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Detalhes do Playstation Move, o controle de ‘movimentos’ da Sony

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Os sites estão em polvorosa! Os nintendistas estão bravos por terem sido copiados!Os caixistas estão mandando um “to nem aí, teremos algo melhor em breve com o Natal”! E os sonystas, bem, eles terão agora um sorvetão colorido que se chamará Playstation Move. O controle de movimentos, que já teve os nomes de Gem e Arc, agora se chama Move. Move de mover. Move de movimentos. Este é o “Wiimote” do Playstation 3.
Tal como acontecia desde o ano passado, rumores foram surgindo e desaparecendo e ontem a empresa anunciou o seu novo joystick oficial, junto com especificações técnicas e os primeiros jogos que foram feitos especialmente pra aproveitar a jogabilidade. Tal como o Roger Tavares (do Gamecultura) comentou em sua palestra no XNA Gamefest em São Paulo (em 2008): a evolução dos games será nas interfaces, e não nos gráficos. Nos gráficos a gente está chegando ao estado da arte, mas ainda assim falta muita coisa pra melhorar a acessibilidade dos consoles/PC. A Nintendo surgiu com o Wii, revolucionou e a Sony decidiu copiar ela recentemente. A Microsoft, bem, ela destruiu tudo com o Projeto Natal, mas é bem provável que ela poderá mostrar algo só na sua conferência. Ainda assim a Sony fez um bom trabalho.
Da parte técnica serão 2 controles, sendo que um deles terá a bola luminosa na ponta. Já disse que o design é tosco, mas se ela fizesse igual ao Wii ela seria xingada mais do que ela está sendo xingada (entendeu? Não? OK então!) atualmente. Enfim, qualquer controle que ela poderia mostrar já seria acusada de cópia do Wii (exceto a Microsoft, que eliminou até os controles), mas a maioria dos donos de PS3 não está preocupado com o design, e sim com a sua funcionalidade. Então vou citar aqui o UOL Jogos, só pra começar as infos:

A Sony Computer Entertainment anunciou sua conferência na GDC o nome oficial do controle de gestos do PlayStation 3: PlayStation Move. A apresentação do produto coube a Shûhei Yoshida, presidente da Sony Worldwide Studios.
O executivo afirmou que o Move proverá uma “experiência mais precisa”, prometendo um tempo de resposta quase instantâneo (a companhia fala em menos de um “frame”, o que faz supor algo entre 33 milissegundos e 16 milissegundos).

Um tempo de resposta bastante satisfatório. Sobre a bola luminosa, vou usar as teorias do Ricardo Rinaldi (do Mexidão) que me disse isso no MSN:

A bolota (essa é a minha teoria) é semelhante àquelas usadas em estúdios de captura de movimentos para filmes em CG. São as bolotas que marcam a posição espacial do objeto, a câmera as capta e traça um diagrama 3D de sua posição. É uma coisa mais “exata”, além do acelerômetro.

Ele também mandou uma imagem:

Faz todo sentido. Sobre as cores, o Kotaku tem infos interessantes: elas não serão de uma cor fixa. Terá 3 leds dentro da esfera, e a cor poderá mudar dependendo da situação atual do jogo ou pra PSEye (o sensor que captará os movimentos do controle) identificar melhor a posição do joystick. No Wii Brasil eles também citaram o seguinte:

A bola colorida: a esfera colorida no Move é o que a câmera PlayStation Eye usa para detectar a presença do Move. A cor muda conforme o fundo do local que você se encontra. Enquanto as pessoas jogavam SOCOM 4, a cor ficou laranja pois não havia essa cor ao redor;

Da parte dos botões, segue mais um trecho do UOL Jogos:

São seis botões na parte frontal e uma atrás. Existe uma extensão chamada Subcontroller, com direcional digital e outro analógico. Todos os controles são sem fio. A Sony crê que, com essa configuração, a migração dos jogadores de Wii para o Move será “natural”.

Já sobre os preços:

Estão previstos em três pacotes: somente os controles, junto com a PlayStation Eye ou o “bundle” completo com o console. Essa configuração intermediária está prevista para custar menos de US$ 100. Atualmente, a PlayStation Eye avulsa sai por US$ 40.

Esperemos que não seja tão caro, já que aqui no Brasil os acessórios são bem mais salgados que no exterior.
Agora vamos aos jogos. Bom, eu poderia usar algumas imagens do post oficial de anúncio do PSBlog europeu, mas vou usar uma dica do Marcelo Salles (leitor do Select Game) no Twitter: um vídeo do PSLifestyle com fotos do controle e gameplay dos primeiros jogos:
PlayStation Move – PS3 Motion Controller GDC Video


O jogo de luta de rua teve os melhores gráficos dos jogos apresentados, além de não ser tão cartunesco. Mas os outros não dão vexame e são satisfatórios, mas o Eyepet e aquele jogo que tem uma parte de “luta” me surpreenderam mais. LittleBigPlanet até que ficou legal, mas eu não fiquei surpreso, por já ter visto o vídeo antes.
Aliás, um Demons Souls com esse controle deve ser uma experiência ainda mais intuitiva que no Sixaxis/Dual Shock 3. Mas acho difícil a Atlus fazer um patch pra adaptar a jogabilidade. Obviamente se a continuação sair, eles poderão usufruir deste controle e aí sim teremos algo interessante. Outro jogo que poderia ser anunciado é o Epic Mickey, que atualmente tem só pro Wii. Sair no PS3 é um sonho pra mim, já que achei o visual e a temática bem legais.
Além disso, o UOL Jogos testou o novo controle:
Direto da GDC: Sony mira o público casual com Move
O Playstation Move poderá sair no último trimestre deste ano. Até lá manteremos vocês informados sobre os jogos e sobre o joystick. Sei que o apelo é mais casual, mas ainda assim podemos pensar em usos mais hardcore pro controle. E para terminar, vou usar uma frase do Nelson Alves Jr, jornalista da Editora Europa: “Verdade seja dita, ao menos a Çony atendeu aos pedidos e criou um Wii em HD.” Disso não tenho dúvidas!

36 comentários em “Detalhes do Playstation Move, o controle de ‘movimentos’ da Sony”

  1. ursinhomalvado

    Eu assisti ontem a apresentação. As únicas coisas que não ficaram claras pra mim é se o kit de "menos de USD100" inclui a câmera, o PS Move e o controle secundário chamado de "Sub". Me parece que o kit incluirá apenas o PS Move e câmera… isso de cara gera uma grande confusão. Explico: foram mostrados alguns exemplos de uso com alguns jogos simples e também um "hard-core", SOCOM . No SOCOM você precisa do "Sub-controlador" para mover o personagem pelo cenário, o PS Move é usado para mirar e atirar. No jogo de luta de rua você usa dois PS Move (afinal você precisa controlar as duas mãos para lutar). Também foi apresentado um jogo de arco e flecha que exige dois PS Move, um representa o arco e o outro a flecha sendo puxada.
    Todas estas variações criam um problema para a adoção do periférico pelas desenvolvedoras. Caso seja criado um jogo que exige dois PS Move, o jogador necessariamente vai precisar de dois ou terá que jogar com o dualshock e deixar o PS Move encostado. Caso o jogo exija o sub-controlador e este não faça parte do pacote cria-se o mesmo dilema. Como jogador, posso acabar comprando um kit e descobrir que vários jogos só podem ser jogados com ele se eu investir em outro PS Move e pelo menos um sub… do ponto de vista dos desenvolvedores ficará a dúvida sobre se vale a pena criar jogos compatíveis já que não dá pra saber quantos se disporão a gastar com tudo isso. Uma coisa é você comprar um kit, outra é precisar de mais um sub e outro PS Move… Vai ter um MEGA KIT com tudo isso?

    1. Creio que suas duvidas so serão sanadas depois do lançamento.
      Apesar de todos esses possiveis entraves, eu pretendo adquirir o kit.

    2. Acredito que seja 100 dólares os 2 controles+câmera. Na citação do UOL Jogos diz que é a "configuração intermediária", que são os controles+PSEye.

      1. Ele vai ser vendido em um kit chamado PS MOVE Starter Kit, juntamente com uma câmera e um jogo. O kit custará $100 dólares, aqui no Brasil vai ser uns 300 reais, rsrsrs.

    3. ursinhomalvado

      Acabo de ler no The Six Axes algumas declarações da SONY:
      "Todos os jogos para o MOVE poderão ser jogados com um controle. Você pode também usar seu Dual Shock 3 (DS3) em conjunto para melhorar a experiência. Haverá modos para dois controles também – nossos jogos funcionarão em diferentes modos dependendo do kit que o jogador possua. Alguns jogos oferecem uma melhor experiência com dois controles, outros podem ser jogados usando o DS3 como controle secundário. Nós vamos oferecer todos os componentes do Move em diversas formas para dar ao jogador o máximo de opções na hora da compra. o controle MOVE tem vibração."
      "Você ainda poderá usar o DS3 se você não quiser usar o 'sub-controller'. Nós desenhamos o 'sub-controller' para ser fácil de segurar e para melhorar a experiência com o Move – você escolhe com o que quer jogar… O 'sub-controller' é um bônus extra – mais preciso e fácil de usar. Entretanto, se você acha que não precisa dele, seu DS3 pode ser usado para complementar a experiência no jogo. Nós não iremos forçar a compra do 'sub-controller'".
      Em resumo, isso me diz que o sub-controller não fará parte do kit básico de USD 99,00.
      Quero ver como se pode jogar boxe apenas com um controle MOVE como sugerido e qual o nível de malabarismo necessário para usar o DS3 com uma mão e o move com a outra.
      Outra coisa que me surgiu: será que eles estão lembrando que há canhotos nesse mundo? Pelo design do produto (perfeitamente simétrico) percebe-se que pode ser usado com qualquer uma das mãos, mas será que todos os jogos vão oferecer a possibilidade de inversão. Veja o exemplo do jogo do gladiador, eu quero a espada na mão esquerda e o escudo na direita!

  2. Oi gente, essa é a primeira vez que posto um comentário aqui, apesar de sempre ler o blog.
    Acho que o Move vai atender aos jogos casuais para festa, tipo o rockband ou o DLC Party do Burnout Paradise.
    Jogar boliche em casa, tomando cerveja com os amigos, vai ser legal.
    Era minha unica motivação para comprar o Wii, mas o custo beneficio era muito ruim, principalmente tendo o PS3 em casa.
    Quando sair o boliche na PSN eu compro o Move.
    Um abraço a todos.

    1. Vou avisar aqui pra neguinho não se empolgar e depois reclamar quando levar uma sanfonada na cara: essa é minha mulher, tira o olho ou perde ele.
      Ela queria comprar um Wii, mas eu corri e comprei o PS3 primeiro. X)

      1. É isso ai garoto!
        Vamos defender tudo o que é nosso e bom… Mulheres, PS3…
        Agora, já que ela está ativa no SG, cuidado com os comentários.:D
        Abraço!

      2. Então acho bom sair uns games que a "patroa" goste, senão ela vai usar o MOVE pra treinar chicotadas no maridão! O nome do game vai ser "Mario Rulez: K.D. Meu Wii?" hehehehe.

    2. Boa !!!
      Eu iria rir muito com "ROCK BAND: AIR GUITAR HERO"
      Se bem que, nesse caso, acho que o projeto natal iria reproduzir mais fielmente a arte do Air Guitar!

      1. Acho que não me expliquei bem, não falei que Rockband e Burnout Paradise devem ser jogados com o PS Move, mas sim, jogos próprios para isso, tipo um boliche, um tenis, um duelo de espadas, coisas desse tipo. Jogos para festa! Casuais! 😉
        O Rockband é perfeito com os josticks já customizados e o Burnout não precisa de jostick diferente para ser bom!
        Falando em Burnout Party, em todas as festas, eu só perco para o Guga (Tango).

        1. Eu entendi, só que ao ler o seu comentário já lembrei logo do Air Guitar! 😉
          Dos exemplos que você elencou, realmente o boliche seria o mais "realista". Também acho legal a idéia de fazer um "21 parado" no basket.
          É o tipo de coisa que vai atrair quem não gosta de vg, se o controle passar uma boa representação da realidade.

  3. Eu peguei o PS3 pq estava cansado dos joguinhos bestas e graficos fracos do Wii. Queria uma experiência mais forte e poderosa. Agora o PS3 com o mesmo controle, acredito que dá pra unir as duas coisas.
    Só tem um detalhe, a Nintendo sabe fazer jogos familiares como ninguém. Se for pra fazer jogo familiar no PS3 tem que ser muito bem feito, com carisma, alma e não simplesmente copiar.
    Agora, jogos hardcore vão ficar animais com esse controle. FPS é um exemplo que seria perfeito. Uncharted também se encaixa.
    Mas nenhum deles seria melhor exemplo que o Just Cause 2! Imagina usando aquele gancho com esse controle! Ficaria animal, fala aí Elias! 😉
    No mais, tenho certeza que será bem sucedido.

      1. Não. Exclusivos por exclusivos todos os consoles da atualidade têm os seus. O Wii perdeu seu diferencial e agora só suas desvantagens ficam evidentes.

  4. Eu já tive um Wii e achei muito legal!
    Se der pra jogar jogos de tira com o Move do mesmo modo que dá pra jogar com o Wii vai ser animal e nenhum hardcore vai reclamar que o Move é só pra jogos casuais!
    Além disso, um Star Wars com o Move sendo o Sabre de Luz tb seria animal!!
    Eu acho que mesmo sendo totalmente baseado no Wiimote, o Move tem grandes possibilidades no PS3 muito além das possibilidades do Wiimote, pelas próprias limitações do Wii.

  5. Nossa não é por nada não mais foi uma cópia do "caralho" do Wii em. Mas tá ai, agora a Nintendo vai perder uma grana, já que muitos gamers agora vão optar pelo PS3 devido ao Move. Vamos ver quando sair se vai ser bom mesmo, é só aguarda e conferir.

    1. Se me lembro bem e se a historia procede, a Sony vendeu a tecnologia de movimentos para a Nintendo e esta criou o Wii. Quando a Sony viu a cagada que fez ela investiu novamente nessa tecnologia, agora ta saindo o resultado.
      Me corrijam se eu estiver errado.

  6. Bom saber que a grande noticia daquele lançamento surpresa que foi o Socom4 e deixou todo mundo decepcionado, agora vem pra mostrar por que a sony fez tanto mistério, um FPS com esse controle novo, vai ser do cara…
    Vamos ver quem vai perder mais no multiplayer o controle move ou o normal, ou sera que o jogo só vai ser no move?

  7. Acho q o PS Move vai ter tudo oq nos queríamos q o Wii tivesse: gráficos bacanas, jogos interessantes e precisão nos movimentos (chega de balançar o Wiimote aleatoriamente e ver o Link executando um combo pré-determinda…).
    Será q vão lançar pro LittleBigPlanet mais um map pack junto com essa nova funcionalidade do Move, assim como fizeram com o Paintnator (Metal Gear Solid 4) e a água (Piratas do Caribe)? Que comecem as apostas pra saber qual vai ser o tema do pacote…

  8. Alguem pode me ajudar, meu PS3 slim não está fazendo download de arquivos maiores do que 2048 mb, toda vez q o arquivo chega nesse numero ele para, já formatei e fiz recovery mais nada de funfar?

    1. Honestamente não tenho a menor idéia. Simplesmente estranho este seu problema.
      Minha única recomendação é levar o console na casa de um amigo e configurar toda a rede novamente, assim você pode elimar se o problema está no console ou na sua rede interna (roteador e cia.).

  9. Da-lhe sorvertão de Morango, Laranja e outros sabores.
    Gostei da parte que mostra 2 controles sorvetão ao mesmo tempo com o jogo de arco e flecha.
    Esse eu realmente irei comprar.
    Da-lhe Sony!

    1. A grande diferença é que encostar um jostick de 250 reais é bem diferente que encostar um videogame de 2500…
      Muitos que conheço que compraram o wii, venderam em um ano e migraram para o PS3 ou xbox360. Com o Move você tem o melhor dos dois mundos.

  10. Marcelo_Inter

    Acho que esse controle pode ajudar e muito os games de RTS para que eles finalmente possam emplacar nos videos games.

    1. O que que pra você é bobagem? Se for o Wiimote, bom, não me lembro de já ter xingado o controle em algum lugar. Aliás, uma das coisas que eu quero muito fazer (e até já postei aqui num post com título de "Pagando a Língua") é jogar no Nintendo Wii. O que acho bobagem é a quantidade enorme de jogos casuais e não gosto muito da potência gráfica do console. Se a Nintendo tivesse se focado também em gráficos eu teria comprado o console.

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