Início » Games » Escalabilidade gráfica em MMORPGs

Escalabilidade gráfica em MMORPGs

World of Warcraft Logo 01

Segundo notícia postada no MyGames E-Zine, a Blizzard não pensa em melhorar os gráficos do World of Warcraft, já que ela não quer perder usuários que não tem computadores mais potentes.

Aí temos uma faca de 2 gumes. Se ela atualiza os gráficos, ela irá perder mesmo uma boa parcela de jogadores, mas chegará uma hora que ela terá de fazer isso, já que os computadores estão evoluindo num ritmo veloz. Outro problema enfrentado é o lance da conexão. Tudo bem que hoje a banda larga está melhor (e mais rápida) que antigamente, mas ainda assim seria necessário níveis de otimização bastante elevados para passar muitas informações usando pouquíssima banda. Esses dias andei jogando Priston Tale e quando juntou muitos personagens na tela o jogo começou a travar levemente (talvez por causa da conexão). E nem todos os usuários tem assinaturas com muita banda disponível para poder usufruir totalmente de um jogo.

Mas também, não conheço nenhum jogo online que pensou previamente na escalabilidade gráfica. Em outras palavras: os game designers podem não cogitar um projeto de um game online pensando em melhorar os gráficos depois de algum tempo. E ainda assim tem que pensar nos primeiros usuários. Se um dia eu for querer criar um MMORPG, hoje tenho de pensar em atender consumidores com pouca banda disponível (mesmo sendo banda larga) e com configurações modestas, e ter opção no jogo (ou um servidor especial) para computadores parrudos e velocidades altas de conexão. Se tiver esses dois, e for provado que a experiência lúdica for maior, com certeza um consumidor com recursos financeiros pode querer trocar de computador (ou atualizar o mesmo) para ter uma experiência maior.

Relacionados e Publicidade
Marcações: