Pular para o conteúdo
Início » Brasil » Detalhes da pós de Desenvolvimento de Jogos Digitais no Unis/Varginha

Detalhes da pós de Desenvolvimento de Jogos Digitais no Unis/Varginha

Depois de 3 tentativas fracassadas para virar jornalista de games em sites/blogs, decidi voltar os meus esforços para à área que eu sempre quis fazer antes de ter blogs: desenvolvimento de jogos. Por já ter curso superior de Sistemas de Informação, migrar para a área de gamedev é mais natural e programação é uma área mais tranquila pra mim. Só que, como vocês sabem, eu sou muito enrolado e sempre adiava os meus estudos/trabalhos relacionados. Só que isso poderá mudar pra valer, depois que eu fiquei sabendo que o Unis (Centro Universitário do Sul de Minas) abrirá uma pós-graduação presencial de Desenvolvimento de Jogos Digitais! Aqui em Varginha, onde eu resido atualmente!

Depois do frenesi inicial (já que eu irei fazer esta pós de qualquer jeito!), decidi caçar informações direto na instituição de ensino. O curso começará em março de 2011, será de 19 meses com aulas aos sábados nos seguintes horários: 8h00 às 12h00, das 13h00 às 17h00. O investimento será de 1+17 parcelas de R$330,00, sendo que se você for fazer a matrícula até o dia 22 de dezembro de 2010, você terá 50% de desconto, pagando apenas a metade deste valor. Se fizer as matrículas entre os dias 23/12/2010 e 31/01/2011 você tem 30% de desconto e entre os dias 01/02/2011 a 28/02/2011, 10%.

Segue também a grade curricular, que ainda não está no site oficial por conta do projeto pedagógico que ainda não foi finalizado:

[table id=24]

[table id=25]

A divisão de eixos se dá por que além dessa pós em gamedev o Unis terá também uma de Desenvolvimento para Dispositivos móveis, e por isso algumas dessas matérias serão as mesmas e teremos as 2 salas juntas. Somente após o fim do primeiro eixo que as salas serão divididas.

E comentando sobre algumas disciplinas: eles ainda estão decidindo qual será a linguagem de programação que será adotada, mas chuto que o C# seja a melhor alternativa, por ter uma IDE gratuita (o Visual Studio Express), por ter também o XNA (um framework oficial da Microsoft que está em alta na cena indie) e pela facilidade em publicar os jogos para PC e Xbox 360 sem custos elevados (já que para o iPhone, por exemplo, o custo inicial pode ser na casa dos 10 mil reais se for feito de forma legalizada e comprando todos os equipamentos (Mac/iPhone/iPad)). Já a disciplina de tópicos especiais eles irão analisar qual é a tendência atual de mercado e irão pegar algo que está sendo bastante comentado. Hoje o que está na moda é desenvolver para o iPhone e Android e por isso pode ser que eles escolham esta. Só que isso é uma especulação da minha parte.

Junto com a carga horária, também terá um Trabalho de Conclusão de Curso, sem número de horas definido e que poderá ser um artigo científico. Já até imaginei apresentar este artigo na SBGames, se conseguir entregar a tempo em 2012.

Além dessas matérias, tem também 3 disciplinas optativas, que não serão obrigatórias para a pós mas podem ser úteis para quem quer seguir a vida acadêmica:

  • Pensamento Científico e Metodologia de Pesquisa
  • Didática do Ensino Superior
  • Metodologia do Ensino Superior

Com certeza eu irei fazer também essas disciplinas extras, já que virar professor e quem sabe fazer um mestrado no futuro podem ser um bom caminho para o profissional. Por ter um blog e sempre estar por dentro da área (além de escrever quase diariamente por aqui), acho que levaria mais jeito como pesquisador numa instituição de ensino superior. Sei que eu poderia partir direto pro mestrado, mas como aparenta ser mais puxado e por não ter esta área nas faculdades da região, quero aproveitar que a oportunidade apareceu na minha porta (literalmente).

E ter uma pós será essencial no meu currículo e/ou portfólio, já que com certeza terei de me esforçar bastante criando protótipos e quem sabe eu emplaque uma ideia de um game para iPhone/Android e consiga alguns trocados para poder abrir o meu próprio estúdio de desenvolvimento. Por enquanto estarei de olho nesta pós-graduação e tomara que tenhamos os 20 alunos necessários para fechar uma turma. Se você conhece alguém da região de Varginha (sul de Minas Gerais) que está graduado em Ciência/Engenharia da Computação/Sistemas de Informação e tenha interesse em games, avise esta pessoa sobre o curso! Quem sabe a partir deste momento a gente possa ter mais um pólo de gamedev no Brasil, tendo empresas criadas pelos alunos e formentando o mercado de trabalho local, como acontece em cidades como Recife, Florianópolis e Porto Alegre, as principais cidades do país com mais empresas da área.

13 comentários em “Detalhes da pós de Desenvolvimento de Jogos Digitais no Unis/Varginha”

  1. Considerando que as previsões dizem que o mercado de jogos no Brasil está aquecendo, esta é a oportunidade certa pra quem curte desenvolvimento.

    Ah.. uma coisa, eu lembro que qdo eu era moleque, eu queria ser desenvolvedor de jogos. Tenho um jogo elaborado com todas as ideias e tudo mais até hoje. Até que descobri nao gostar de programação(levo jeito pra programar, mas nao curto). Entao a minha ideia está engavetada até hoje… Por sinal, ainda nao vi nenhum jogo do tipo que eu vislumbrei.. se fosse bem feito seria um blockbuster! auhuhauheahuhua

    1. Aliás, agora que me dei conta que com o Wii Controller e o Move essa ideia fica bem mais realista. 🙂

        1. ok, vou chutar: o tema(de modo geral) se trata de magia(magos e sei lá oq)? uahahuhua

              1. hehehe.. touché…
                enfim, eu cheguei a escrever como seria o jogo, itens, provas, detalhes de dibicar, pipas, rabiolas, cabrestos.. enfim.. tudo tudo q vc imaginar.. até forma de ganhar dinheiro e de como perder dinheiro. so falta desenhar e programar.

                E ainda nao vi um jogo nesse estilo.

                1. Uhuu, acertei de primeira!

                  Quanto ao jogo, eu já ouvi falar de um: Pipa 3D. Nessa página <a href="http://(http://www.coopergames.com.br/node/5)” target=”_blank”>(http://www.coopergames.com.br/node/5) tem umas imagens. Só não dizer se existe alguma versão pra testes em algum lugar.

                  Mas sua idéia é bem interessante, colocar uma espécie de modo carreira ao invés de ficar simplesmente controlando a pipa é bacana. E realmente esses sensores de movimento seriam um grande diferencial.

                  Uma coisa que eu pensei aqui agora que seria muito legal seria o jogo se passar numa cidade aberta e o personagem ter umas habilidades de parkour tipo Assassin's Creed pra correr atrás das pipas batidas. Se eu tivesse uns milhões sobrando eu investiria nessa idéia :P.

                  1. Cara, mas na minha ideia de jogo. Vc comeca SEM pipas. Vc primeira tem q correr atras das avoadas.. rs.. passar cerol na linha para alguem pra conseguir algum dinheiro. Coisas do tipo. Criei até cenários.. morros, planos, locais abertos, locais com postes de luz, fiacao eletrica por perto, arvores atrapalhando… enfim.. muitas ideias.

                    So nao tenho condicoes financeiras e tecnicas pra colocar em pratica, mas tenho bastante coisa escrita e outras tantas na mente..

                  2. Acabei de ver o site. Interessante a ideia deles, bem parecida com a minha.
                    Espero que consigam terminar, seria algo bem interessante do ponto de vista de estilo de games.

                    Como disse, essa minha ideia era da epoca de moleque(qdo soltava pipa como louco). Hoje to burro velho, nao rola mais nao. hauauhauhauhuhaauhau..

          1. Marcelo_Inter

            Tá muito bom o preço cara.

            Tomara que essa pós se confirme.

            Existe alguma empresa de desenvolvimento de jogos em varginha?

          2. Cindy_Dalfovo

            Opa, legal isso. Imagino que você esteja bem empolgado, fico torcendo para você fazer essa pós e fazer alguns protótipos, quem sabe lançar um jogo de iPhone, como você mesmo falou… boa sorte, cara! 😀

          Não é possível comentar.