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[E3 2011] Call of Duty: Modern Warfare 3 é MW2 2.0

Mais um ano e mais um jogo do Call of Duty. Como fala aquela música do Metallica: Sad But True. Na minha humilde opinião a franquia Call of Duty está saturando, mas podemos dizer que mais um Modern Warfare 3 não dá mais. Mais o problema de tudo isso é que esse game vai vender muito e pode até ultrapassar o Black Ops em faturamento. Não sei como a Activision consegue fazer isso.

Por que eu acho que MW3 não rola? Por quê tá a mesma coisa do Modern Warfare 2! Se você for fazer uma sequência de algo pelo menos tentar mudar algo tanto nos gráficos e no gameplay. Isso simplesmente não ocorre no MW3, as armas a ação e tudo que você gostava no Modern Warfare 2 está de volta, sem mudar as coisas. Poderiam ter feito um DLC do Modern Warfare 2 ou um pacote de expansão, mas a produtora sempre quer mais grana.

Segue alguns vídeos, começando com a apresentação do jogo na conferência da Microsoft:

Gameplay em Nova York:

Resumindo tudo: Boring

27 comentários em “[E3 2011] Call of Duty: Modern Warfare 3 é MW2 2.0”

  1. Não entendo esse mimimi com Call of Duty. Não gosta, simplesmente não joga. Tem gente (e bota gente nisso) que está interessada no jogo e vai pagar por ele, é isso que importa. Se a coisa estivesse tão saturada assim a série não bateria recorde atrás de recorde a cada novo lançamento.

    No single player o foco é na história (ou melhor, eu diria, na experiência), então porque não usar a base existente pra contar novas histórias? Eles acharam um formato que funciona e é muito bom. Querer que eles reinventem a roda todo ano ou se achar no direito que dizer que eles podem ou não lançar um novo jogo é bobagem. Não vou comentar o multiplayer porque não jogo, mas como muita gente compra jogos da série só por causa do multi, algo de certo eles estão fazendo aí.

    E mais, a série vem apresentando grandes inovações sim. Do primeiro Modern Warfare até o Black Ops a diferença é bem grande. Não é como se fosse simplesmente o mesmo jogo em uma nova skin.

    Quanto à Activision querer fazer mais grana, é isso que se espera de uma empresa, não? Talvez o dia que CoD passar a ser desenvolvido por um ONG isso possa mudar…

    1. O problema de "usar a base existente pra contar novas histórias" é q corre o risco de acontecer a mesma coisa q aconteceu com os fps sobre a segunda guerra: eles ficaram extremamente repetitivos e, vamos colocar assim, insuportáveis. Hj, eles parecem totalmente ultrapassados. Quando a Activision fica apertando a mesma tecla indefinidamente em nome do dinheiro fácil, ela corre sério risco de saturar o gênero. Ela já fez isso com os jogos musicais e, se deixarem, vai fazer a mesma coisa com os fps modernos. Os jogos da Activision acabam sendo meio q efêmeros: vc compra o jogo hj sabendo q daki um ano já vai ter uma versão "atualizada". A EA fez escola…

      1. Os jogo de segunda guerra ficaram saturados pelo mesmo motivo que os jogos de guerra moderna podem vir a ficar: outras empresas menos competentes tentando ganhar o seu fazendo cópias baratas do jogo de sucesso da época. Não dá pra chegar pra empresa e dizer que ela tem que matar sua galinha dos ovos de ouro (uma delas, já que WoW também dá dinheiro pra caramba) por causa dos vizinhos. Os outros é que se mexam e inovem, porque enquanto der dinheiro a inovação vinda da Activision vai ser pequena (ainda que eu ache que a série tem evoluído bastante).

        É importante notar como esses jogos são bem trabalhados e extremamente polidos. Eles passam por um ciclo de desenvolvimento de pelo menos dois anos, passando pelas mãos de empresas diferentes a cada nova edição. Não é como se saisse um jogo novo mal acabado por ano, "só" pelo dinheiro.

        Quanto à EA, muito bem citado. Princpalmente porque ela explora ao extremo suas franquias e sempre consegue boas vendas. Need for Speed e as franquias esportivas estão aí pra mostrar isso.

        E sobre a curta vida útil, é algo meio questinável. Qualquer jogo é assim. Mesmo não saindo uma continuação, o jogo envelhece e é meio que deixado de lado. Enquanto no single player você pode jogar quando quiser (e aí uma continuação não lhe impede de jogar os antigos), no multi basta passar alguns meses que quantidade de jogadores caí mesmo, é natural. Se não for pra jogar a continuação, os jogadores vão migrar pra novos jogos.

        1. Cara, os jogos de segunda guerra ficaram saturados com praticamente só 3 séries falando disso: Call of Duty, Medal of Honor e Brothers in Arms (respectivamente da Activision, EA e Ubisoft, todas bastante competentes). A questão não é ter muitas empresas fazendo jogos baseados na mesma coisa, isso é só um problema decorrente. A grande questão é vc ter as mesma ideias reaproveitadas todo ano. É isso q satura. Guitar Hero tá aí pra não me deixar mentir.
          Com a dabandada do pessoal da Infinity Ward, eu acho q essa história de duas equipes diferentes caiu por terra. Tanto q, como o amigo comentou aí embaixo, dá pra notar muita coisa vinda do MW2.
          Sobre a vida útil do game, eu parto do princípio q quem dita isso é a empresa q faz o jogo. Os maiores exemplos são LittleBigPlanet e Uncharted 2, q continuam com apoio das desenvolvedoras, mesmo com as continuações pintando por aí. Quando vc lança um novo jogo da mesma série todo ano, vc praticamente mata os antigos (alguém mais lembrou dos jogos de esportes da EA?).
          Pra terminar: eu não tenho nada contra a série Call of Duty. Reconheço os méritos dela. Só acho q isso de lançar um jogo todo ano é prejudicial (não só pra CoD. Isso mesmo, Assassin's Creed, estou olhando pra vc). Toda série merece um período de descanso, de reciclagem de ideias, pra não saturar.

          1. Modern Warfare sempre foi da Infinity Ward e será assim até o 3, pelo menos. Nesse meio tempo, Black Ops foi produzido pela Treyarch, portanto duas empresas diferentes trabalhando em jogos diferentes. Quanto à reutilização de assets, a Valve faz isso ao extremo e eu não vejo ninguém reclamando disso.

            Sobre os jogos descartáveis, não só eu lembrei dos jogos de esportes da EA quanto comentei sobre isso acima. E mais: eu quero um novo FIFA todo ano. Eu e mais uma cacetada de gente. E é só por isso que esses jogos vendem, porque há mercado. Quem não concorda, que não compre.

            E no caso do suporte a longo prazo para certos jogos, em geral isso acontece porque estão vendendo DLC. As roupinhas do LBP devem dar um bom dinheiro, mas não trazem nenhuma nova experiência de jogo. Garanto que é bem fácil gastar os $60 de um Modern Warfare que custou milhões pra ser produzido só em bobagens do LBP que foram feitas a baixissímo custo.

            1. Eu sei q o jogo continua com a IW, só q foi a IW q mudou. Ou melhor, os profissionais q trabalhavam lá (e fizeram MW 1 e 2) q saíram. Por isso q eu comentei da reutilização de assets. Devem ter pensado "se o trabalho dos caras foi bom, pq mudar?", quando a pergunta deveria ter sido "Pq NÃO mudar?"
              Oq eu falei sobre os jogos da EA foi justamente oq vc comentou, não o contrário: há mercado pra jogos de esportes todo ano. Mas vc não pode negar q o FIFA 12 vai matar o FIFA 11, assim como ele matou o FIFA 10 etc. É totalmente diferente do caso do LBP. Veja bem, dar apoio ao jogo depois de lançado vai muito além de fazer DLC infinitos. Quando vc olha pras roupas, ok, nenhuma experiência nova. Mas uma atualização pode mudar muita coisa no jogo. O Uncharted 2 q eu citei, ainda tem apoio massivo da Naughty Dog. E é isso q difere ele de um FIFA, q vai ser só mais um sem ninguém online com 1 ano e meio de lançado…

              1. Bem, eu só joguei Uncharted 2 no single player e pra esse modo eu não vi nenhum suporte além de correção de bugs. Eu não acompanho de perto a parte multiplayer, mas o que eu sempre vi foram bobagens como fins de semana com XP em dobro ou gorro de papai noel no natal, coisas que até são interessantes, mas também são bem passáveis.

                Quanto ao FIFA matar os anteriores, mata sim, pra quem quiser trocar de versão. Eu peguei recentemente a versão da copa do mundo, ainda mais datada, e tem bastante gente jogando online, por exemplo.

                Mas esse é um caso bem diferente do MW ou de qualquer outro jogo que tenha história. No FIFA, a experiência single player é basicamente a mesma em todas as versões (com novos recursos a cada novo jogo), então não faz sentido um cara hoje pegar o FIFA 08 pra jogar. Os controles vão ser piores, os gráficos mais fracos, o modo carreira menos detalhado e os times desatualizados. No Call of Duty, por outro lado, as experiências e a história contam muito mais. Daí as situações e a história do MW 1 são únicas, assim como as do 2, do Black Ops e por aí vai. Nesse ponto, um novo jogo não mata o antigo de forma alguma. Da mesma forma que se saísse um Uncharted por ano seria perfeitamente possível jogar os anteriores porque as experiências novas seriam diferentes.

                A Infinity Ward pode ter mudado, mas achar que a empresa não tem profissionais compententes antes de sequer ver o jogo é bobagem. E mais bobagem ainda é achar que não pode existir um Call of Duty bom sem os caras que fizeram o Modern Warfare. Black Ops é pra mim o melhor da série e nem da IW é.

                No mais, acho que é cedo pra fazer acusações sobre reutilização de assets ou de experiências iguais aos jogos anteriores simplesmente porque não vimos quase nada ainda do jogo. Não dá pra dizer que não mudou nada e que é uma mera cópia dos anteriores.

          2. Amg é exatamente isso que irei fazer.. Não jogarei o 3. Abs… Depois eu comento mais o que vcs falaram.

        2. até q enfim alguém q concorda comigo, os cabeças da IW saíram e isto é visível nos trailers. há uma reutilização de assets e eventos do mw2 bem grande, e parece q passou despercebido pra maioria do pessoal, TRISTE.

          a quantidade de ideias e eventos novos do cod 4 pro mw2 é grande, estranho ninguém ter esperado a mesma abordagem agora, e que venha bf3.. odeio fps, mas odeio a actvision mais ainda =P.

        3. Huahuhau cara fiz questão de vir postar esse comentário aqui. Acho que é a ultima vez que vc faz post nesse blog ahuahuahuHUAHUAHUAH os caras desse blog baba ovo em jogo FPS e mais ainda em CoD nem sei como esse seu texto passou pra entrar nesse blog aqui (ou vc é alguma hacker?) rsrsrsrs

          Mais enfim, ainda não kitei esse blog do meu feed pq tem uns post legais ainda (tipo o seu) e se realmente o povo nao te chutar do blog e vc continuar postando to vendo que vou voltar a gostar mais daqui hauhauahuha

          Aliais concordo com tudo que vc disse, FPS é tudo CTRL+C / CTRL+V e a galera ainda insisti em se empolgar com esses trailers safados com músicas "cool" dúvido muito que mesmo um fã da série saiba dizer qual versão é qual ce fizer um vídeo somente com cenas do jogo de todos os CoD's

          1. Faz isso então, manda uns printscreens do MW 1 e 2 e do Black Ops que eu te digo qual é qual. Pra cada resposta certa minha você fica um dia sem falar merda nos comentários, fechado?

          2. Baba-ovo de Call of Duty? Apesar de ter jogado muitos FPS nos últimos meses, meu foco gamístico está longe de FPS. E eu liberei o texto sim. Sabia que daria mimimi por parte da galera, mas somos um blog de opiniões e cada um tem a sua.

        4. Tem uma solução bem simples pra isso: NÃO JOGUE. Afinal, acho que não tem ninguém apontando uma arma na sua cabeça e obrigando você a jogar, certo?

          E aposto que esse MW3 vai vender mais ainda que o Black Ops. Vai jogar BF3 e para de mimimi.

          1. EU TENHO TODOS OS COD E DEPOIS QUE JOGUEI KILLZONE NADA MAIS IMPORTA COD É UM LIXO.

          2. Vender vai… Tem gosto para tudo. Ainda não consegui gostar de Battlefield 3. abraços

          1. Tinha visto ontem (dica do Maurício Alegretti) mas não li o texto a fundo. Achei engraçado a imagem dos FPS, claro, mas acho que o cara tem razão.

        5. Alexandre Soares

          Só uma dúvida: DLC e "pacote de extensão" não são a mesma droga?

          Ah e qualquer jogo em primeira pessoa é uma merda. u.u

        6. Se God of War não mudou a receita até hoje, por que CoD teria que mudar?Não fazem mais jogos como antigamente (quando falo isso, sim, estou dizendo que GoW e CoD são séries fracas). Deixaram de lado a magia dos video games de serem cada dia mais inovadores, e no lugar disso colocaram jogos de facil aceitação do publico. Jogos como Max payne (1 e 2, o 3 não é max payne), Deus Ex, Ico e Shadow of colossus,darksiders e outros são a maior prova que jogos podem sim ter algum tipo de conteudo e ao mesmo tempo continuarem sendo jogos, e não simplsmente uma sequencia "Mais do mesmo" para lucrar com garotos de 12-25 anos.

          1. Porra cara tu não jogou God of War 3 então. Se tu comparar ele com o 1 e até com o segundo tu vai notar a diferença. Até o COD MW2 tem diferença do primeiro. Minha reclamação é do MW3 ser uma cópia cuspida do MW2 sem tirar nem por. O que muda é a localidade só isso.
            Já foi o tempo onde temos FPS revolucionários, minha ficha vai para o Deus Ex novo que acho que será bom pacas.

            1. diegocbarboza

              Cara, me desculpe a insistência, mas acho cedo demais pra você falar que o MW3 vai ser uma simples cópia do 2. O jogo ainda não saiu e tudo que foi visto até agora foram poucos minutos de gameplay. Se você deixar o preconceito de lado, ver a versão final do jogo e ainda pensar isso, ok. Mas até lá tente não ser tão enfático ao afirmar algo sem base alguma.

              1. Porra o jogo não saiu ainda, mas não tem como eles mudarem o que está me incomodando, pq se o fizeram vai ser um jogo diferente. Que é o que eu quero!

        7. O mais intrigante de tudo isso é saber que essas mesmas pessoas tão "exigentes e cheias de mimimi" jogarão sim "o mais do mesmo MW3" bem lá no escondidinho de suas 'cabanas malocadas" sem ninguém aqui do blog saberem…

        8. não há como negar que o primeiro MW foi espetacular. o segundo muito bom….mas o que vemos no terceiro é uma certa repetição.

          a melhor definição da série MW foi a que eu vi de um cara no Eurogamer:
          "momento cinematrográfico-> abrindo uma porta com c4 em camera lenta e matando todos inimigos->chamando a atenção dos inimigos-> matando 18mil inimigos com 400 balas de uma m4 que te 40 miras diferentes e 57 silenciadores, 4 tipos d lança granadas diferentes e um pente amarrado com fita no outro para poder recarregar mais rápido-> fuga de helicoptero ou de barco->muitos tiros no seu veiculo -> com uma giratoria destroi tudo e mais uma cena cinematrográfica……todas a fases são iguais….ja se tornou básico"

          e outra…não me venham com essa de que não gostou não compra pois temos todo direito de reclamar de uma série que tinha tudo pra continuar genial mas se tornou apenas uma galinha dos ovos de ouro da mercenária Activision que lança o jogo e não paga aos seus funcionários. quem fala aqui que quem não gostar não compra aposto que não ficaria calado se Kojima destruísse a série MGS, ou a ND avacalhasse a série Uncharted com um jogo genérico a cada ano.

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