Rapaz… que dia! Primeiro dia de conferências na E3 é sempre bom, mas esse dia 15 de Junho de 2015 foi sem sombra de dúvidas, mais que especial. Diferente do Resumão da Microsoft, já detalharei a impressão desta que foi a melhor conferência de ontem.
Primeiramente, a Sony venceu. É claro que colocar em termos de “vencer ou perder” soa muitas vezes simplista e reducionista, é uma empresa que possui falhas, mas sejamos francos, em termos de diálogo e relacionamento com o público, ela consegue ser imbatível. A conferência foi marcada por TUDO que desejávamos ver há tempos! Os “três grandes jogos do limbo” foram ressuscitados e mais uma enxurrada de outros jogos de qualidade foram anunciados e mostrados, foi impecável. Nada de momentos boring com número de vendas e questões mais financeiras, o foco desse ano foram jogos e os jogos que nós queríamos.
Por tudo isso, creio ser possível dizer que a E3 desse ano teve a conferência da Sony como seu grande clímax, com The Last Guardian, Final Fantasy VII: Remake e Shenmue 3. Enfim, sem mais demora, tudo que foi mostrado vocês conferem abaixo:
THE LAST GUARDIAN
Começando a sua conferência literalmente voando com os dois pés no peito, heis que das cinzas, surge como fênix The Last Guardian, jogo exclusivo de PS4, produzido por Fumito Ueda e que foi anunciado há “apenas” seis anos.
HORIZON ZERO DOWN
Nova IP exclusiva da Sony. Aparentemente se passa num pós-fim do mundo em que as pessoas se juntaram em tribos e lutam contra as máquinas (ou algo assim). Aparentemente possui uma protagonista feminina, bons momentos de ação e combate e gráficos sólidos e bem feitos.
DREAMS
Nova IP da Media Molecule, criadora da série Little Big Planet. Parece ser um jogo que proporciona uma abrangente gama de ferramentas para a produção de histórias originais criadas por cada jogador. É interessante, mas já sabemos a quantia de desenhos em formatos não muito educados serão criados, né? A ideia é permitir ao jogador fazer seus sonhos realidade através do game… com bonecos de massinha meio obscuros oO
FIREWATCH
No game você é o camarada legal que ajuda as pessoas em alguma grande reserva, mas é possível perceber ao fim do trailer um certo suspense o que pode indicar uma trama mais complexa na versão final.
STREET FIGHTER V
Bom, é Street Fighter, né? Dois “novos personagens foram anunciados” (que de novos não tinham nada, pelo menos na franquia) e confirma-se de vez a exclusividade ad eternum do PS4 para o game.
DESTINY: THE TAKEN KING
The Taken King é mais uma expansão para o universo de Destiny. Sinceramente, não fiquei animado com o anúncio, joguei Destiny por quase um mês e depois apaguei do HD, pois apesar de ser bom, acaba se tornando repetitivo demais. Mas taí, para os que gostaram do game da Bungie, essa nova expansão promete novos equipamentos, novas armas, novas habilidades especiais e novos inimigos.
Final Fantasy VII: Remake
O segundo grande anúncio da noite. Sim, está acontecendo! Final Fantasy VII terá seu remake que sairá primeiramente no PS4 (ao que tudo indica, será exclusivo temporariamente).
HITMAN
Novo game com o Agente 47. Será que teremos um final feliz dessa vez? (e sem freiras malucas?)
SHENMUE 3
E o terceiro grande anúncio da noite é o retorno de Shenmue. De fato, quem estava acompanhando pôde perceber a loucura que demais amigos e conhecidos expressaram. É um clássico voltando à vida. Para tanto, foi aberta uma campanha no Kickstarter (que você pode ajudar aqui ) com o objetivo mínimo de 2 milhões de dólares (até o presente momento, em menos de 24 horas, a campanha já arrecadou mais de 2 milhões e meio).
STAR WARS BATTLEFRONT/DISNEY INFINITY
Dois trailers. Um do Disney Infinity que trará extras com o universo Star Wars e outro, com um gameplay co-op de Star Wars Battlefront, FPS que será lançado no segundo semestre.
UNCHARTED 4: A THIEF’S END
Por fim, a conferência foi encerrada com gameplay de Uncharted 4. Lindo, boas cenas de ação (cinematográficas como sempre) e com uma travadinha no começo, Uncharted 4 encerrou a conferência, mas foi o último ticket do ônibus do hype que foi essa conferência. Mas… No one cares, depois de The Last Guardian, FF VII e Shenmue 3… ninguém prestou muita atenção.