Depois do bloqueio inicial de 14 jogos para usar o Share Play no PS4, a Electronic Arts decidiu barrar o Fifa 15. Quem for tentar usar o recurso não terá o retorno das imagens, e é exibido a mensagem “Viewing the game screen that the host is currently playing is not allowed due to content restrictions in your country or region” (“Ver as telas do game que o host está jogando não são permitidas por conta de restrições de conteúdo em seu país ou região”).
O Share Play permite que um outro jogador jogue online com outra pessoa, desde que uma delas tenha o game e seja o “host” da partida, tendo sessões com no máximo 1 hora de duração, mas podendo reiniciar novamente a sessão e ganhar mais tempo, fazendo isso indefinidamente quando os jogadores desejarem. Só que isso acaba sendo prejudicial para muitas empresas, pois dependendo do jogo ela não teria a segunda venda, e no caso do Fifa 15 muitos jogadores acabam focando mais no online, ainda mais quando tem amigos próximos que tem o PlayStation 4.
Com a EA barrando um dos seus principais games, outras produtoras podem acabar barrando o recurso. A Sony fez o Share Play já com a opção das produtoras barrarem, e algumas o fizeram por conta de ser prejuducial à experiência e diversão do jogador. Outros jogos são mais difíceis, como o Rayman Legends (que só tem o multiplayer local), mas games como o Destiny e o Diablo III tem esta opção habilitada. Abaixo tem a listagem dos jogos que já tiveram o Share Play bloqueados até o momento.
- Another World
- Call of Duty: Advanced Warfare
- Call of Duty: Ghosts
- Child of Light
- Fez
- Fifa 15
- Hotline Miami
- Metro Redux
- Minecraft
- PixelJunk Shooter Ultimate
- Rayman Legends
- SteamWorld Dig
- Thief
- Tomb Raider
- Wolfenstein: The New Order
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!