Pular para o conteúdo
Início » Playstation 3 » Dos troféus esdrúxulos aos troféus criativos do Playstation 3

Dos troféus esdrúxulos aos troféus criativos do Playstation 3

Google News

trofeus_flausino_26-08-2009

Alguns podem estar cansados do papo de troféus do Playstation 3 aqui. Como a gente tem um ranking constantemente atualizado, existe interesse dos leitores em comentar um pouco sobre isso. Fora que dá pra ter altas discussões sobre estratégias nos games e até mesmo colaboração em co-ops. Algumas vezes durante o meu zeramento em Resident Evil 5, o Tango comentava: aqui você pode tentar fazer certo troféu, o que me fazia parar pra tentar. Não comprometia a diversão, já que como estava no local correto e meu colega de co-op é um caçador de troféus nato, então eu tentava. Mas tem certos troféus que chegam a ser ridículos, e outros que são motivo de orgulho do jogador.

Mas antes de continuar, um aviso: o post poderá conter spoilers de games.

Quando pensava em adquirir o Xbox 360, um dos motivos era o sistema de conquistas. Poder mostrar pro mundo as suas realizações nos games e dizer que conseguiu certo feito é um orgulho gamer. A conquista Seriosly, do Gears of War, é um exemplo clássico de conquista difícil e motivo de orgulho: matar 10 mil num multiplayer é mostrar que gosta mesmo do jogo e que é bom no multiplayer. Isso te dá status perante os seus amigos que também tem o console. O papo “o meu é maior que o seu”, ou “eu sou melhor que você!”. Mas o X360 também tinha as suas conquistas ridículas, como o game King Kong, com apenas 1 conquista de 1000 pontos: terminar o jogo, ou mesmo conquistas que não dão ponto. As produtoras poderiam inovar mais e criar algo interessante pra aumentar o replay-value do game. É pra isso que servem as conquistas e troféus: fazer com que a gente tenha mais coisas pra fazer com aquele game.

No Playstation 3 também tem aqueles jogos que tem os troféus ridículos e os fáceis demais. Burnout Paradise, por exemplo, é fácil para ser platinado em virtude da sua pouca dificuldade na parte básica: reparar o seu primeiro carro já te dá um troféu. Destruir 3 Bilboards, vencer a primeira corrida offline, entrar num Road Rage com certo carro…você começa a jogar e os troféus pipocam na tela. É claro que depois de algum tempo eles começam a rarear, só sobrando, pra maioria, troféus como “Tem de juntar 8 jogadores online no Wildcats Baseball Stadium”, onde você tem de contar com a sorte de entrar numa sala com 7 jogadores (e aí a sala fica com 8, contando você) e pedir pro líder da sala fazer o evento. É claro que tem também o maldito troféu do mugshot, obrigatório pra conseguir o troféu de platina e relativamente fácil, contando que tem de ter uma câmera compatível com o Playstation 3 ligada, o que vira um dos troféus mais “dor de cabeça” pra conseguir, além de ser custoso financeiramente. Só a Playstation 3 Eye, a câmera oficial, custa cerca de 40 dólares em lojas online no exterior. Praticamente o preço de um jogo AAA.

Mas esse troféu do Burnout não supera o Terminator: Salvation no quesito “piores troféus” do Playstation 3. O jogo tem apenas 13 troféus, sendo que 12 deles são de ouro e 1 de platina. Isso mesmo: só 12 de ouro. Nenhum de prata e nenhum de bronze.9 desses troféus são pra completar cada capítulo e 2 deles são pra completar no nível médio e no hard (além do troféu de platina). Talvez a produtora tenha detectado que o jogo seria uma porcaria e aí colocou pouca dificuldade neste game. Pros caçadores realmente hardcore de troféus será um lucro tremendo, já que um troféu dourado conta mais que os de prata e bronze. Pra quem quer ver troféus criativos, o Terminator leva nota zero.

Então chegamos ao lado realmente bom dos troféus do Playstation 3. Games com troféus difíceis. Muito difíceis, e criativos (em média). O Marcelo chegou a comentar que o Demon’s Souls tem de ser completado pelo menos 4 vezes pra conseguir platina, o que dá umas 240 horas. Outro exemplo é o Lumines, com troféus dignos de um game hardcore: zerar por exemplo o Puzzle Mode ou o Mission Mode não é pra qualquer um. No Mission eu ainda não completei o Easy e tem uma missão onde você tem de apagar todos os blocos em 5 minutos. Alguns podem achar: moleza! Até verem que você tem de ter um cérebro muito apurado e saber pensar rapidamente pra conseguir jogar este game. Um game pra deixar o Tetris orgulhoso. E bastante difícil!

Mas eu ainda não comentei sobre o game-sensação do Playstation 3: LittleBigPlanet. Temos aqui alguns dos troféus mais interessantes que eu já vi: de prata temos, por exemplo, o Virtual Survivor, onde você tem de sobreviver e ganhar 3750 pontos na fase de sobrevivência no pacote de fases do Metal Gear. Esse até que não é tão difícil se comparado com os troféus dourados do game: Create, onde você tem de publicar uma fase e ganhar 50 favoritos dos usuários, além de você ganhar 30 favoritos em seu PSN-ID. Share, onde você tem de jogar pelo menos 150 fases online, etiquetar 50 e favoritar 10.

E o troféu mais difícil do jogo, o que é uma carta de amor aos gamers hardcore: Play, onde você terá de passar todas as fases do jogo sem morrer. Ah, mas o jogo é fácil, é só um game estilo Mario com bonequinhos de pano! OK, quando você jogar e ver que a dificuldade das fases vai aumentando até chegar na fase The Bunker você vai ver que o game não é nem um pouco infantil. As últimas fases do jogo são insanas, cruéis, e a fase The Bunker, no último mundo, é o ápice da dificuldade extrema: num ponto da fase há uma roda gigante onde você tem de ir de cima pra baixo, por dentro dela. A roda fica rodando infinitamente, com muitas armadilhas. Passar sem morrer não é pra qualquer um, e o Daniel Trezub é o único colega nosso da PSN que conseguiu o feito.

Eu só consegui 100% dos adesivos da fase, o que já é um pouco difícil, por ter 2 lugares onde é necessário ter 2 e 3 pessoas pra te ajudar. Então completar 100% dos stickers do jogo também é um troféu difícil, por demandar tempo e precisar de ajuda de outros jogadores online.

Dá pra ter troféus interessantes? Sim. Basta a produtora conseguir pensar bem. Diz-se que os produtores do Heavy Rain estavam ralando pra pensar em colocar este recurso, por causa do estilo possivelmente único do jogo, que lembra um filme interativo. Então eles conseguiram uma solução.

Pode surgir troféus ruins futuramente? Sim, mas também poderemos ver verdadeiros exemplos de criatividade e desafios, como em muitas conquistas do Xbox 360 e muitos troféus no Playstation 3.

E você conhece algum? Poste aqui exemplos de conquistas/troféus criativos e troféus/conquistas toscas e ruins.

30 comentários em “Dos troféus esdrúxulos aos troféus criativos do Playstation 3”

  1. A situação mais engraçada nos trofeus foi no Fifa 09.

    Na cobrança de um escanteio ao invés de cobrar pra area chamei um jogador, passei a bola pra ele e ele fez um cruzamento, dai um jogador deu um testaço e fez uma bucha. Dai quando saiu o gol pipocou 3 trofeus.

    – gol de cabeça
    – gol de um zagueiro
    – gol com a bola batendo na trave antes de entrar

    Ri muito naquela situação.

  2. Deveria ter um gamercard que somasse os stats do 360 e do PS3 aí sim eu estaria um pouco melhor no ranking.

    Pois fiz 1000G(Platinei) no 360, COD4, Bully e Lost ( esse não conta.. )

  3. —————– SPOILER! —————–

    Flower foi um jogo que me deu dois troféus muito interessantes.

    Da primeira vez, logo que comprei o jogo, passei de duas fases e minha mulher me chamou pro almoço, que estava pronto. Pausei o jogo, fui almoçar enquanto conversava com ela e um amigo que estava visitando.

    Do nada, PLIM!, Barulhinho de troféu. Olhei para a TV, incrédulo, e vi no canto da tela "Healthy Play". Disse "Não, não acredito! É brincadeira!". Estava lá, pausar o jogo por 10 minutos.

    Passei um tempo afastado do Flower, enquanto jogava outros jogos, só voltando a jogar final do mês passado. Entrei no jogo, selecionei a fase, e PLIM! Outro troféu??

    "Welcome Back", volte a jogar após uma semana sem entrar no jogo.

    O mais engraçado é que eu não tinha consultado a lista de troféus (eles não são do tipo hidden – ocultos), e ganhei-os exatamente como deveria ter ganho. Nada de avançar relógio, pausar por querer, nada disso.

    Foi uma surpresa bem interessante e até mesmo divertida.

  4. Uma coisa a se observar nos troféus de ps3 é que eles tem um esquema de pontuação máxima dada aos desenvolvedores, então eles têm um limite de quantos criar. E ainda por cima jogos da PSN tem limite menor.

    Resultado, Fat Princess tem um monte de troféus legais, mas todos eles são bronze. Até mesmo esse:

    1-800-CAKE. Kill 2253 players online with at least 50 kills using each class.

    (o leitor que sacar o motivo do número "2253" ganha 5 internets 🙂 )

    1. Cacete, esse troféu é escrotão…

      2253 = CAKE utilizando as letras do teclado telefônico.

      Fácil. Muitos números nos EUA utilizam a idéia de letras para tornar seus números mais fáceis.Uma ótima idéia que eu gostaria de ver popularizada aqui.

  5. Mais uma boa: X-Men Origins – Wolverine

    O jogo é ESRB Mature (e também pudera: só Cavaleiros do Zodíaco tem mais sangue que ele…) e portanto o pessoal não fez troféus "bobinhos". Uma série deles utiliza referências extremamente pops do mundo nerd:

    – WoW: Em uma caverna na tundra gelada, você encontra o esqueleto de Arthas, ao lado da espada Frostmourne. É uma referência óbvia a World Of WarCraft.
    – Shotgun Epic FAIL: Matar um determinado inimigo com sua própria escopeta. Referência clara ao meme FAIL.
    – The Cake: em uma determinada fase, de uma determinada forma, você encontra um bolo. Portal, claro, especialmente por causa das condições onde e como você encontra o dito cujo.
    – Found!: em uma selva você encontra uma misteriosa escotilha. Não acompanhei mais que uma temporada, mas tenho certeza que isso é uma referência a Lost.

    1. Não se esqueça do proprio Fat Princess, cheio de referencias ao Portal também.

      Parece que além da ótima musica que conquistou o pessoal, "O bolo é uma mentira" virou uma frase que define uma geração de games inteira. 😉

      Hummmm, aonde foi que eu vi algum trofeu relacionado ao "All your bases are belong to us"?

      Ahhh, e o proprio GTA que "pega emprestado" alguns trofeus de outros games, tal como o "Top of the midnight club" e "Assassin´s Greed" 😉

  6. Não tenho um PS3, mas falo pela minha experiencia com o 360. Eu não fico caçando Achievements. A idéia de perder o meu tempo pra fazer uns negócios impossíveis não me agrada muito, até porque eu não tenho muito tempo pra isso.

    Mas o meu ponto é que Trophies/Achievements são muitas vezes forçados – vocês deram vários exemplos. Um dos meus favoritos pra isso é Assassin's Creed. Caralho, pegar bandeirinhas, meu? Que negócio mais pointless. Não é divertido pegar bandeira. Antes fosse pegar billboards em Paradise – que é praticamente o mesmo tipo de desafio, mas muito mais divertido. Não?

    É legal achievement do tipo "Fratricide" de Portal. Dá uma pitada de humor ao jogo onde você não espera. (Muitos vão discordar de mim nisso, porque os negócios são feitos pra você mostrar o quanto hardcore você é, não pra dar uma quebrada no ritmo do jogo :P)

    1. Também odeio o papo das bandeirinhas, assim como odeio o trofeu do Wolverine de maximizar os reflexos (PO, ficar jogando a mesma fase inumeras vezes apenas pra subir aquilo eh irritante).

      Mas adoro aquele trofeu que ao aparecer voce da algumas risadas (Exemplo: Disgaea 3, depois de ficar 10 horas jogando aparece um trofeu com a mensagem: Vai consultar um médico), rolei de rir. E também gosto de troféu que demonstra a sua habilidade com algum game, como é por exemplo aquele citado do Little Big Planet (O qual eu, assim como o Daniel, também tenho, mas esqueceram ! hehehe).

      1. "E também gosto de troféu que demonstra a sua habilidade com algum game, como é por exemplo aquele citado do Little Big Planet (O qual eu, assim como o Daniel, também tenho, mas esqueceram ! hehehe)"

        Não sabia que você também tinha o troféu Play. Parabéns!

        Ah, e depois me ajude e me favorite no jogo! Só falta 1 coração pra eu ganhar um troféu xD

        1. Rodrigo, eu normalmente favorito todos os que estão na minha lista de amigos, assim como suas fases.

          Se eu não te adicionei ainda foi pq o meu game estava emprestado, mas como eu estou com uma cópia de um amigo aqui em casa que peguei numa situação de emergência (Visita a casa de um amigo que a filha estava louca pra conhecer o LBP) eu vou te adicionar hj mesmo.

          Please, se possivel, faça o mesmo. Mesmo não tendo uma fase boa, adoraria ganhar o Platinum (Apenas me falta os votos na pessoa e fase, e jogar com 3 amigos da lista).

          1. Só dizer o dia e eu apareço pra ajudar.

            Esse fim de semana eu estava louco para jogar algum multiplayer coop, de Army Of Two a LittleBigPlanet. Mas ninguém apareceu… =(

  7. Não tenho um PS3, mas falo pela minha experiencia com o 360. Eu não fico caçando achievements. A idéia de perder o meu tempo pra fazer uns negócios impossíveis não me agrada muito, até porque eu não tenho muito tempo pra isso.

    Mas o meu ponto é que Trophies/Achievements são muitas vezes forçados – vocês deram vários exemplos. Um dos meus favoritos pra isso é Assassin's Creed. Caralho, pegar bandeirinhas, meu? Que negócio mais pointless. Não é divertido pegar bandeira. Antes fosse pegar billboards em Paradise – que é praticamente o mesmo tipo de desafio, mas muito mais divertido. Não?

    É legal achievement do tipo "Fratricide" de Portal. Dá uma pitada de humor ao jogo onde você não espera. (Muitos vão discordar de mim nisso, porque os negócios são feitos pra você mostrar o quanto hardcore você é, não pra dar uma quebrada no ritmo do jogo :P)

  8. Não tenho um PS3, mas falo pela minha experiencia com o 360. Eu não fico caçando achievements. A idéia de perder o meu tempo pra fazer uns negócios impossíveis não me agrada muito, até porque eu não tenho muito pra isso.

    Mas o meu ponto é que Trophies/Achievements são muitas vezes forçados – vocês deram vários exemplos. Um dos meus favoritos pra isso é Assassin's Creed. Caralho, pegar bandeirinhas, meu? Que negócio mais pointless. Não é divertido pegar bandeira. Antes fosse quebrar billboards em Paradise – que é praticamente o mesmo tipo de desafio, mas muito mais divertido. Não?

    …É legal achievement do tipo "Fratricide" de Portal. Dá uma pitada de humor ao jogo onde você não espera. (Muitos vão discordar de mim nisso, porque os negócios são feitos pra você mostrar o quanto hardcore você é, não pra dar uma quebrada no ritmo do jogo :P)

  9. Realmente esse negócio de banderinhas/emblemas/shards é um saco, no inFamous tem que pegar 350 shards pela cidade e eu tenho 349 e não consigo achar a ultima.
    O do RE5 de atualizar todas as armas é um saco que tem que ficar jogando só p/ pegar grana.

    Agora vcs querem ver troféus idiotas?
    Vejam os meus do jogo Sonic ultimates genesis colection eheheh; http://ps3trophycard.com/profile/leodahas/584. pelo menos a metade é só jogar os jogos. Tiveram uns 10 só que deram trabalho.

    Eu pessoalmente gostei do estilo de troféus do RE5 (tirando o de cima) e do HAWX, onde vc ganha um de bronze se passar de cada nivel do jogo. Se completar no normal/easy ganha +1 bronze, no hard 1+prata e no pro/veteran/elite ganha 1 Ouro.
    Aí o resto e matar alguns inimigos e coisas de multiplayer.

      1. eu descobri isso no Uncharted hehe
        E jáfechei o Hawx no Elite logo de primeira. É só aprender a matar os inimigos com a metralhadora pq os misseis são escaços.
        Agora falta os de multiplayres que sei que vou sofrer.

  10. O problema com Troféus fáceis, ou mesmo ridículos, é um só. Se criou um falso conceito na indústria há algum tempo que, por algum motivo esdrúxulo, continua na moda: o jogador casual. Esse conjunto de criaturas míticas, que incluiria a minha e as suas mães, avós, e outras pessoas que sabemos que nunca vão jogar, tornou-se automagicamente o foco da indústria, e, descobrir o segredo para agradá-las, uma espécie de Santo Graal para os game producers. Desde então, sempre que um game designer sugere qualquer coisa que tenha um nível relativo de dificuldade, é contrariado por toda uma equipe raivosa e precisa armar-se dos melhores argumentos para convenver a todos que aquilo "não é nem tão difícil assim".

    De uma hora para outra os jogos passaram a ser direcionados a estas pessoas, um suposto "novo mercado", e não àqueles que criaram e financiaram a indústria jogos, e que são responsáveis por termos chegado onde chegamos, que são os hard core gamers, os que viram a noite em lan houses, ou mesmo em casa, a base de coca-cola e salgadinho.

  11. Bruno Palermo

    (cont) Aí vem a incoerência da coisa. Troféus são, primordialmente, destinados a aumentar o replay value do jogo, certo? Ou seja, fazer com que você continue jogando e, mesmo assim, vendo coisas novas, que farão com que siga jogando mais ainda. Jogadores casuais são aqueles que, primordialmente, não se dedicam a ficar jogando um determinado jogo incessantemente, certo? Pois bem, por que CARALHO, a feature que é voltada para o ato contínuo de jogar é voltada para aqueles que normalmente não tomam parte no dito ato?

  12. Bruno Palermo

    Por último, só um comentário sobre a falácia máxima dos defensores do foco no jogador casual: "Nos últimos 20 anos a idade média do jogador de videogame aumentou, isso significa que pessoas de mais idade estão jogando mais". Não, isso significa que, como todo mundo, os hard core gamers envelhecem… E nos últimos 20 anos cada um envelheceu pra cacete! Por exemplo, a média de idade do jogador de videogame na minha casa em 1990 era aproximadamente 12 anos, hoje é de 31. Ninguém novo está jogando lá, ma sos três jogadores existentes envelheceram… É isso que dá deixar cálcula na mão de gente de humanas…

    PS que frescura esse limite de tamanho do comment!!!

  13. Os troféus são um reconhecimento por nosso feitos nos jogos bem como para nos sentirmos melhores depois de termos gasto dinheiro com eles.
    Um troféu bacana é aquele que vc tem que se suicidar de um helicoptero no BAD COMPANY.
    Porém no mesmo jogo outro troféu é o de 10000 kills online.O jogo é bom mas existem outros e não da´pra ficar 3 meses no ano jogando um só jogo para conseguir um troféu.

  14. Eu, como alguns aqui, acho troféus legais para aumentar o replay value. Por exemplo, tem um troféu no MotorStorm: Pacific Rift que você tem de ganhar 10 corridas explodindo na chegada. Poxa, explodir na chegada é MUITO LEGAL, dá gosto de tentar a juntar todas, e é algo que te motiva a tentar fazer isso, sabe?

    Mas eu não vou fazer algo que eu considere chato só para ganhar um troféu, dá um tempo :p para mim troféu é só para dar replay value em jogos legais.

    Ou seja, quem dera Heavenly Sword tivesse troféus… um jogo tão lindo, mas tão curto…

Não é possível comentar.