O nome Time-Trial é conhecido da maioria dos jogadores que já tiveram algum contato com jogos de corrida. Fato. Mas nada supera a surpresa de baixar um demo e o nome do arquivo ficar em português, mesmo sendo português de Portugal (isso quando você baixa pela PSN européia). OK, vamos falar com seriedade agora: o tão alardeado demo do Gran Turismo 5 (onde mantive o nome oficial e traduzido no título do post) saiu e como muitos esperavam, não é um demo digno de um demo. Aliás, na verdade poderia classificar como um demo de um demo ou um beta-demo. Ou um protótipo de um demo, um pré-demo, sei lá. Bom, pelo tamanho do arquivo (cerca de 220 MB) era de supor que não teria praticamente nada. É apenas uma pista, dois carros (um normal e o mesmo “tunado”) e a possibilidade de ter uma classificação online. Aliás, nesta classificação, no momento que reviso este parágrafo (ontem à noite), estava na classificação 2463, com os tempos de 1’58.120 (carro normal) e 1’44.567 (carro tunado), somando 3’42.687. Bom, não é um bom tempo, mas convenhamos: não sou um jogador profissional e nem tenho o volante com pedal, que melhora consideravelmente a jogatina. Aliás, ontem o leitor PESSET me disse pela PSN que estava em décimo-quarto na classificação geral. Pra quem já paltinou o Need For Speed Shift, ele deve jogar bem pra caramba, e será um oponente formidável em disputas online (campeonato entre leitores e blogueiros no GT 5? To dentro!).
Mas vamos falar do demo. A primeira decepção é que aqui não tem o tão falado sistema de danos que a produtora promete desde que a gente começou a cobrar. E olha que eu tentei destruir o carro de várias maneiras, mas só descobri que isso elimina a sua volta atual e dependendo do local onde você bate, isso elimina o tempo volta seguinte. A premissa do demo é ser um time-trial na pista. Você escolhe um dos carros e começa a correr, começando perto do final do circuito para que você se habitue com a jogabilidade e comece a volta com velocidade máxima no retão. Aí a volta começa e se inicia a contagem. Caso você dê alguma barbeirada, um abraço, já que o cronômetro pode ficar vermelho e a sua volta é invalidada pelo sistema. Passear pela grama? Esqueça!
Graficamente o demo não impressiona, já que não mudou nada desde o Gran Turismo 5 Prologue. Aliás, é difícil dizer se a parte gráfica irá melhorar na versão final, sendo talvez um pouco melhor que no Prologue. O trabalho que eles fizeram no Prologue foi tão impressionante nos carros que é até difícil melhorar isso. Só não lembro se no Prologue tinha areia saindo do chão, e os “expectadores” não tem muita vida, principalmente nas arquibancadas. Já os efeitos de reflexo são impressionantes, mesmo numa TV comum. Em questão de modelagem de carros a Polyphony está de parabéns. Já os cenários bem que poderiam melhorar em alguns aspectos e achei um pouco pobres. Talvez a versão final que sair eles melhorem isso, já que aí o limite é o tamanho gigantesco do disco Blu-Ray. Num demo de 220 MB eles devem ter capado muita coisa, como texturas gigantes e cenários mais detalhados.
Da parte de sons e efeitos sonoros, a trilha do jogo anterior se manteve, com um jazz (jazz?!?) forte nos menus e algumas trilhas pop, techno e j-pop durante as corridas. A mesma trilha do Prologue. Nesse quesito, um sonho é poder colocar MP3 no HD do PS3 e a música que escolher ficar tocando. E tem outra: a música se repete durante uma sessão. No começo caso você nunca tenha jogado o Prologue vai achar isso novidade, mas depois de um tempo cansa. Nesse quesito as duas únicas saídas seriam ou dar ao jogador a chance de escolher uma música do HD ou copiar o EA Trax e ficar tocando as músicas uma atrás da outra. Nesse último caso, dando ao jogador apenas a possibilidade de escolher quais músicas ele quer ouvir de uma seleção de X músicas. Já o barulho do carro é convincente, mas como temos apenas 1 carro é difícil avaliar os sons deles. Quando você anda na grama e na areia e quando você bate no guard-rail também tem sons diferentes, apesar de que isso é pouco percebido dado o som do carro acelerando a todo tempo.
Agora vem a parte principal da minha avaliação, e talvez o ponto crítico não apenas deste demo, mas de qualquer simulador: a jogabilidade. Se você está acostumado com jogos arcade e considera Burnout Paradise o paraíso da condução de um veículo, passe longe deste demo. Sério, você vai querer tacar não apenas o demo pela janela, mas o controle e talvez o próprio console! O nível de jogabilidade é arrasador e arrasa você logo no começo, quando você fizer a primeira curva e ver que o seu carro foi pro muro por causa da inércia, onde o seu carro vai pra fora da curva. OK, isso tem na maioria dos jogos, mas estamos falando de um simulador. E a produtora quis colocar uma jogabilidade insanamente complicada e cruel para novatos. Primeiro que o carro não consegue ficar reto, e você pode perder alguns centésimos de segundo. Segundo que aqui você tem de aprender a jogar: acelere e freie no momento certo, virando no momento certo, para a direção certa e na velocidade certa. Difícil? Muito, pra quem não gosta disso. O jogo te dá a possibilidade de jogar de forma guiada com uma “linha-guia” no asfalto, ou sem ela. E mesmo com ela isso não ajuda tanto na jogabilidade.
Obviamente tem gente que vai reclamar e tem gente que não vai reclamar, mas acredito que essa jogabilidade numa “pista cheia de sabão” se deve ao tipo do carro. No Prologue tem carros melhores e piores de se guiar e por isso vai depender do estilo do jogador e do carro que ele pegar. Um Viper, por exemplo, é um carro excelente, mas de jogabilidade difícil, diferente de carros do tipo FF e 4WD (os meus preferidos) que são mais fáceis.
Também pode haver questionamentos sobre a sensação de velocidade. Aqui eu percebi isso claramente, vendo as pilastras do retão passarem rapidamente. Não lembro como foi as minhas jogatinas no Gran Turismo 4, mas o povo diz que isso era algo inexistente. Só que como este demo está servindo pra classificar os melhores pilotos pra participarem de uma competição de verdade, não ter isso pode ser fatal pra Polyphony. Só espero que isso também tenha (e melhore) na versão final.
O demo expirará em 24/02/2010 (no site diz que expirará em 24/01/2010, mas acredito mais na data do arquivo que li no PS3). São mais de 60 dias pra você testar e brincar um pouco. É claro que pra nós brasileiros só poderemos aproveitar o demo sem concorrer a prêmios, mas dá pra sentir um gostinho do jogo. É claro que se for querer ter mesmo algo pra distrair recomendo adquirir o Gran Turismo 5 Prologue. Apesar do preço salgado de 30 dólares, tem conteúdo suficiente pra você se divertir bem até o lançamento do jogo, provavelmente em março de 2010 no Ocidente.
[Imagens via GTPlanet e PSBlog]

Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!