e frequentes por aqui. Alguns são mais fáceis, quando vi que tinha gente que não logava faz 6 meses na PSN, e a galera que ainda está jogando regularmente no console? Acaba sendo uma situação relativamente chata e complicada.
Destiny é um jogo muito bom, mas que tem alguns problemas complicados quando se chega no “end-game” do jogo. Alguns podem até ficar no multiplayer competitivo, mas são poucos modos de jogo para animar a ficar jogando e jogando e jogando no console, ainda mais em uma época onde temos uma boa quantidade de jogos na prateleira ou você tem aquela sua conta marota do Steam com centenas de games que você nem baixou, mas foi comprando em trocentas promoções. Depois de 20 a 25 horas o Destiny deixa de ser interessante, e outros MMOs acabam sendo bem mais maneiros mesmo após o end-game. Acho que eles poderiam ter tido uma conversa com a Blizzard nesse ponto, pois os caras são especialistas em aumentar o tempo de vida útil do jogo com uma simples mecânica. Afinal de contas, eu vi o meu personagem ficar mais forte na dificuldade “Mestre I” de Diablo III, e a galera ainda está jogando, e jogando, e jogando, sempre atrás de equipamentos mais raros, e depois de pouco tempo sempre surge algo maneiro para melhorar o seu personagem. Faltou ter algo assim no Destiny depois dos níveis máximos. Na verdade até tem isso, mas o tempo necessário para tal nem sempre é recompensador.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!