Início » Dicas » [Dica] Usando o Visual Studio como editor de código do Unity

[Dica] Usando o Visual Studio como editor de código do Unity

UnityUma novidade bacana do Unity 2.6 é a sua integração com o Visual Studio. Quem usou a ferramenta até agora sabe que ela vem com o UniSciTE, um editor que até quebra o galho, mas tem alguns probleminhas irritantes a longo prazo.

Antes já era possível usar o Visual Studio para editar os scripts em C# do Unity, contando com auto-completar e tudo, graças aos recursos do .Net. Para tanto, era preciso somente criar um novo projeto e referenciar uma DLL do Unity que fica “escondida” em suas pastas internas. No entanto, ainda era preciso alguns cuidados e um trabalho extra pra usar o editor da Microsoft. Por exemplo, todo arquivo de script adicionado pela interface do Unity tinha de ser adicionado manualmente no projeto do VS depois.

Com o lançamento da versão 2.6, esse trabalho foi embora. Agora o Unity se integra oficialmente ao Visual Studio 2008, tanto na versão Express quanto na Profissional. A única diferença neste caso é que quando se usa a versão Profissional, é possível fazer com que o Visual Studio seja aberto quando damos dois cliques em um arquivo de código. Na versão Express isso não acontece e um duplo-clique resultará no arquivo sendo aberto no UniSciTE.

As vantagens de se usar o Visual Studio para desenvolver código no Unity são várias. O VS é um ótimo editor de código (certamente melhor que o UniSciTE) e o auto-completar funciona perfeitamente (novamente graças ao .Net), mostrando somente os atributos e métodos dentro do contexto (ao contrário do UniSciTE que simplesmente mostra uma lista com todas as opções possíveis). Além disso, é possível compilar o código ainda no Visual Studio para verificar possíveis erros antes de voltar para o Unity e realizar os testes.

A utilização deste recurso é bastante simples. Vou explicar somente como fazer no Visual Studio Express, que é gratuito. Com um projeto aberto, basta ir em Assets -> Sync VisualStudio Project (imagem acima)  e pronto, a solução do Visual Studio já foi adicionada à pasta raíz do seu projeto (imagem abaixo). A partir daí, todo arquivo de código criado pela interface do Unity será adicionado ao projeto do Visual Studio. Arquivos criados dentro do Visual Studio também são adicionados automaticamente ao projeto do Unity, só não se esqueça de adicionar os arquivos dentro da pasta Assets, senão ele não aparecerá no jogo.

Mais informações: aqui.
Relacionados e Publicidade