Pular para o conteúdo
Início » Diversos » Discussão do dia – Domínios .game e similares

Discussão do dia – Domínios .game e similares

Google News

Já faz algum tempo que a ICANN (órgão máximo que cuida dos domínios de internet (links .com e etc)) estava analisando a possibilidade de ter terminações .qualquercoisa. A partir do ano que vem empresas poderão fazer o registro, mas pagando o valor de 185 mil dólares. É interessante comentar isso aqui quando pensamos na indústria dos videogames. Talvez uma terminação interessante de se criar é a .game, para indicar que estamos falando de jogos de videogame. Qualquer jogo poderia entrar, e aí veríamos uma corrida das empresas para fazer o registro. Godofwar.game, Zelda.game, etc. Até a gente, onde já imaginei o site como select.game. Mas como a palavra “select” é, obviamente, conhecida, outras pessoas tentariam correr para fazer o registro primeiro, garantindo a propriedade e depois enxergando a venda do domínio a “preços elevados”. Isso já ocorre às vezes, onde, dependendo do rumor de um próximo game, alguém faz o registro rapidamente.

Voltando ao assunto das terminações .qualquercoisa, as empresas grandes veriam aqui uma possibilidade interessante. A Electronic Arts, por exemplo, tentaria arrumar o .ea, e a Ubisoft o .ubi, para ter terminações pequenas e de fácil memorização para os seus jogos. uplay.ubi, splintercell.ubi ou mesmo a terminação: conviction.splintercell e outros. Mas acho que o ICANN barraria certos registros, só indo para os principais, por conta do preço elevado dessa alteração.

E a Valve é outra que pode estar de olho. Exemplos: portal2.steam ou store.steam, o que abre o leque para n-possibilidades diferentes. Sendo que ela registraria apenas o .steam, os subdomínios ficariam a cargo dela, além de vermos os games da loja com um link game.steam. Claro que existem diversos riscos, listados nessa matéria do G1.

E você? O que acha dessas mudanças? Acha besteira, que deveria ficar como está? Apesar dessas alterações não fazer tanta diferença para a experiência do usuário, muitos gostam de entender essas nuances técnicas!

[Imagem via HowStuffWorks]