Alguns minutos atrás, o Elias Rodrigues me chamou para uma partida do Burnout Paradise, já que ele tinha conseguido comprar o Cops and Robbers, a nova atualização do game. Depois de algumas tentativas simples eu consegui entrar na sala e vi duas coisas estranhas.
Quem é muito perspicaz deve ter reparado que em todos os vídeos divulgados do novo DLC que o tráfego da cidade tinha sumido. Pois é. Quando entrei na sala vi que não tinha nenhum (isso mesmo. Nenhum) carro NPC. Parece que a Criterion elimina todo o tráfego do jogo durante os rachas e com isso tratei de aproveitar. Como o Cops estava em andamento, decidi tentar o dificílimo Burnout x20, um feito altamente complexo e que só jogadores super-experientes conseguem fazer:
Burnout Paradise X20 Burnout Chain (LEGIT)
Para quem não entendeu o vídeo, existem 3 tipos de “nitro” em Burnout: o Stunt, de cor verde, que dá pra ser acionado independente do tamanho da barra; o Agression, com o esquema similar, mas mais complicado de encher a barra, e os Speeds, que são só acionados quando a barra estiver cheia. Só este último tipo que dá pra fazer um “Burnout”, que é usar a barra até o fim e a mesma é recarregada depois. Mas pra ela ser recarregada é necessário ir fazendo as manobras durante o nitro e com isso a melhor maneira de garantir um Burnout (e continuar com o nitro ligado) é dirigir na contra-mão e derrapar. Difícil? Muito!
OK, sem o tráfego você consegue fazer com uma certa facilidade (mesmo indo na contra-mão), mas ainda assim é necessário um pouco de destreza nas curvas e saber derrapar bem. Afinal, você estará acelerando a todo o tempo e ainda tem as paredes de concreto que podem aparecer no teu caminho. Como o Burnout a sensação de velocidade é extrema, você não percebe bem as paredes e se você relar num simples pilar você baterá espetacularmente, perdendo todo o seu esforço.
Eu consegui o Burnout x15 (16 Burnouts), um valor alto e considerável. Acredito que seria mais notável em corridas sem tráfego, já que você tem de prestar atenção no mapa, na cidade e nos outros corredores, que querem vencer você. Agora, se o Cops tivesse também o tráfego, seria muito mais desafiante (ou tem o tráfego e isso é configurável nas opções de jogo. No caso, eu não sei ainda como funciona).
Só que o que desanimou mesmo é que eles limaram o Cops para quem não tem o DLC. Ou seja: se você tem o DLC mas seu colega de sala não tem, não adianta chamar ele já que o jogo vai acusar que você não tem o DLC comprado e a janela ficará com uma mensagem, com uma opção de compra e outra opção com um “Cancel”. É por isso que não fiquei tão animado em montar um novo MMBB com o novo DLC, já que isso iria detonar parte a jogatina no dia que a gente fosse se reunir. É aquele velho papo de programador: tem de testar primeiro pra ver, antes de sair por aí fazendo as coisas achando que tudo será “às mil maravilhas”.
Nesse caso a Media Molecule foi mais amiga dos jogadores. As minhas primeiras experiências do LittleBigPlanet com o DLC do Metal Gear Solid 4 foram feitas sem eu precisar comprar o pacote de fases. Tanto o Gustavo quanto o Daniel Trezub tinham me chamado e eu conseguia jogar a fase normalmente, inteira. E inclusive dava pra colocar roupas dos personagens durante o jogo, o que é removido depois que você desliga o videogame.
Pra terminar, o jeito é continuar se divertindo de modo “tradicional” no Burnout. Isso pra quem não tem como comprar ainda o Cops and Robbers.

Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!