Início » Game Design » Divulgado o documento de design do primeiro GTA

Divulgado o documento de design do primeiro GTA

Hoje, 22/03/2011, é um dia especial para a franquia GTA. Há exatos dezesseis anos era finalizado o documento de design do primeiro jogo da série, quando ele ainda era conhecido como Race’n’Chase . E para comemorar a data, um membro da equipe original resolveu liberar este documento no Flickr.

O documento tem doze páginas e descreve em linhas gerais o funcionamento do jogo, como seriam seus diversos modos, os controles, os requisitos técnicos e etc. É curioso ver como algumas das coisas descritas ali foram sendo aproveitadas ao logo da franquia, enquanto outras foram abandonadas. Por exemplo, um certo tabu nos jogos da Rockstar é o fato de nunca aparecerem crianças nas partes de sandbox (impedindo assim que você atropele ou descarregue todo seu Dead Eye nas coitadinhas). Mas esse documento lista como possíveis pedestres disponíveis no jogo (e que poderiam eventualmente ser atropelados) justamente as crianças e guardas de trânsito.

Outra idéia interessante e que aumenta bastante a imersão é o uso do mapa, que seria impresso. O jogo deveria limitar as pausas do jogador e ele deveria estacionar o carro pra consultar o mapa, de forma parecida ao mundo real. É curioso  também como a ausência do mapa in-game e o uso de um mapa real naquela época parecia um conceito interessante, mas hoje seria digno de muitos protestos por parte dos jogadores.

Originalmente, GTA parecia ser um jogo muito mais pensado no multi-player, em rede ou em tela dividida, mas no fim acabou caminhando para o single-player. A idéia era trazer quatro modos de jogo: uma corrida entre dois pontos da cidade aberta (algo que Burnout Paradise fez muito tempo depois), um modo de batidas onde o jogador que destruísse o maior número de inimigos vencia, um modo de roubo a bancos onde o jogador seria o ladrão, e um último modo onde o jogador seria a polícia e deveria impedir a fulga dos ladrões do banco.

Na parte técnica, muito é falado sobre como os cenários seriam construídos para simular um 3D visto de cima e como as áreas do jogo seriam combinadas para montar uma grande cidade que deveria ser atravessada sem a presença de loadings. Ainda que não muito detalhados, os conceitos técnicos do jogo estão todos ali: a possibilidade de fazer zoom-in/out, os sprites dos carros serem rotacionados por software (ao invés de cada direção ser uma imagem diferente), os efeitos climáticos, os itens de interface, menus e etc.

Enfim, este é apenas um pequeno documento que certamente não vai ajudar ninguém a fazer o seu próprio GTA, mas é uma leitura leve e rápida que deve agradar tanto a desenvolvedores quanto a jogadores. Fica a dica pela curiosidade e que outros desenvolvedores gostem da idéia e também liberem documentos de design de outros jogos clássicos.

Segue a lista com todas as páginas do documento: [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12].

Via: Develop.

Relacionados e Publicidade
Marcações: