Pular para o conteúdo
Início » Diversos » Dicas e conselhos para fazer e terminar projetos 3D

Dicas e conselhos para fazer e terminar projetos 3D

Hora de voltar à ativa recomendando links de outros textos interessantes que sempre vejo por aí! O deste post é uma série de dicas para profissionais e artistas 3D concretizar seus projetos neste ano:

Dicas para concretizar projetos relacionados à computação gráfica em 2009

Concordo com a lista dele. Alguns objetivos são realmente muito complicados e requeriam muito tempo. Quando via alguns contests 3D em diversos fóruns, são necessários meses pra conseguir ter alguma coisa concreta. A maioria dos estudantes normais (eu me incluo nessa) fazem as coisas no tempo livre e nem sempre esse tempo livre é grande, tendo de mexer com os projetos de forma mais demorada, fora os possíveis custos de equipamentos. Renderizar decentemente uma animação necessita de computadores com configurações altas, além de gastos com energia elétrica. A maioria dos estudantes e artistas com menos experiência não conseguem completar alguns objetivos e no meio do caminho desistem por ser bastante complexo e partem para outras coisas.

Sobre offshoring, isso é realmente um modelo de negócios rentável para o próprio profissional. Conheço um amigo que já me disse que fez modelos 3D para empresas do exterior ganhando dinheiro com isso. Um profissional freeelancer ganha experiência em modelagem além de garantir novos contatos. Nunca se sabe quando um contato que ele tenha vai para uma empresa média/grande e este contato recomenda o artista para trabalhar como freelancer e, no futuro, trabalhar in loco, ganhando bem com isso.

Eu recomendo que o artista possa fazer coisas mais simples para ganhar experiência pro portfólio e pra saber bem manusear as ferramentas. Contests 3D de personagens e cenários, animações simples, tudo é válido pra conseguir saber mais e conseguir montar um portfólio matador que pode ser a sua vitrine para entrar numa equipe de ponta e conseguir viver disso (isso para aqueles que ainda mexem com 3D mais no tempo livre e não trabalham diretamente com isso, como os profissionais 3D das empresas).

Relacionados e Publicidade