Início » Beta » Diário Gamer 30 – Beta multiplayer de Uncharted 3

Diário Gamer 30 – Beta multiplayer de Uncharted 3

Depois de um “primeiro dia” com uma partida boa e vários travamentos, vim tecer comentários sobre o beta de Uncharted 3: Drake’s Deception, após 1 semana de testes. A Naughty Dog trouxe uma prévia do que ela prometeu: um multiplayer mais evoluído, com mais elementos gráficos na tela, maior customização de personagens e alguns detalhes inéditos.

As customizações iniciais foram batizadas de “Loadouts”, característica baseado na série Call of Duty onde o jogador pode ter perfis pré-montados e escolher um deles no momento. Cada loadout pode ter 2 armas (AK-47 e pistola, por exemplo), 2 boosters (vindos do segundo jogo e que são uma espécie de “Perks”, tendo algumas vantagens), e um Medal Kickback, que são itens de uso único e que serão comprados usando medalhas que poderão ser adquiridas durante as partidas. Você pode customizar neste beta até 4 “perfis” no modo competitivo, e 1 no co-operativo. Os personagens também tem diversas customizações de aparência, podendo colocar boné e óculos escuros. Por termos poucos personagens no início, as partidas ficam lotadas de Drakes, Sullivans com camiseta rosa e “vilão genérico”, mudando um pouco as roupas e alguns detalhes estéticos.

Você também ganha um montante inicial de 10 mil de cash, para poder gastar, tendo diversas opções de booster para escolher. Outros são habilitados com o decorrer dos níveis adquiridos pelos jogadores. Os boosters também tem “níveis de potência” e você destrava eles ao executar certas tarefas, como fazer 5 medalhas de Retaliação durante as partidas.

Já as partidas são similares aos do segundo jogo, mantendo a mesma mecânica em terceira pessoa, com a mesma jogabilidade e comandos do Dual Shock/Sixaxis. O que muda é você poder usar uma metralhadora que fica fica na fase, os leds da tela, mostrando que você passou de nível (baseado em Call of Duty), quem matou você e o “emblema” do cara, também customizável nos menus do jogo. Também temos as medalhas que você adquire durante a partida, como a inéditas High Five (cumprimente um amigo em cima do corpo do inimigo!), Sunday Stroll (“Passeio de Domingo”…?!?), Dangerous, Retaliation (a clássica onde você detona o cara que te matou anteriormente) e outras.

Durante os embates no Team Deathmatch (o mata-mata convencional), em um determinado momento surge o Power Play, modificadores que aparecem “dando aos líderes da partida a chance de ganhar ainda mais dinheiro, e aos perdedores a chance de se recuperar”. Segundo o IGN são 4 até o momento, e durante 1 minuto o Power Play ficará ativo:

Marked Man – aqui um jogador do time vencedor é “marcado” e para cada morte deste o outro time ganha 3 pontos. Já o time vencedor ganha o dobro de cash para cada morte e uma medalha especial se o “homem marcado” não morrer.

Cursed – O “fogo-amigo” é ativado e o time que está vencendo vê todos os personagens como esqueletos. Cada vez que o time que está perdendo mata alguém ou quando o time vencedor mata um dos seus, o time perdedor ganha dois pontos. Enquanto isso, o time vencedor ganha o dobro de cash para cada morte do time que esteja vencendo. Ainda não está disponível neste beta.

Double Damage – o time que está perdendo causa o dobro de dano nos oponentes. O time que está vencendo ganha o dobro de cash. Bem interessante quando você vê que um murrinho é suficiente para matar alguém!

Exposed – o time perdedor vê a localização de todos os oponentes da sala e o time vencedor ganha o dobro de grana para cada morte de oponente.

Também presenciei um evento incomum, chamado “Overtime”, onde foi possível passar das 50 mortes/limite durante uma partida de Deathmatch, tendo 1 minuto a mais. Só não lembro direito a situação, mas acredito que aconteceu quando a diferença de pontos estava bem pequena.

Neste beta teremos 3 mapas, sendo que até o fechamento deste post estão disponíveis apenas 2: The Chateau e Airstrip, onde este último começa numa pista de um aeroporto. Um dos times está dentro de um avião prestes a decolar, e o outro está em perseguição em cima de caminhões e acompanhando o avião, podendo entrar dentro do veículo. Depois da “primeira parte” todos são deslocados para uma espécie de depósito cheio de contêineres e alguns balcões, tendo o estilo “clássico” das partidas. Já a “The Chateau” mantém apenas o estilo clássico.

Os modos de jogo estão variando durante o beta, sendo que os principais são:

  • Team Deathmatch – Mata-mata com 2 times de 5 jogadores.
  • Free For All –  cada um por si.
  • Three Team Deathmatch – 3 times com 2 jogadores.
  • Hardcore – mata-mata sem boosters, power plays e Medal Kickbacks.
  • Co-op Arena – Onde 3 jogadores tem de sobreviver a diversas missões num dos mapas, como o Siege, Turf War, e outros.
  • Plunder – ainda não disponível para jogar, mas que deve manter o estilo do game anterior: pegue o tesouro e leve para a sua base.
  • Co-Op Hunter Arena – Junto com outro jogador, você tem de impedir o time inimigo a conseguir entregar os tesouros (tendo NPCs te ajudando) e depois a situação se inverte, tendo de levar os tesouros até o local, tendo apenas o outro player te ajudando.

A programação da Naughty Dog para o beta é a seguinte:

Desses modos de jogo, até o momento o Co-op Arena foi o que deu mais dinheiro para evoluir de níveis, além de ser o mais difícil, pela dificuldade ir aumentando um pouco a cada round. Foi neste co-op que aprendi a utilidade dos Medal Kickbacks, usando o Team Medic. Se você tiver medalhas suficientes, você pode “pagar” o Kickback e curar automaticamente os outros jogadores à distância, facilitando bastante o trabalho. No Co-op Hunter também é bem útil quando o outro jogador está à beira da morte. Então se você ver uma pequena malinha de cor bege perto de você e puder ver um baú “cheio de tesouros”, arrisque sua pele para pegar as medalhas (3 no total). Juntando várias você pode liberar o Kickback que você definiu anteriormente, tendo diversas vantagens. Você pode ter um Team Medic num co-op ou conseguir um RPG para explodir um adversário espetacularmente!

O level máximo deste beta era até o 25, mas a produtora liberou uma evolução maior. Numa partida que fiz ontem eu joguei com um cara com o level 32! Já as estatísticas e níveis ficarão neste beta. Quando o jogador começar o multiplayer na versão final, ele começará com zero. Claro que quem jogou o beta terá alguns prêmios. Citando o PSBlog americano:

  • Download the UNCHARTED 3 Beta and receive the exclusive UNCHARTED 3 PSN Beta Tester Avatar!
  • Complete 10 matches in every mode of Competitive Multiplayer and receive the Exclusive Beta Decal Pack 1!
  • Complete 5 matches in every mode of Co-operative Multiplayer and receive the Exclusive Beta Decal Pack 2!
  • Complete 4 Treasure Sets and receive the Treasure Hunter’s Starter Pack!
  • Rank up to level 25 in the Beta and receive a handsome reward of in-game cash on day one!

O beta está disponível para todos os jogadores a partir desta semana, terminando no próximo dia 14 de julho (quinta-feir). O modo de jogo mais esperado por mim é o Co-op adventure, que pode dar dicas de como que será determinados trechos da campanha principal. A Naughty Dog até divulgou um vídeo com gameplay do co-op na Síria:

Também quero ver como que ficou o Yemen, o terceiro mapa que estará disponível na semana que vem. Estou curtindo jogar esta “prévia do multiplayer”, apesar de não ter tantos personagens para escolher. Poderia ter colocado a Elena, também que voltará neste terceiro game, mas até o momento só vi o Sullivan e o Nathan. Só não sei se eles vão manter certos modos de jogo, como o Chain Reactor, que acabou virando o modo de jogo mais fácil para ganhar dinheiro e níveis, nem sempre honestamente. Os jogadores acabam “se ajudando”, tirando toda a disputa de uma partida multiplayer tradicional, fazendo várias capturas seguidas para ganhar a medalha Expansionist, faturando 10 mil de cash. Quando havia “finais de semana com experiência multiplicada” era um dos modos mais jogados, podendo passar de 1 milhão de grana numa única rodada, evoluindo muitos níveis de experiência.

Uncharted 3 está previsto para ser lançado em 01 de novembro e apenas para o Playstation 3.

[Via Site oficial, Playstation Blog 1 e 2. Com a colaboração de Gustavo Vasconcelos na tradução do Power Play “Cursed”. Valeu Tango!]

Relacionados e Publicidade