Uma das maiores críticas que tenho com o console-tijolo console-meio-tijolo da Sony é que quando você pensa em atualizar o firmware ou um jogo qualquer você tem de inicializar o PS3 e deixar ele por conta de atualizar, onde você não pode fazer nada com o console. E também na maioria das vezes a conexão no console é tão ruim que você teria de deixar o console atualizando de madrugada ou numa hora que você definitivamente não irá usar o videogame (diferente do download de demos onde a velocidade de download é alta). Na questão das atualizações de games ainda não surgiu nada sobre poder baixar de forma paralela e instalar depois, mas na questão do firmware você poderá baixar pelo PC e instalar usando um pen-drive no console.
O procedimento de instalação é simples: baixe aqui o firmware (que tem cerca de 154 MB a versão 3.0), e depois você cria as pasta PS3 (tudo em maiúscula) no seu pen-drive. Dentro das pasta do PS3 você cria uma outra pasta chamada UPDATE (também em maiúscula, do jeito que eu escrevi) e joga o arquivo baixado (de nome PS3UPDAT.PUP) pra esta pasta. Então você espeta o pen-drive numa das 2 portas USB padrão e vai em Definições –> Atualização do sistema –> Atualizar através de Suportes de armazenamento e pronto! Basta seguir as instruções e você terá o firmware 3.0 instalado!
Mas e quanto aos problemas? Bom, o jeito é esperar e ter sorte. Agora se você tiver um joystick Dual Shock 3 branco, aí eu recomendo não atualizar mesmo, já que o controle pode não funcionar. E também a atualização acaba sendo praticamente obrigatória, já que sem ela você não conseguirá nem se logar na PSN e jogar online (e ver a sua lista de amigos).
[Via Fórum do UOL Jogos]
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!