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É importante entender e estudar o J R R Tolkien e suas obras?

Gandalf, o Cinzento - Senhor dos Anéis
Google News

Gandalf, por John Howe

Pesquisa de opinião aqui! Tava lendo os comentários de um post do Continue sobre desenvolvimento de jogos e aí o povo andou comentando sobre um tal de Tolkien. Então decidi postar este texto que aparenta ser fora de desenvolvimento de jogos, mas também é importante um game designer pelo menos saber quem ele é.

E quem é o tal do Tolkien? Ele é o criador do Hobbit e do “melhor livro de ficção que já li” Senhor dos Anéis. Eu li a série principal umas 3 vezes inteiras. Vi os filmes várias vezes. Não tenho os livros (mas ainda penso em comprar pra ter aqui em casa). Mas a importância do cara pra literatura fantástica é enorme. O cara criou um universo inteiro dentro do jogo. Criou religião, criou vegetação, desenhou e esboçou mapas. Criou uma mitologia própria. O cara foi tão perfeccionista que ele calculava de maneira quase precisa a distância pra chegar a pé de um ponto a outro. Eu me lembro de ter lido que ele consultava manuais de marcha do Exército e ele calculava a distância em dias prum personagem ir de um local a outro. Se você for analisar bem, o RPG atual (de mesa e de games) bebeu muita coisa do cara. Ele que praticamente popularizou este estilo de escrita e conseguiu virar lenda. Acho que o RPG e até os games não seriam o que são hoje se o cara não tivesse existido. Pode parecer fanboysismo demais, mas se for analisar bem, muita coisa se baseou em suas obras e outras obras fantásticas ficaram igualmente famosas.

Aí eu vi no Continue opiniões diversas sobre “tem de ler o Tolkien” ou não precisa ler o Tolkien pra fazer um RPG de fantasia medieval. Também tem pessoas que recomendaram outros autores e outros livros. É claro que o próprio Tolkien se baseou no folclore europeu pra se basear nas suas obras. Como o Beowulf, mitologia nórdica, contos ingleses, etc etc etc.

Aí eu pergunto a vocês: é realmente necessário entender o cara pra ser um bom game designer? Tudo bem que a resposta padrão é “não”, mas e pra criar um universo próprio? Ou será que algum filme, livro, desenho animado, etc não tenha se baseado direta e indiretamente dele e você não sabe? Complicado dizer. É claro que eu poderia me basear na mitologia egípcia que não teve influências do Tolkien (óbvio). Ou na mitologia grega (fanboy de God of War detected!). Realmente, não precisaria ler o Tolkien. Mas será que a mitologia grega é tão complexa quanto o mundo do Senhor dos Anéis, que possui talvez mais realismo que explicar os fenômenos naturais e a mecânica do planeta usando deuses e pessoas?

Que tipos de bases poderíamos utilizar? Se basear apenas em 1 autor é complicado (salvo se você fizesse uma obra derivada (e devidamente autorizada) de um autor), e aí a gente tem de caçar referências nos livros e na mídia atual. É claro que quanto mais conhecimento melhor: hoje os games são baseados em outras coisas, e quanto mais você conhecer e entender, será melhor pra bolar alguma mecânica original ou mesmo criar um universo próprio pra tentar enviar pra um BrGames.

Fica aberta a discussão. Dissertem com sabedoria!

[Imagem via Paolo Marzola]

Marcações:

12 comentários em “É importante entender e estudar o J R R Tolkien e suas obras?”

  1. Eu acho que é sim importantíssimo ler e entende de Tolkien para fazer um bom jogo. Ou melhor, é importante conhecer Tolkien para aprender a contar uma boa história, seja num jogo ou não.

    Concordo com você que, dependendo do tipo de jogo ou cenário a mitologia de Tolkien fica supérflua, mas a sua habilidade de contar histórias, vale sempre!

    Acho que, além das obras fantásticas e do orgasmo intelectual que elas proporcionam, entender e apreciar Tolkien ajuda os game designers a pensar melhor na história e enredo (que, vamos e convenhamos, é a alma de qualquer jogo).

    Abraço e parabéns pelo post.

  2. Eu lembro que li todos os livros da sério The Lord Of The Rings também, mas uma vez só. Aliás, o livro que eu li mais vezes até hoje foi O Mundo de Sophia, eu li umas 5 vezes (e nem tive que fazer trabalho sobre ele pra aula de Filosofia xD).

    Mas enfim, vamos por partes:
    "é realmente necessário entender o cara pra ser um bom game designer?"

    Não. Ele é realmente um excelente escritor de fantasia. O modo como ele descreve os eventos é simplesmente demais. Mas eu não vejo tanto relacionamento entre 'entender' Tolkien e se tornar um bom game design.
    Em contrapartida, um bom game designer deve ter a mente realmente aberta. Pesquisa é essencial na área (assim como na literatura também, é importante pesquisar bastante sobre o que você vai escrever/criar antes de começar o trabalho. Se você escrevesse algo sobre Joana D'Arc, você não poderia colocá-la como rainha da Inglaterra na época vitoriana sem uma boa explicação, por exemplo).

    Para um RPG de fantasia medieval, dependeria muito do que a pessoa fosse realmente criar, por exemplo. Se você pegar Valkyrie Profile (é assim mesmo que se escreve? Preguiça de olhar xD), verá que tem um grande trabalho de pesquisa sobre mitologia nórdica por trás dele. Homúnculos, elfos, e outras tantas coisas relativas à mitologia nórdica. Okay, mas quem disse que um RPG de fantasia tem que ser baseado em mitologia nórdica? Por que você precisa de elfos no seu jogo, só pra dizer que é fantasia? Ou será que apenas o fato de ter elfos com um incrível background no seu jogo torna ele fantasia?

    Legend of Mana é o meu jogo de RPG favorito (e olha que é um jogo de PS1 e 2D), aliás, gosto bastante de toda a serie Seiken Densentsu, mas ele não tem elfos, não tem hobbits, não tem o que você chamaria de típico RPG fantasia, mas nem por isso deixa de ser um. Claro, o pessoal da Square deve ter se baseado em n-coisas para criar tudo isso (porque querendo ou não, sempre acabamos nos baseando naquilo que gostamos para criar qualquer coisa), mas nem por isso deixou de ter o toque criativo e original da série.

    Atualmente eu estou escrevendo um jogo de Survival Horror que se passa em um vilarejo fictício da França. E o Google Earth está realmente me ajudando bastante nisso, já que eu não conheço tanto assim da França. Além disso, eu estou tentando montar um bom knowledge base à respeito de como as pessoas se vestiam, como elas se comportavam, como eram as casas na época (idade média, século IX), e coisas assim. Acho que toda essa pesquisa ajuda a criar um 'universo' melhor, mais fiel

    O que eu realmente quero dizer é que você não tem que se restringir à apenas uma coisa enquanto está pensando em criar algo, mas existem leituras que são interessantes dependendo do que você for fazer. Por exemplo, se eu for escrever um livro de horror, seria interessante que eu lesse autores como Stephen King, H.P. Lovecraft e tentasse entender porque as pessoas gostam tanto dos livros deles. Por que eles conseguem passar toda aquela atmosfera assustadora e fazer você realmente sentir medo. E seria mais fácil entender como fazer as pessoas sentirem aquela mesma sensação de que elas não estão seguras e panz.

    Acho que acabei escrevendo quite a lot .-.

  3. Æ!!

    Acho que não é primordial, mas é extremamente recomendado, pois o cara era mestre, e por que não seguir as obras do mestre? =)

    Há braços

  4. Ler Tolkien é indispensável para se aguçar a criatividade. Assim como ler as obras de Neil Gaiman também podem contribuir. O que devemos pensar é que sem embassamento algum fica difícil elaborar qualquer tipo de mecânica e principalmente fazer florescer um "novo mundo". É lógico que Tolkien teve alguma inspiração e mais do que claro que 90% dos autores de "mundos mágicos" já se debruçaram sobre suas obras para se inspirar.
    Aos amantes do bruxinho mais famoso do mundo, vulgo Harry Potter, saibam que a autora se inspirou e muito na obra de J.R.R. Tolkien.
    E para quem quer entender um pouco mais…recomendo que leiam O Silmarilion. Obra do Tolkien que precede os acontecimentos de O Senhor dos Aneis, e que mostra um lado mais filosófico e teológico do autor.

  5. Stephen King tem uma série de livros chamada Torre Negra, que foi baseada nos contos de Tolkien, acho q história muito legal e também serve de base para criação de games. ^_^

  6. Com certeza a leitura é válida. Independente do tema por ele escolhido, é muito impressionante a coesão que ele dá ao seu universo. Considero a coesão um dos fatores de grande importancia em um game design, é claro que isso não é necessário em casual games, por exemplo.

  7. Para fazer um jogo não, mas para qualquer coisa que precise de uma história com um universo bem montado – casualmente, games precisam – é bom ter contato com obras ótimas como as de Tolkien.

  8. Alem de tolkien, seria bom ler um pouco de Mitologia Greco-Romana, mitologia celta dentre outras e inclusive algumas partes da biblia

  9. Paulo Roberto

    Saber relacionar as diversas áreas necessárias para o desenvolvimento de um jogo, como design, ciências humanas …e pricipalmente na literatura de ficçao como Sherlock Holmes e ate mitologias. Seria muito util para enriquecer a formação de repertório literário e narrativo , o aprimoramento da capacidade de escrever historias ficcionais.

    😉

  10. Não só Tolkien, como Shakespeare. Os mundos usados em Shakespeare são muito variados e são perfeitos ambientes para RPG também. A questão é que para se ler Shakespeare tem de se ter um conhecimento mais vasto de interpretação para se poder esmiuçar bem o que está nas peças, afinal, é teatro.

    Harry Potter é filhote dos Livros da Magia do Neil Gaiman e também de muitas outras fontes, assim como Tolkien tem as dele, a questão é que as fontes do Tolkien estão todas falecidas e por isso ninguém fala nada.

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