Pular para o conteúdo
Início » Playstation 3 » Dos troféus esdrúxulos aos troféus criativos do Playstation 3

Dos troféus esdrúxulos aos troféus criativos do Playstation 3

trofeus_flausino_26-08-2009

Alguns podem estar cansados do papo de troféus do Playstation 3 aqui. Como a gente tem um ranking constantemente atualizado, existe interesse dos leitores em comentar um pouco sobre isso. Fora que dá pra ter altas discussões sobre estratégias nos games e até mesmo colaboração em co-ops. Algumas vezes durante o meu zeramento em Resident Evil 5, o Tango comentava: aqui você pode tentar fazer certo troféu, o que me fazia parar pra tentar. Não comprometia a diversão, já que como estava no local correto e meu colega de co-op é um caçador de troféus nato, então eu tentava. Mas tem certos troféus que chegam a ser ridículos, e outros que são motivo de orgulho do jogador.

Mas antes de continuar, um aviso: o post poderá conter spoilers de games.

Quando pensava em adquirir o Xbox 360, um dos motivos era o sistema de conquistas. Poder mostrar pro mundo as suas realizações nos games e dizer que conseguiu certo feito é um orgulho gamer. A conquista Seriosly, do Gears of War, é um exemplo clássico de conquista difícil e motivo de orgulho: matar 10 mil num multiplayer é mostrar que gosta mesmo do jogo e que é bom no multiplayer. Isso te dá status perante os seus amigos que também tem o console. O papo “o meu é maior que o seu”, ou “eu sou melhor que você!”. Mas o X360 também tinha as suas conquistas ridículas, como o game King Kong, com apenas 1 conquista de 1000 pontos: terminar o jogo, ou mesmo conquistas que não dão ponto. As produtoras poderiam inovar mais e criar algo interessante pra aumentar o replay-value do game. É pra isso que servem as conquistas e troféus: fazer com que a gente tenha mais coisas pra fazer com aquele game.

No Playstation 3 também tem aqueles jogos que tem os troféus ridículos e os fáceis demais. Burnout Paradise, por exemplo, é fácil para ser platinado em virtude da sua pouca dificuldade na parte básica: reparar o seu primeiro carro já te dá um troféu. Destruir 3 Bilboards, vencer a primeira corrida offline, entrar num Road Rage com certo carro…você começa a jogar e os troféus pipocam na tela. É claro que depois de algum tempo eles começam a rarear, só sobrando, pra maioria, troféus como “Tem de juntar 8 jogadores online no Wildcats Baseball Stadium”, onde você tem de contar com a sorte de entrar numa sala com 7 jogadores (e aí a sala fica com 8, contando você) e pedir pro líder da sala fazer o evento. É claro que tem também o maldito troféu do mugshot, obrigatório pra conseguir o troféu de platina e relativamente fácil, contando que tem de ter uma câmera compatível com o Playstation 3 ligada, o que vira um dos troféus mais “dor de cabeça” pra conseguir, além de ser custoso financeiramente. Só a Playstation 3 Eye, a câmera oficial, custa cerca de 40 dólares em lojas online no exterior. Praticamente o preço de um jogo AAA.

Mas esse troféu do Burnout não supera o Terminator: Salvation no quesito “piores troféus” do Playstation 3. O jogo tem apenas 13 troféus, sendo que 12 deles são de ouro e 1 de platina. Isso mesmo: só 12 de ouro. Nenhum de prata e nenhum de bronze.9 desses troféus são pra completar cada capítulo e 2 deles são pra completar no nível médio e no hard (além do troféu de platina). Talvez a produtora tenha detectado que o jogo seria uma porcaria e aí colocou pouca dificuldade neste game. Pros caçadores realmente hardcore de troféus será um lucro tremendo, já que um troféu dourado conta mais que os de prata e bronze. Pra quem quer ver troféus criativos, o Terminator leva nota zero.

Então chegamos ao lado realmente bom dos troféus do Playstation 3. Games com troféus difíceis. Muito difíceis, e criativos (em média). O Marcelo chegou a comentar que o Demon’s Souls tem de ser completado pelo menos 4 vezes pra conseguir platina, o que dá umas 240 horas. Outro exemplo é o Lumines, com troféus dignos de um game hardcore: zerar por exemplo o Puzzle Mode ou o Mission Mode não é pra qualquer um. No Mission eu ainda não completei o Easy e tem uma missão onde você tem de apagar todos os blocos em 5 minutos. Alguns podem achar: moleza! Até verem que você tem de ter um cérebro muito apurado e saber pensar rapidamente pra conseguir jogar este game. Um game pra deixar o Tetris orgulhoso. E bastante difícil!

Mas eu ainda não comentei sobre o game-sensação do Playstation 3: LittleBigPlanet. Temos aqui alguns dos troféus mais interessantes que eu já vi: de prata temos, por exemplo, o Virtual Survivor, onde você tem de sobreviver e ganhar 3750 pontos na fase de sobrevivência no pacote de fases do Metal Gear. Esse até que não é tão difícil se comparado com os troféus dourados do game: Create, onde você tem de publicar uma fase e ganhar 50 favoritos dos usuários, além de você ganhar 30 favoritos em seu PSN-ID. Share, onde você tem de jogar pelo menos 150 fases online, etiquetar 50 e favoritar 10.

E o troféu mais difícil do jogo, o que é uma carta de amor aos gamers hardcore: Play, onde você terá de passar todas as fases do jogo sem morrer. Ah, mas o jogo é fácil, é só um game estilo Mario com bonequinhos de pano! OK, quando você jogar e ver que a dificuldade das fases vai aumentando até chegar na fase The Bunker você vai ver que o game não é nem um pouco infantil. As últimas fases do jogo são insanas, cruéis, e a fase The Bunker, no último mundo, é o ápice da dificuldade extrema: num ponto da fase há uma roda gigante onde você tem de ir de cima pra baixo, por dentro dela. A roda fica rodando infinitamente, com muitas armadilhas. Passar sem morrer não é pra qualquer um, e o Daniel Trezub é o único colega nosso da PSN que conseguiu o feito.

Eu só consegui 100% dos adesivos da fase, o que já é um pouco difícil, por ter 2 lugares onde é necessário ter 2 e 3 pessoas pra te ajudar. Então completar 100% dos stickers do jogo também é um troféu difícil, por demandar tempo e precisar de ajuda de outros jogadores online.

Dá pra ter troféus interessantes? Sim. Basta a produtora conseguir pensar bem. Diz-se que os produtores do Heavy Rain estavam ralando pra pensar em colocar este recurso, por causa do estilo possivelmente único do jogo, que lembra um filme interativo. Então eles conseguiram uma solução.

Pode surgir troféus ruins futuramente? Sim, mas também poderemos ver verdadeiros exemplos de criatividade e desafios, como em muitas conquistas do Xbox 360 e muitos troféus no Playstation 3.

E você conhece algum? Poste aqui exemplos de conquistas/troféus criativos e troféus/conquistas toscas e ruins.

Relacionados e Publicidade