Pular para o conteúdo
Início » E3 2011 » [E3 2011] – Conferência da Microsoft: O dia do Kinect

[E3 2011] – Conferência da Microsoft: O dia do Kinect

Google News

e3-microsoft

E finalmente o grande dia! A partir de hoje começa a semana da mais importante feira de jogos eletrônicos do mundo, a Electronic Entertainment Expo. Como de praxe a E3 deste ano foi cercada de rumores, vazamento de informações e muita expectativa. Em meio a tanto alvoroço, nós gamers ficamos sempre de olho no que vai ser novidade – e no que será motivo de vergonha – por parte das empresas de games que tanto fazem nossa alegria.

Neste primeiro dia a Microsoft fez as honras com a sua conferência totalmente movida a Kinect. Disposta a trazer novidades que satisfaçam a ânsia dos jogadores hardcore, mas sem deixar a criançada de lado, a empresa de Steve Ballmer começou muito bem em suas apresentações, mas amargou um certo declínio que não conseguiu ser remediado nem mesmo por uma de suas maiores pérolas.

Se você perdeu a transmissão ao vivo da conferência, não deixe de ver tudo que rolou na conferência da Microsoft após o salto.

Logo de cara somos apresentados a um novo vídeo de jogabilidade de Call of Duty: Modern Warfare 3. Pra manter a tradição de que em toda E3 deve acontecer algum bug pra atrapalhar as apresentações, do nada o controle do Xbox 360 da demonstração se desconecta sozinho, mas felizmente o problema é resolvido de forma rápida e a demonstração continua sem problemas. O jogador está em uma fase subaquática e deve invadir um submarino, matar os tripulantes e tomar posse do mesmo. Em seguida segue-se uma eletrizante cena de ação a bordo de um barco a motor navegando a toda velocidade. Nesse ponto o jogo esbanja explosões, efeitos de água espirrando e muitos efeitos de partículas, tudo para demonstrar a capacidade gráfica do novo jogo da Activision. A cena termina com o protagonista subindo a bordo de um helicóptero e se retirando do local, com direito a uma vista panorâmica da cidade finalizando a apresentação.

O apresentador Don Mattrick sobe ao palco e dá algumas palavras sobre o Kinect e suas vindouras novidades e logo em seguida dá início a uma impressionante apresentação da jogabilidade do novo Tomb Raider. Aqui vemos a novíssima Lara Croft aprisionada e pendurada de cabeça para baixo em uma armadilha situada na caverna que já vimos nas fotos e vídeos de divulgação do jogo, que neste vídeo está com um aspecto bastante tenebroso. O jogo contará com comandos de Quick Time Events, bastante semelhantes aos que vimos em Heavy Rain e nesse vídeo o jogador os usa para fazer Lara acender tochas, movimentar objetos, escapar de armadilhas e até mesmo se livrar das garras de um estranho ser que repentinamente aparecia na caverna. Ao final, Lara escapa da caverna e deixa os expectadores divididos: alguns achando o jogo realmente excelente e inovador, outros enxergando fortes influências de Uncharted.

A partir desse ponto da conferência, a Microsoft nos enche de títulos para o Kinect. A começar com 3 jogos da Electronic Arts, sob o selo EA Sports. São eles: Tiger Woods PGA Golf Tour, Madden NFL 12 e FIFA 2012, com breves apresentações do gameplay de alguns desses games usando o Kinect.

Os ânimos se exaltam ao chegar a vez da BioWare: Ray Muzyka apresenta um pouco do que vem por aí em Mass Effect 3, que agora suporta comandos de voz para executar as ações dos personagens do grupo, usar os poderes especiais adquiridos e selecionar diálogos durante uma conversa com NPC’s, entre outros usos. Em uma demonstração de jogabilidade, vemos um Mass Effect muito mais bonito e realista do que já era e conhecemos como os comandos de voz funcionarão. Mass Effect 3 chegará em Março de 2012.

A Ubisoft mostra um bonito, porém tímido teaser do mais novo jogo da família Tom Clancy, intitulado Ghost Recon: Future Soldier. A seguir vem uma bela demonstração do uso do… adivinhem? Isso mesmo, o Kinect. Desta vez até impressionando um pouco! Com comandos de voz ou de gestos, será possível montar, desmontar e personalizar qualquer uma das armas do jogo. Com outro tipo de comando o jogador poderá testar a arma recém montada e embora os comandos para atirar e recarregar a arma sejam bem estranhos, o tempo de resposta dos mesmos aparentemente ficou bem satisfatório.

Uma pequena pausa nas apresentações de games interessantes para o Kinect e a Microsoft resolve mostrar as novidades para o sistema do Xbox 360, a New Xbox Experience (ou NXE). A primeira delas surpreende logo de cara: o sistema do console da Microsoft terá o mesmo aspecto visual já apresentado no Windows 8 e no Windows Phone 7, adotando um visual semelhante ao da interface Metro.

Outra coisa boa que implementaram é que agora o sistema inteiro pode ser controlado com voz. Até então apenas algumas funções da NXE, como o Media Center por exemplo, poderiam receber comandos vocais.

Sobre a Live, novos serviços serão adicionados, mas não serão tão numerosos como os vistos na E3 anterior. O YouTube agora passa a ser suportado pelo Xisboca e o BING também foi implementado na NXE, possibilitando indexação, integração e busca de jogos, músicas, páginas da web e quaisquer outros conteúdos, tudo controlado pelo Kinect.

A cereja do bolo, que infelizmente será lançado até o momento só nos Estados Unidos será o suporte do console a canais de televisão, transformando o X360 em um Set-Top-Box. Uma das atrações disponíveis serão as transmissões ao vivo das lutas do torneio Ultimate Fighting Championship (UFC).

Voltando aos jogos, Gears of War 3 é anunciado ao som de War Pigs, do Black Sabbath. Cliff Bleszinski, da Epic Games, apresenta o gameplay do jogo ao lado do rapper convidado Ice-T. Pelo pouco que foi visto, GoW 3 não deverá trazer tantas novidades, sendo bastante parecido com os 2 games anteriores, mas ainda trazendo bastante ação, cortesia do protagonista Marcus Phoenix.

Entra em cena a Crytek, com uma breve apresentação do seu título Ryzen, ambientado na Roma antiga e controlado via Kinect. O teaser mostrava muito pouca coisa da jogabilidade, basicamente simular movimentos de espadadas para controlar seu gladiador e acabar com os inimigos. Entretanto, a plateia se animou um pouco mais com o anúncio seguinte, da própria Microsoft Game Studios, que confirmou o remake em alta definição Halo: Combat Evolved – Anniversary, que virá com todos os mapas clássicos além de cenários exclusivos.

Chega a vez dos fãs de corrida se animarem, mas infelizmente por pouco tempo: Forza Motorsport 4, mais uma vez não revela muita coisa além de alguns vídeos gravados de jogabilidade, a possibilidade de multiplayer com 16 jogadores simultâneos, a presença de carros de mais de 80 fabricantes e a data de lançamento definida para 11 de outubro deste ano.

Nosso amigo Peter Molineux ataca novamente, com mais um jogo da franquia Fable. Agora totalmente baseado nos controles do sensor de movimento da MS, Fable: The Journey mostra-se um título com bom potencial. Na demonstração o jogador controla os arreios de um cavalo andando em uma charrete no meio da floresta. Mais à frente ele se depara com alguns inimigos e, com movimentos bem variados das mãos, começa a desferir várias magias. Particularmente eu creio que esse jogo pode ser bem sucedido, se a Lionhead Studios fizer tudo direitinho. Desconfio até mesmo de que ele poderá ser ficar melhor até mesmo do que o Sorcery, jogo da Sony para o Move que foi apresentado na E3 do ano passado e que nunca mais apareceu. Fable: The Jouney está previsto para 2012.

Segue-se uma série de curtos anúncios de novos jogos exclusivos para o X360. O primeiro a arrancar aplausos é o fenômeno indie Minecraft, seguido de Kinect Disneyland Adventures, que nada mais é do que um simulador do parque da Disney voltado para crianças. Em seguida, uma demonstração do até então sumido Kinect Star Wars mostra cenários de todos os 6 filmes da saga de George Lucas e empolga um bocado no início, com o jogador usando os poderes da força com as mãos e ativando seu sabre de luz na base do grito (literalmente). Mas os problemas de lag nos movimentos e ataques e o fato de que o jogador aparentemente tem pouco controle sobre a locomoção do Jedi (a impressão é de que ele andava sozinho enquanto o jogador apenas dava espadadas) foram um balde de água fria na plateia, de onde não se ouviu nem uma palminha…

A partir de agora começa o momento “vergonha alheia” da conferência da Microsoft. Tim Schafer, da Double Fine (Brutal Legend) entra no palco e apresenta seu game para o Kinect baseado no clássico programa infantil Vila Sésamo. Sesame Street: Once Upon a Monster é até um jogo bem interessante para a criançada, mas as poucas boas impressões dos possíveis pais de família presentes na plateia devem ter sido ofuscadas pela performance tosca do garotinho e do marmanjo jogando o game e se esforçando ao máximo para dar a impressão que estão se divertindo.

Sai Tim Schafer, entra Kudo Tsunoda apresentando mais funções extras para o sistema do Xbox. Desta vez fomos apresentados ao Kinect Fun Labs, um conjunto de novos recursos um bocado úteis ou no mínimo divertidos. Um deles chama-se Kinect Me e é perfeito pra quem tem preguiça de criar seu avatar da Live. Com ele, basta ficar de frente para as câmeras do periférico e ele capturará seu rosto e suas roupas, gerando automaticamente um avatar com aparência idêntica a você! Desnecessário dizer que o público achou esta uma excelente ideia. A outra função apresentada é o Kinect Finger Tracking que apenas permite fazer desenhos em 3D apenas com seus dedos e gravar sua arte no videogame.

Próximo do fim da conferência, Kinect Sports: Season Two (o Wii Sports Resort da Microsoft) é apresentado trazendo 6 novos esportes, sendo que dois deles foram demonstrados. O primeiro foi o Golf, com possibilidade de usar comandos de movimento e também de voz para “regular” a tacada. O segundo foi o Futebol Americano, que acabou rendendo algumas situações bem engraçadas no palco da conferência!

E finalmente, precedido por uma curtíssima e bem desinteressante apresentação de Dance Central 2, a Microsoft deixa para o final o trailer de anúncio de Halo 4 e o aviso de que este seria o início de uma nova trilogia da franquia do Master Chief. Com um curto trailer mostrando o Mestre Chefe abordo de uma nave espacial, Halo 4 está previsto apenas para o final de 2012.

***

E este foi um resumão do que rolou na primeira conferência da E3 2011, apresentada pela Microsoft. Com games interessantes de início, novas – porém poucas – funcionalidades para o sistema e uma quantidade não tão agradável de games casuais em uma nova tentativa de ser a Nintendo à força, a Microsoft acabou no geral não se saindo tão bem nesta conferência, não despertando nos expectadores as reações que se esperavam em um evento como esse. Senti falta de novidades mais significativas, como as novas tecnologias de discos ópticos, a expansão do conteúdo disponível para a Live em outros países fora dos EUA, entre outros. Em compensação, pelo que percebi esta foi a primeira conferência onde os apresentadores não perderam tempo com falatórios chatos sobre números de vendas e estatísticas de público alvo, concentrando-se apenas na apresentação de novos games e novos recursos e serviços.

Enfim, agora é aguardar as próximas conferências. Logo mais haverá a conferência da Sony, às 21 horas e amanhã às 13 horas será a vez da Nintendo. A cobertura você acompanha aqui no Select Game. Fiquem ligados!

Marcações:

6 comentários em “[E3 2011] – Conferência da Microsoft: O dia do Kinect”

  1. Mano, não foi só o Ice-T, o Body Count voltou ao palco em formação original… isso foi épico, ponto para a Microsoft…. ganhou meu respeito..

    1. Pois é, eu sabia que tinha deixado alguns detalhes passarem batido enquanto ouvia a conferência e escrevia o texto… Mas valeu de qualquer forma. =)

  2. Pra mim, pelo que foi dito e pelo que se esperava, esta apresentação foi uma merddaaaaaa!!!!

      1. ursinhomalvado

        Eu não achei ruim, foi mais ou menos no nível do ano passado. Nem Microsoft nem Sony apresentaram novidades que pudessem levantar a galera nesse ano. O grande lance da MS foi usar o Kinect pra mirar e atirar, o resto foi mais do mesmo.

Não é possível comentar.