Os consoles de videogames e, posteriormente, os computadores gamers estão entre os artigos eletrônicos mais cobiçados pelo público. Desde a criação dos primeiros videogames, no final da década de 1950, os consoles passaram por grandes evoluções tanto em hardware quanto em software até chegar aos modelos atuais, capazes de simular à perfeição traços humanos, paisagens de tirar o fôlego e até máquinas inimagináveis. Pensando nisso, preparamos uma breve linha do tempo sobre como foi a evolução dos consoles de videogames. Confira:
Os primeiros jogos eletrônicos e consoles
Pode-se afirmar que o primeiro jogo eletrônico surgiu em 1952 e foi batizado de OXO, porque seu programador criou um algoritmo para simular o famoso “jogo da velha” em um antecessor dos computadores chamado EDSAC, como parte de um projeto sobre a interação entre humanos e máquinas para a Universidade de Cambridge (sua tela era formada por uma matriz de luzes que eram acesas no padrão do jogo).
Já o primeiro “console” foi adaptado em 1958, a partir de um osciloscópio (instrumento usado para medir sinais elétricos e convertê-los em um gráfico visível em uma tela), por um físico em um laboratório militar, nos EUA, para entreter seus colegas. O jogo foi chamado de “Tennis for Two” e adaptava a tela do aparelho para simular uma quadra de tênis, duas raquetes e uma bolinha. No entanto, o aparelho era tão grande e volumoso que ocupava basicamente uma sala inteira.
Foi só em 1968 que foi criado o primeiro videogame caseiro, “Brown Box”, patenteado por Ralph Baer, um engenheiro alemão que fugiu da Alemanha Nazista pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial. O console tinha 12 jogos simples programados em sua memória, como tênis e futebol, e foi lançado pela empresa Magnavox, sendo encarado como o primeiro produto comercial do tipo.
Década de 1970 e 1980
Na década de 1970, a Magnavox lançou seus grandes sucessos, o Odyssey 100 (1972) e o Odyssey 2 (1978). Esses consoles foram os primeiros a utilizar placas programáveis externas para armazenar os jogos, tecnologia que evolui para os famosos cartuchos.
Em 1972, também surgiu o jogo mais famoso da história, “Pong”, lançado pela recém-fundada Atari e que virou febre no mercado americano.
1976 foi o ano que a Atari desenvolveu e lançou o console mais conhecido da época, o Atari 2600, o primeiro juntamente do console Channel F a utilizar cartuchos de jogos. No Brasil, esse console chegou apenas em 1981, através da marca Polivox, em uma época que o console já não era mais produzido nos EUA.
Em 1982, o Colecovision foi lançado pela Connecticut Leather Company, uma empresa de produção de couros, e foi o primeiro videogame a receber uma atualização de hardware – um adaptador de cartuchos para que o console pudesse rodar os games do Atari 2600. Nesse console surgiu o primeiro jogo do personagem Donkey Kong.
Em 1985, a supremacia do Atari foi substituída pela nova gigante do mercado, a Nintendo, com seu primeiro console, o NES (Nintendo Entertainment System), também conhecido como “Nintendinho” pelo seu formato atarracado. Nele surgiram grandes jogos, como Super Mario Bros, Metroid e Legend of Zelda. O concorrente da época era o Master System, da Sega, com lançamentos como Alex Kidd e Rambo. O diferencial desses sistemas era que já eram produzidos por empresas terceirizadas e também aceitavam jogos de outros sistemas apenas se fosse utilizado um adaptador de cartucho.
Década de 1990 e 2000
A década de 1990 foi marcada pela constante competição entre a Nintendo, com os lançamentos do Super Nintendo (1990) e do Nintendo 64 (1996), e a Sega, com Mega Drive (1991), Sega Saturn (1995) e DreamCast (1998). O grande salto evolutivo foi que os sistemas passaram a utilizar processadores de 32 e 64 bits, e iniciaram a era dos jogos gravados em CDs.
Porém foi no ano de 1995 que o balanço de poder das empresas japonesas de videogames mudou com o lançamento do PlayStation, da Sony. O console era mais avançado, mais rápido e com uma placa de vídeo melhor que os concorrentes, além de possuir dois slots para introduzir cartões de memória, para salvar o progresso dos jogos.
A Sony se tornou a maior fornecedora de consoles de videogame do mundo após o lançamento do PlayStation 2, no ano 2000, com mais de 157 milhões de unidades vendidas no mundo. Em 2001, a Microsoft entrou no mercado com o lançamento do Xbox.
Já em 2005 foi lançado o Xbox 360 para desbancar a soberania do PlayStation 2 – ambos os consoles rodam jogos gravados em DVDs. Já no final de 2006 a Sony lança ao mercado o PlayStation 3, o primeiro console a utilizar a tecnologia de Blu-Ray, o que dificultava os esforços de pirataria do mercado. Em 2006, a Nintendo lança seu console Wii, mas não consegue competir com Sony e Microsoft, e passa a concentrar seus esforços nos videogames portáteis.
2010 e atualmente
O ano de 2013 foi marcado pelo lançamento do PlayStation 4 e do Xbox One; esses consoles passaram a utilizar, com mais naturalidade, jogos armazenados em nuvem e já não necessitavam das mídias físicas dos jogos, confiando cada vez mais em HDs de alto armazenamento.
A última geração de videogames, e a mais atual, foi lançada em 2020, com a introdução do PlayStation 5 e do Xbox Series X/S. Esses consoles são os primeiros a ter opção de compra sem o leitor de mídia física e também a incorporar uma memória SSD, para que os jogos rodem em alta qualidade.