Na semana passada o Twitter da Revista Oficial do Xbox 360 no Brasil tinha dado alguns RTs (re-tweets) de assinantes que estavam recebendo a edição e que vinha com um disco de demonstração do jogo Carros 2, para o X360. No dia, tinha entendido que era apenas para os assinantes, sendo que a edição em banca viria a edição normal, sem o disco. Hoje, ao passar pela banca, ela estava sendo vendida com o disco, pois a e quem mora em Minas Gerais e Rio de Janeiro receberam também o brinde.
Comprei a edição. Alguns podem achar estranho, por eu não ter um Xbox. Fazendo um retrospecto resumido, o meu interesse está mais nas reportagens especiais e nos previews de determinados games, principalmente os que serão lançados também para Playstation 3. O preview do The Elder Scrolls: Skyrim foi interessante o suficiente para me interessar em jogar o Oblivion, arrumar emprestado, comprar o game e “ganhar hype” para a sequência do game da Bethesda:
Então a revista começou a usar os QRCodes, que são que são códigos que podem ser lidos por uma webcam/câmera de celular para acessar conteúdo exclusivo, como vídeos de trailers até entrevistas. Hoje as revistas tem de se diferenciar, pois hoje a maioria dos jogadores não compra revistas, optando por consumir informações pela internet, por ser de graça e pela velocidade com que as informações chegam até o jogador. A Dicas e Truques Playstation começou a usar também este recurso em suas páginas.
O disco de demonstração é um passo interessante, mesmo ter citado antes que eu não iria usufruí-lo, por ser uma revista do Xbox. Me pergunto se um dia veríamos algum disco de Blu-Ray do PS3 na Dicas e Truques Playstation ou na PS3W, hoje as 2 principais revistas do console no Brasil. Como existe um custo de prensagem, pode sair caro para uma empresa fazer uma ação desse tipo, ainda mais para um disco Blu-Ray. Claro que se a editora conseguir isso, pode gerar muito marketing nas redes sociais e nos sites/blogs.
Hoje vejo com bons olhos a diferenciação da internet, vendo notícias mais trabalhadas e com a vantagem de ser diagramada e com uma arte que combine com a matéria.Por exemplo: tanto na PS3W quanto na Dicas e Truques tivemos uma “linha do tempo” do apagão da PSN, para que os leitores tivesse um apanhado histórico do que aconteceu e das ações da Sony. Uma ideia que nem sempre passa pela mente dos blogueiros, por já termos feito diversos posts relacionados. Ainda assim sinto falta da temática da Edge, que era bastante focada na parte de desenvolvimento de jogos, com matérias sobre ferramentas e recursos que são usados pela indústria, como a matéria sobre captura de movimentos que li numa edição da Edge brasileira.
E vocês? Ainda compram revista de games? O que acham de iniciativas como essas dos QR codes e discos de demo?
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!