O mais ambicioso projeto dos criadores da série Halo. Por muitos anos, a Bungie era um estúdio ligado à Microsoft, responsável por uma das séries mais bem-sucedidas no Xbox e, principalmente, no Xbox 360. A série Halo é futurista e tem um enredo que cobre mais de 1 bilhão de anos de história, com a história dos Forerunners, Master Chief, Covenants, etc. Alguns anos atrás eles se desligaram da Microsoft para virar um estúdio independente, e fizeram parceria com a Activision para o financiamento da série Destiny.
Inicialmente, o game foi citado no processo dos ex-donos da Infinity Ward contra a Activision, por conta dos royalties da série Modern Warfare, e nos documentos citados detalhavam que a série teria 4 jogos, com o primeiro sendo exclusivo para o Xbox 360 por algum tempo (e depois podendo sair em outras plataformas) e os outros sendo lançados para os seus sucessores, na próxima geração de consoles.
Recentemente eles decidiram iniciar o processo de marketing, com um site-teaser com um ARG e anunciando que o game teria mesmo esse nome. Pois o nome simples traz o que realmente acontece com todo mundo: qual é o nosso destino? Iremos descobrir jogando.
Tenho uma certa queda por games futuristas. Cenários atmosféricos e fantasiosos, contrastes, estilo steampunk. Games como o Remember Me, o Cyberpunk 2077, a série Mass Effect, a série Halo (que ainda quero jogar de verdade em sua totalidade. Quem sabe num futuro próximo!) e outros me cativam. Claro que o Destiny, apesar de ser ambientado no futuro, pode acabar tendo cenários e uma ambientação relativamente voltada para cenários decadentes, ruínas e outros planetas. Algo como um Bulletstorm mais refinado e com menos cenários urbanos, mas ainda é cedo para fazer qualquer afirmação acerca dos cenários e de como que será a progressão do game, mesmo se baseando nas artes conceituais divulgadas hoje.
Junto com o anúncio surgiram também outras informações em diversos previews nos sites internacionais, além do primeiro vídeo oficial, mostrando comentários dos desenvolvedores e algumas poucas cenas de gameplay. Os gráficos estão soberbos, e, para alegria geral de alguns e infelicidade geral de outros, Destiny é um FPS sandbox/mundo aberto. Claro que eu sempre curto mais os games em terceira pessoa, mas eles já tem know-how para fazer jogos de tiro, e talvez não teria a mesma qualidade se estivesse em terceira pessoa. Ou eles sempre tiveram essa ideia em mente, ainda mais para ajudar na imersão do novo universo que eles querem mostrar.
No preview da Game Informer, a primeira informação interessante é que é um estúdio inteiro para 1 projeto. Diferente da Naughty Dog, que tem mais de um projeto em andamento (não duvido que anuncie Uncharted 4 este ano, e eles mantiveram o desenvolvimento do Uncharted 3 e do The Last of Us paralelamente), a Bungie tem mais de 300 funcionários dedicados, para criar um mundo vívido, grandioso e impressionante.
O enredo foi citado com mais detalhes. Uma misteriosa arma devastou quase toda a Terra, encerrando uma Era do Ouro da exploração do sistema solar. A identidade do inimigo se perdeu com o passar do tempo, mas o que se sabia é que o objetivo era acabar com toda a raça humana. A nave espacial Traveler (Viajante) sacrificou a si mesma para proteger os sobreviventes, em cima da última cidade restante do planeta. Eles também tentaram, depois, ir em outros locais da galaxia, mas apenas encontraram mais inimigos que querem acabar com os humanos. Os alienígenas também estão perto dos portões das cidades, encontrando maneiras de conseguir entrar na cidade para exterminar os restantes, e cabe ao jogador proteger a cidade, sendo um guardião. Os guardiões tem um incrível poder, e segundo as prévias, poderemos customizar a aparência do personagem, armas, equipamentos e navios. Eles não citaram as diferenças entre as classes e se teremos mais classes, mas algumas delas foram citadas como Hunter (Caçador), Titans e Warlocks (Bruxos).
O mundo de Destiny foi construído com base na cooperação entre os jogadores, em um mundo persistente e permanentemente conectado, oferecendo uma experiência diferente a cada vez que o jogador entrar no game. O sistema do mundo foi feito para acomodar jogadores de todos os níveis, e eles detalharam uma missão de exemplo. Um deles estava como Titan, e o outro como Warlock (usando uma tecnologia da Traveler), e eles deles decidiram sair da Terra para ir a Marte com uma espacionave, atrás de um artefato. Por lá eles encontraram um grupo hostil de bestas com armaduras, chamadas de Sandeater Cabal. Os dois foram salvos por um terceiro guardião, como um Hunter e estando com uma hoverbike (bicicleta planadora). Depois eles conseguiram a vitória e coletaram diversos “loots” (ítems) na forma de armas únicas.
O sistema de gameplay é um misto de combates FPS com combate dentro de veículos. Como citado inicialmente, o jogador poderá customizar a aparência do seu personagem e a aparência do veículo. Também terá mini-quests e pequenas recompensas. Eles também estão desenvolvendo o mundo adaptável com diversos estilos de gameplay, desde um co-op, partidas competitivas e “lobo solitário”, com o jogador estando sozinho. O sistema de multiplayer será transparente, sem mostrar indicadores na tela mostrando uma conexão, e eles querem preservar a progressão do jogador, mantendo a chance de ter a cooperação. Um jogador começar uma determinada missão e encontrar outros pelo caminho, juntando as progressões em 1 só. No preview do Polygon o editor Michael McWhertor comentou que o multiplayer pode ser similar a games como Journey e Demon’s Souls. No Demon’s Souls, quando um jogador oferece ajuda, ele é teletransportado para o mundo do outro jogador, auxiliando em um co-op ou pensando em matar o jogador daquele mundo. Acredito que durante a missão aparecerá opções de jogadores que estarão naquele trecho, e poderemos juntar para cumprir a missão em co-op.
Eles não citaram outros detalhes, e na coletiva também surgiram diversas perguntas, mas eles não responderam. Perguntas como “será que iremos explorar outros locais do cosmo ou apenas ambientes fechados em localidades como a Terra, Vênus e Marte? Terá árvore de habilidades? O que fazer quando encontrarmos jogadores-trolls que não tiverem interesse em ajudar em alguma missão? Só futuramente que teremos as respostas.
Destiny é um projeto ambicioso, que requereu construir uma engine do zero, inteligência artificial aprimorada e clusters de computação distribuída. A nova engine foi batizada de Grognok, capaz de criar ambientes vívidos rapidamente e desfazer componentes que não ficaram legais de fazer, auxiliando no desenvolvimento. A nova engine também está preparada para a nova geração de consoles, e um dos pontos mais trabalhados na engine é o sistema de iluminação. No vídeo foi mostrado um vislumbre da engine, mostrando um pôr do sol impressionante, e a engine também recria com realismo florestas de Vênus, a superfície cheia de rachaduras da Lua e uma Terra devastada (por exemplo).
Eles pretendem manter o game funcionando por pelo menos 10 anos, sendo necessário estar conectado à internet para jogar. O game tem semelhanças com games online (MMOs), mas eles não pretendem cobrar assinaturas. Nos detalhes vazados anteriormente citavam pacotes de expansões, o que é bem provável de acontecer no futuro.
Destiny foi confirmado para Playstation 3 e Xbox 360, mas ainda não tem nenhuma data de lançamento oficializada e pode ser que o game saia também na próxima geração de consoles e PC, e teremos novos anúncios no futuro. Um rumor anterior cita em 6 de outubro, mas na Amazon tem apenas o genérico “31 de dezembro de 2013”, e pode ser que o game nem seja lançado esse ano.
De qualquer jeito estou bem animado, e por eles terem ajudado bastante na popularização dos 2 Xbox com os games da série Halo, a Bungie tem experiência e muitos jogadores já esperam um game formidável. Claro que sempre existe o receio dele não corresponder às expectativas, mas sempre é bom esperar o lançamento e as primeiras análises surgirem antes para poder avaliar melhor a nossa compra. O fato do game sair também para Playstation 3 também ajuda a ter uma maior base de fãs que não tiveram contato com os consoles da Microsoft e que querem jogar um game da empresa. Novas informações podem surgir nos próximos meses e com certeza traremos mais informações aqui.
[Com informações do Polygon, CVG e Game Informer]