O início da temporada 6 de Fortnite deveria ter sido uma celebração, após o jogo ter batido recorde de público no evento de final de temporada que ocorreu no sábado. Mas esta segunda-feira rendeu centenas de críticas nas redes sociais, após os jogadores terem descobertos os “caps semanais” de XP dos principais modos de jogo.
Ou seja: está mais difícil de upar no passe de temporada para garantir os cosméticos.
No Salve o Mundo, por exemplo agora o cap é semanal, de 757 mil pontos. Segundo o criador de conteúdo Archer, o valor é praticamente equivalente a 2 resistências de base, totalizando em torno de 5 horas.
Para quem jogava o modo de jogo com frequência ou tinha montado as resistências AFK se tornou um enorme balde de água fria. E aliás, certamente isso deve reduzir as vendas dos pacotes do Salve o Mundo, se esse cap semanal se manter ativo.
Também teve o glitch de XP do LEGO Fortnite, onde diversos jogadores estavam ganhando muita XP lá, após retornarem para o Lobby. A Epic viu a falha, viu que os jogadores estavam aproveitando deste glitch e desativaram temporariamente o XP de lá, gerando mais transtornos para os jogadores.
Veja a declaração oficial, onde os devs já estão de olho no problema.
Nós detectamos um problema em como a EXP estava sendo concedida no LEGO Fortnite e, por isso, estamos desabilitando a EXP no LEGO Fortnite temporariamente. Avisaremos vocês assim que ela for reabilitada.
Também estaremos restaurando a EXP que teria sido recebida enquanto o LEGO Fortnite estiver desabilitado para todos os jogadores afetados antes que o Passe LEGO atual acabe.
Ou seja: não é recomendado jogar o LEGO Fortnite por enquanto.
O cap limitado do Salve o Mundo foi extremamente dolorido, ainda mais por conta do tempo que muitos jogadores podem ter perdido no modo de jogo, principalmente para quem estava juntando armadilhas e materiais pra montar as próprias resistências. Por mais que a Epic queira que os jogadores joguem os principais modos de jogo, parece que ela quer que os players joguem apenas o Battle Royale, Trocação, Reload e o Fortnite Raiz. Os outros modos de jogo praticamente ficaram de escanteio e alguns não terão mais tanto suporte, como o Rocket Racing.
Agora é esperar e torcer pra Epic rever esses limites de XP. Mas os jogadores terão de novamente jogar bastante o game pra avançar nos passes de temporada. E apesar de muitas vezes ser tranquilo avançar no passe, deixar de última hora pode ser extremamente arriscado, e de não dar tempo para conseguir todos os cosméticos.
Agora tem um lance que um jogador comentou nas redes sociais que faz bastante sentido: essa limitação de XP pode acabar fazendo com que os jogadores tenham de assinar o Clube Fortnite no mês seguinte, já que para conseguir os cosméticos será necessário ter uma assinatura ativa. Ou ter comprado os passes individuais na loja de itens.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!