Os sites estão em polvorosa! Os nintendistas estão bravos por terem sido copiados!Os caixistas estão mandando um “to nem aí, teremos algo melhor em breve com o Natal”! E os sonystas, bem, eles terão agora um sorvetão colorido que se chamará Playstation Move. O controle de movimentos, que já teve os nomes de Gem e Arc, agora se chama Move. Move de mover. Move de movimentos. Este é o “Wiimote” do Playstation 3.
Tal como acontecia desde o ano passado, rumores foram surgindo e desaparecendo e ontem a empresa anunciou o seu novo joystick oficial, junto com especificações técnicas e os primeiros jogos que foram feitos especialmente pra aproveitar a jogabilidade. Tal como o Roger Tavares (do Gamecultura) comentou em sua palestra no XNA Gamefest em São Paulo (em 2008): a evolução dos games será nas interfaces, e não nos gráficos. Nos gráficos a gente está chegando ao estado da arte, mas ainda assim falta muita coisa pra melhorar a acessibilidade dos consoles/PC. A Nintendo surgiu com o Wii, revolucionou e a Sony decidiu copiar ela recentemente. A Microsoft, bem, ela destruiu tudo com o Projeto Natal, mas é bem provável que ela poderá mostrar algo só na sua conferência. Ainda assim a Sony fez um bom trabalho.
Da parte técnica serão 2 controles, sendo que um deles terá a bola luminosa na ponta. Já disse que o design é tosco, mas se ela fizesse igual ao Wii ela seria xingada mais do que ela está sendo xingada (entendeu? Não? OK então!) atualmente. Enfim, qualquer controle que ela poderia mostrar já seria acusada de cópia do Wii (exceto a Microsoft, que eliminou até os controles), mas a maioria dos donos de PS3 não está preocupado com o design, e sim com a sua funcionalidade. Então vou citar aqui o UOL Jogos, só pra começar as infos:
A Sony Computer Entertainment anunciou sua conferência na GDC o nome oficial do controle de gestos do PlayStation 3: PlayStation Move. A apresentação do produto coube a Shûhei Yoshida, presidente da Sony Worldwide Studios.
O executivo afirmou que o Move proverá uma “experiência mais precisa”, prometendo um tempo de resposta quase instantâneo (a companhia fala em menos de um “frame”, o que faz supor algo entre 33 milissegundos e 16 milissegundos).
Um tempo de resposta bastante satisfatório. Sobre a bola luminosa, vou usar as teorias do Ricardo Rinaldi (do Mexidão) que me disse isso no MSN:
A bolota (essa é a minha teoria) é semelhante àquelas usadas em estúdios de captura de movimentos para filmes em CG. São as bolotas que marcam a posição espacial do objeto, a câmera as capta e traça um diagrama 3D de sua posição. É uma coisa mais “exata”, além do acelerômetro.
Ele também mandou uma imagem:
Faz todo sentido. Sobre as cores, o Kotaku tem infos interessantes: elas não serão de uma cor fixa. Terá 3 leds dentro da esfera, e a cor poderá mudar dependendo da situação atual do jogo ou pra PSEye (o sensor que captará os movimentos do controle) identificar melhor a posição do joystick. No Wii Brasil eles também citaram o seguinte:
A bola colorida: a esfera colorida no Move é o que a câmera PlayStation Eye usa para detectar a presença do Move. A cor muda conforme o fundo do local que você se encontra. Enquanto as pessoas jogavam SOCOM 4, a cor ficou laranja pois não havia essa cor ao redor;
Da parte dos botões, segue mais um trecho do UOL Jogos:
São seis botões na parte frontal e uma atrás. Existe uma extensão chamada Subcontroller, com direcional digital e outro analógico. Todos os controles são sem fio. A Sony crê que, com essa configuração, a migração dos jogadores de Wii para o Move será “natural”.
Já sobre os preços:
Estão previstos em três pacotes: somente os controles, junto com a PlayStation Eye ou o “bundle” completo com o console. Essa configuração intermediária está prevista para custar menos de US$ 100. Atualmente, a PlayStation Eye avulsa sai por US$ 40.
Esperemos que não seja tão caro, já que aqui no Brasil os acessórios são bem mais salgados que no exterior.
Agora vamos aos jogos. Bom, eu poderia usar algumas imagens do post oficial de anúncio do PSBlog europeu, mas vou usar uma dica do Marcelo Salles (leitor do Select Game) no Twitter: um vídeo do PSLifestyle com fotos do controle e gameplay dos primeiros jogos:
PlayStation Move – PS3 Motion Controller GDC Video
O jogo de luta de rua teve os melhores gráficos dos jogos apresentados, além de não ser tão cartunesco. Mas os outros não dão vexame e são satisfatórios, mas o Eyepet e aquele jogo que tem uma parte de “luta” me surpreenderam mais. LittleBigPlanet até que ficou legal, mas eu não fiquei surpreso, por já ter visto o vídeo antes.
Aliás, um Demons Souls com esse controle deve ser uma experiência ainda mais intuitiva que no Sixaxis/Dual Shock 3. Mas acho difícil a Atlus fazer um patch pra adaptar a jogabilidade. Obviamente se a continuação sair, eles poderão usufruir deste controle e aí sim teremos algo interessante. Outro jogo que poderia ser anunciado é o Epic Mickey, que atualmente tem só pro Wii. Sair no PS3 é um sonho pra mim, já que achei o visual e a temática bem legais.
Além disso, o UOL Jogos testou o novo controle:
Direto da GDC: Sony mira o público casual com Move
O Playstation Move poderá sair no último trimestre deste ano. Até lá manteremos vocês informados sobre os jogos e sobre o joystick. Sei que o apelo é mais casual, mas ainda assim podemos pensar em usos mais hardcore pro controle. E para terminar, vou usar uma frase do Nelson Alves Jr, jornalista da Editora Europa: “Verdade seja dita, ao menos a Çony atendeu aos pedidos e criou um Wii em HD.” Disso não tenho dúvidas!
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!