Pular para o conteúdo
Início » Diário Gamedev » Diário Gamedev 03 – Voltando ao Java e escolhendo a engine jMonkeyEngine

Diário Gamedev 03 – Voltando ao Java e escolhendo a engine jMonkeyEngine

Google News

jmonkey_engine_testes01

Depois de mais uma semana planejando os meus estudos de gamedev eu cansei. Cansei de esperar, cansei de um milagre, e, principalmente, cansei dos “posts hype” aqui no meu blog pessoal. Na verdade depois que eu abri o Select Game e vi que virou uma obrigação pessoal manter 1 post por dia lá eu acabei negligenciando a área de gamedev e este blog pessoal, já que aqui eu poderia mandar os posts de games, posts de desenhos e outras coisas, por também serem pautas. Blog bom é blog atualizado, algo que não está mais acontecendo aqui, tanto por desânimo quanto por ter enjoado de certas coisas. Aí pensei: ou eu sigo mesmo com gamedev e fazer algo decente ou eu fico só com os blogs, ganho uma grana minúscula e fico estagnado, sem sair do lugar. Então eu decidi me mexer e decidi voltar a estudar, e o dia 19/09/2009 (sábado passado) foi decisivo pra isso, onde eu consegui instalar e executar a jMonkengine, uma engine 3D para Java.

Porquê esta engine? Porquê não C++? Porquê o Java? Simples: eu quero ter um portfólio aceitável, mesmo que não seja na linguagem preferida e mais usada de muitas empresas. O Java é uma linguagem que já tenho bom conhecimento, e por isso é mais fácil fazer as coisas na engine. Além disso também tenho um ótimo conhecimento na ferramenta Eclipse, o que me faz dele a IDE perfeita para a minha necessidade atual. Eu quero mostrar que eu sei fazer aplicações gráficas pra ter uma chance de um dia entrar numa empresa. Aí depois eu posso aprender o C++ um pouco pra ter um conhecimento prévio, já que eu nem sei se um dia eu vou entrar mesmo em uma empresa pra desenvolver com C++. Talvez acabe entrando numa pra criar jogos de celulares com Java ou mesmo o iPhone, ou mesmo com o Flash, e se isso acontecer eu vou acabar passando por um treinamento breve nesta empresa.

E tem outra: já faz muito, muito tempo que quero fazer um tech-demo em 3D. Mesmo que seja apenas uma fase com texturas, colisões e uma visão em primeira pessoa. E isso será o meu objetivo final da engine (nessa primeira etapa dos estudos): fazer um tech-demo. Como ainda não sei em qual área eu deveria mesmo seguir (modelagem? game design? programação?) então eu vou fazer “de tudo um pouco” pra aprender o máximo possível da área. O meu sonho é entrar na área e o meu sonho do meu sonho é, um dia, chegar a liderar uma equipe ou ser um roteirista. É difícil? Muito, mas como ainda sou novo, quem sabe um dia eu chegue lá!

Eu  já comecei a fazer alguns testes com a engine e caso queira baixar o primeiro, pegue aqui. É apenas uma caixa flutuando (não é o que está na imagem acima. Isso é outro teste), mas foi o meu primeiro teste de integração do Blender com a engine. O código-fonte eu vou divulgar em alguns dias, num post pro GamedevBR ensinando a fazer isso. Só quero antes fazer mais alguns testes e fazer testes com texturas, já que se eu conseguir importar na engine um cenário 3D e conseguir separar os elementos (pra criação de portas que dá pra ser animadas e ficar brincando com iluminação) aí só precisarei fazer colisões e posicionar os elementos de forma a criar um local jogável. Ah, um aviso importante: é necessário ter o Java 1.6 instalado na máquina e ter uma placa de vídeo acima da GeForce 4 MX 440 de 64 MB, que é a placa de vídeo que eu uso atualmente. Não é uma placa de ponta, mas dá pro gasto e como tenho um Playstation 3 não preciso me preocupar em arrumar uma placa de vídeo Top de Linha pra estudar/jogar (pelo menos nos próximos meses).

Quando eu for fazendo mais testes e estudos vou publicando aqui. Vamos ver se desta vez eu começo mesmo a minha caminhada em direção ao meu futuro profissional como desenvolvedor de jogos eletrônicos!

9 comentários em “Diário Gamedev 03 – Voltando ao Java e escolhendo a engine jMonkeyEngine”

  1. Muito bom, cara. Você está certíssimo, não importa a linguagem, muito menos a ferramenta utilizada, o que importa é criar um portfólio legal. Mesmo porque programadores adaptam-se facilmente a outras ferramentas e linguagens.

    Continue postando suas atividades na área de GameDev! =D

  2. No fundo é isso o que importa Rodrigo: ter um portifolio bacana para chamar atenção (o resto é resto). Como você já está familiarizado com o Java já vai ter uma base inicial. O certo agora é você fazer uma lista de alguns jogos simples que você quer fazer, inserir um "marcador" a cada projeto concluído nesta lista e correr atrás 🙂

    Boa sorte nos seus projetos.

  3. No fundo é isso o que importa Rodrigo: ter um portifolio bacana para chamar atenção e mostrar que você sabe e se esforçou (o resto é resto). Como você já está familiarizado com o Java já vai ter uma base inicial. O certo agora é você fazer uma lista de alguns jogos simples que você quer fazer, inserir um "marcador" a cada projeto concluído nesta lista e correr atrás até completar a lista 🙂

    Boa sorte nos seus projetos.

  4. No fundo é isso o que importa Rodrigo: ter um portifolio bacana para chamar atenção e mostrar que você sabe e se esforçou (o resto é resto). Como você já está familiarizado com o Java já vai ter uma base inicial. O certo agora é você fazer uma lista de alguns jogos simples que você quer fazer, inserir um "marcador" a cada projeto concluído e correr atrás até completá-la 🙂

    Boa sorte nos seus projetos.

  5. Nem li, muito grande e muito técnico pro meu gosto, mas tenho uma pergunta: o que aconteceu com aquele jogo que cê ia fazer? CSIB… alguma coisa assim…

    P.S.: Visito seu blog RARAMENTE, e a cada vez que venho aqui – acho que de uns 3 em 3 meses – tá pior… que tá acontecendo? Era tão legal em 2007. Lembro que ganhei meu PC nesse ano, era mó noob, tava aprendendo o que era a internet, seu blog me ajudou bastante. Foi o primeiro que comecei a acompanhar, mas, infelizmente, tudo que é bom dura pouco.
    See ya.

    1. Bom, de uns tempos pra cá muita coisa aconteceu, mas eu desmembrei os meus principais assuntos. Gamedev foi pro GamedevBR e o Select Game ficou com a parte de games. Os desenhos eu sai do curso pra tirar umas férias e estudar (além de tentar fazer outras coisas) e com isso eu parei de postar aqui. Sobre o CSIB eu desisti já que é inviável eu conseguir fazer esse projeto sozinho, e com isso to pensando mais em estudar pra criar coisas simples do que tentar o impossível e não sair do lugar.

  6. Hummm… agora li, legal o post até, e o primeiro parágrafo já, praticamente, responde minha pergunta anterior…

    De qualquer forma, boa sorte na sua possível-futura-carreira.
    E realmente, parado não se consegue nada… nem somente andando, tem que andar direito 😉

Não é possível comentar.