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Destiny – Mais desafiador, missões paralelas e co-op no novo FPS da Bungie

Destiny - Marte - Screenshot Full HD - 1920x1080

Depois de ter saído das asas da Microsoft, a Bungie, criadora da série Halo, se uniu à Activision para a criação de um universo que promete ser vasto e com pelo menos 10 anos de jogos e conteúdo. Destiny foi lançado esta semana, trazendo muito hype e muito faturamento pra Activision, que inicialmente iria gastar 500 milhões de dólares de marketing e custos de desenvolvimento, e teve um retorno de 500 milhões, se tornando mais um fenômeno de vendas na indústria de games. Mas será que o Destiny corresponde as expectativas? E na velha geração? Por não ter ainda um PS4 eu fui de cara na versão PS3, e um pouco depois de ter feito a pré-venda na PSN Store americana a Bungie chegou a anunciar um update gratuito para a versão next-gen, isso se o jogador comprar a versão digital do jogo no PS3 ou na Live, podendo passar todo o seu progresso para os consoles next-gen (PS4 e Xbox One).
Mas e no PS3? Pode-se dizer que o jogo consegue rodar bem e não tive problemas aparentes, ainda mais depois de ter visto que o game salva o progresso do jogador nos servidores do jogo. Da parte técnica o game consegue fluir bem, sem quedas de framerates e com um visual razoável, mas ainda assim impressionante, por conta de termos mapas gigantescos e muitos inimigos na tela (mas certamente nas versões next-gen esta parte está mais madura).
A primeira coisa que notei é que o jogo está bem mais difícil e eles mudaram um pouco o sistema de mira, sendo mais difícil de mirar. Na versão beta era bem fácil de mirar, facilitando para o jogador que queria vida fácil no jogo, e agora a jogabilidade está mais “maleável” (por assim dizer), e está sendo fácil errar o tiro mesmo na mira manual. Com muitos inimigos ágeis e que desviam lateralmente então você vai gastar mais balas que o normal para atingir os inimigos de maneira satisfatória. Claro que tudo depende da ocasião, dos inimigos e da localidade, pois em locais mais abertos e com eles de longe, a chance de errar aumenta.

Destiny - Terra - Modo de Estória - The Last Array - Screenshot Full HD - 1920x1080

Já o gameplay consegue ser altamente sólido e o jogo está bem mais desafiador. Por estarmos na versão final e por ter tido uma prévia no beta, fiz em 3 horas o que demorei 6 horas anteriormente (no caso terminar o enredo normal na Terra) e na última fase dessa primeira parte da progressão eu optei por ir com 1 nível a mais, achando que o jogo ficaria mais fácil, como em um RPG normal, onde o jogador opta por “grindar” um trecho e teria batalhas fáceis posteriormente.
No caso do Destiny, estar com levels a mais não é garantia de facilidade.
Sim, não adiantou em nenhum momento ir “overlevel” em alguns trechos. O jogo ficou difícil do mesmo jeito, e nos trechos de combates mais intensos uma bobeira será fatal, pois os inimigos são implacáveis e alguns são altamente resistentes, dependendo da hierarquia de cada um (que vai de rebaixado, vândalo a cavaleiro, fora as Feiticeiras e outros inimigos mais poderosos e únicos). O jogo não tem pausa, e com isso você pode ser alvejado mesmo dentro dos menus. Os únicos locais seguros do jogo são na órbita e dentro da Torre, onde você pode fazer as suas análise e compras de armas e equipamentos. Aqui veio um detalhe bem interessante: o jogo se comporta como um MMO, e os vendedores se comportam como vendedores de verdade. Se você ver alguma arma maneira, mas você pode querer comprar depois, analise a compra e faça a compra. Não deixe pra depois, pois na próxima “virada de estoque” a arma pode não estar mais disponível. Cheguei a perder um fuzil de pulso maneiro quando eu estava dentro de um grupo de co-op por ter ficado “pensando demais”, se eu deveria comprar a arma ou não.

Destiny - Dammerung FR5 - Store

Sobre o co-op, é uma questão bem relativa. Primeiro que durante a exploração nas áreas abertas você vê outros jogadores explorando, e apenas durante os momentos de “reaparecimento restrito” o jogador “sai da área global”, ficando inacessível, e se você estiver sozinho você também passa pelo trecho sozinho, normalmente tendo combates intensos e sem checkpoints. Se você morrer, terá de recomeçar o trecho, tendo de passar novamente pelos mesmos inimigos com energia restaurada (até você ter outro checkpoint, normalmente após o tiroteio). Quando fiz um co-op com outro jogador estando com mais levels do que o normal, parece que o game escalonou um pouco o meu personagem, pra ficar próximo do seu companheiro de grupo. Já em outra ocasião (isso no modo Assalto) é que dependendo do grupo, se você for com um grupo poderoso, o jogo ficará relativamente mais fácil, isso em alguns chefes.
Agora, um detalhe também interessante são os eventos públicos. Mais raros, o evento normalmente acontece nas missões de patrulha, e já vi 2 até o momento na Terra: uma onde os inimigos inserem objetos no solo e com o guardião tentando decodificar informações, e o melhor deles: um combate de 5 minutos contra um “tanque-aranha” de 6 patas. Na primeira tentativa, por ter jogado na terça-feira, deve ter juntado pelo menos mais de vinte jogadores enfrentando o monstrego, num dos momentos mais épicos que já passei até aqui no jogo, obtendo a classificação ouro. Por ter pegado um “contrato” disso, então acabei saindo no lucro, iniciando a progressão no desafio extra e ganhando experiência e tendo a chance de ganhar mais alguns ítens extras.

Destiny - Devil Walker - Tanque Aranha

Sobre os contratos, é outro fator que deixa o Destiny com longevidade infinita. Com desafios “teoricamente” simples, o jogador conversa com um simpático robozinho na Torre e pode cumprir os contratos, ganhando experiência e reputação da Vanguarda e no Crisol. Temos desde “cumprir 5 a 6 objetivos na patrulha” (no caso missões paralelas e aleatórias) até mesmo alguns mais hardcore, como matar 2 inimigos com o mesmo tiro do fuzil de pulso (tendo de fazer isso 20 vezes), matar 100 inimigos com tiros de precisão, ganhar 9 mil pontos de experiência sem morrer, entre outros. O multiplayer no Crisol também tem a sua parcela de contratos, baseado também em “dificuldade ” (em termos), como vencer 3 partidas no multi, jogar 5 partidas de controle, neutralizar 10 áreas, matar 15 guardiões com habilidade de “Super” ativada, matar 25 caçadores, entre outras tarefas, também ganhando reputação. A cada ciclo novos contratos são adicionados, sendo similares às “quests diárias” presente em outros jogos online, como o World of Warcraft e o Guild Wars 2.
Já o multiplayer a “Bandeira de Ferro” foi removido até o momento, tendo até o momento 4 modos de jogo: Controle (tendo de capturar 3 espaços e manter a área sob controle), Enfrentamento (mata-mata clássico de 6×6 jogadores); Briga (multiplayer de 3×3 jogadores em áreas pequenas) e Disputa (mata-mata mais tático, com 3 jogadores em cada time). Dos modos testados, o melhor acaba sendo o “Controle”, talvez por conta dele ter sido o principal modo do beta, e não cheguei a jogar muito os outros modos. Já o modo “Briga” teve uma situação curiosa, onde estava apenas eu e um outro jogador rival, fazendo um combate solo contra ele. Por não ser tão bom no multiplayer, acabei tomando uma surra dele na partida, e a partida acabou ficando bastante monótona. Acho que em matéria de multiplayer competitivo eu ainda prefiro o da série Killzone, por conta da carnificina que tinha bastante no segundo jogo da série, tendo 16 jogadores de cada time em cenários de tamanho médio, como a Academia Radec, hoje o meu mapa preferido de jogos de tiro em primeira pessoa.

Destiny - Competitive Multiplayer Screenshot - Full HD - 1920x1080

Destiny é bastante promissor, e por não ter pressa em terminar, quero fazer o máximo de coisas nele, desde caçar os baús dourados atrás de ítens melhores, cumprir os contratos da torre e ir jogando aos poucos no enredo, tanto com co-op quanto sozinho. Acredito que o jogo tem conteúdo inicial pra pelo menos umas 50 horas, e platinar o jogo também promete ser bem hard. Com 2 novas expansões a caminho, e quem sabe novos conteúdos extras, a Bungie e a Activision tem um jogo altamente rentável nas mãos. Um FPS com componentes online, tendo elementos de RPG, evolução de níveis e sci-fi.

Destiny - Competitive Multiplayer Screenshot - War - Full HD - 1920x1080

2 comentários em “Destiny – Mais desafiador, missões paralelas e co-op no novo FPS da Bungie”

  1. Baú dourado só vale a pena se pego no level do mapa, enquanto está upando. Já peguei todos eles em todos os planetas, mas esperei ficar mais forte para caçar e não resolveu muito pois os itens que vem neles são para os leveis da quest onde se encontram. Depois que cheguei no lvl 20, para evoluir preciso pegar itens com “Luz”, já estou no lvl 24 mas o jogo agora resume-se a fazer “Assaltos” nas dungeons já conhecidas de cada planeta, apenas com um nível de dificuldade maior, o jogo agora vem se mostrando bem repetitivo, pois no meu lvl não sobraram muitas coisas para se fazer…

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