Início » Futebol » Electronic Arts pode renomear jogos da franquia FIFA para os próximos lançamentos

Electronic Arts pode renomear jogos da franquia FIFA para os próximos lançamentos

FIFA 22 Screenshot

A Electronic Arts divulgou em seu site oficial que está avaliando mudar o nome de seus jogos de futebol no futuro. Eles estão revisando o contrato de direitos autorais com a FIFA (os chamados naming-rights), que é separado de todos os direitos e negociações que eles já fizeram ou renovaram.

Ou seja: o jogo pode abandonar a marca FIFA, similar ao que a Konami fez com o PES (que virou eFootball, mas no caso da Konami eles já tinham nomes deles mesmo, e não um acordo direto com a FIFA para usar a marca da entidade, diferente da EA).

Segundo uma matéria do Marcel Rizzo, colunista do UOL, segundo o Tariq Panja, do NYT, “a EA paga anualmente para a Fifa mais de US$ 100 milhões (R$ 548 milhões).” e com a crise econômica provocada pela pandemia, a produtora está cogitando abandonar essa parceria, que irá vencer no próximo ano.

A EA chegou a fazer acordos individuais com diversas ligas, para ter acesso a informações e direitos de imagens de atletas, estádios e informações sobre os clubes. Os acordos “dão acesso a mais de 17.000 atletas em mais de 700 equipes, em 100 estádios e mais de 30 ligas em todo o mundo”. NA nota da EA foram mencionados a UEFA Champions League, UEFA Europa League, CONMEBOL Libertadores, Premier League, Bundesliga e LaLiga Santander (entre outras listadas no site oficial).

Com a EA desistindo do acordo, é bem provável dos jogos antigos pararem de ser vendidos nas lojas digitais, ficando apenas a nova versão. Com o FIFA Ultimate Team e o seus sistemas de monetização, a grana gerada se tornou enorme pra EA, mesmo com esse custo anual de direitos de marca com a FIFA. E com um novo nome ela continuará tendo liberdade de lançar os jogos anualmente, mesmo se uma das ligas internas não for renovada em algum momento. Mas certamente os acordos individuais podem estar bem mais baratos do que pagar pra FIFA, que irá sentir no bolso.

Relacionados e Publicidade