Mais um artigo sobre o Google Discover, e não sei se irei fazer 1 artigo todo mês, mas a ideia é de comentar, até onde acho possível, dos testes que eu andei tentando fazer de alcance e visibilidade no feed de “curadoria do Google”. E também mencionar nos artigos detalhes e opiniões sobre as atualizações de algoritmo do Google.
E começando: desde outubro que fomos suspensos do Discover, sem ter feedback algum do Google, sem saber se fizemos algo errado. Considero uma censura no formato de blocklist (removendo a gente manualmente), que infelizmente afetou a gente duramente.
E por sermos um portal de nicho, parece que o algoritmo deles só está priorizando portais grandes, ou portais novos, com pouco tempo de existência.
E a censura afetou a gente, impossibilitando de fazer novos investimentos em criação de conteúdo, já que o Adsense agora só rende centavos por dia no site.
Nesta sexta, 8 de março, como tivemos a nova atualização de Fortnite com o início da Temporada 2, o jogo se tornou um dos assuntos mais comentados do mundo, mas aparentemente o fã de Fortnite fica órfão de notícias. Já que, como os portais grande só cobrem as principais novidades, quem cobre o game com afinco e faz postagens regulares durante a temporada não consegue mais ter visibilidade no feed do Discover.
Por exemplo, em uma visitação no Discover durante o meu horário de almoço na sexta, apareceram apenas alguns vídeos de youtubers sobre a temporada. E apenas depois da meia noite de hoje (sábado, 09 de março) que apareceram apenas 2 postagens, de 2 portais de grande circulação.
Além disso, nesta semana testava conteúdos tanto no formato de webstories e no formato tradicional. E não tive visibilidade alguma em nenhum post ou story. Aliás, não tive chance de aparecer por lá para nenhum assunto no final de fevereiro.
Fevereiro de 2024 foi um mês terrível de alcance, principalmente depois do dia 10. Nenhum teste de conteúdo que eu fazia teve chance alguma de ir no algoritmo. Como acabei focando muito em divulgação de cosplays, poderia dizer que o assunto estava banido do Discover, até ver alguns posts de cosplays do IGN Brasil aparecer por lá.
E apenas o IGN Brasil que teve posts de cosplays veiculados no Discover, e acredito que isso ocorreu por conta do portal ainda ser um dos grandes players do feed. Parece que ser grande dá carta branca para conseguir ter muita visibilidade, como sempre.
Nesse meio tempo, como consertaram um problema de RSS do Flipboard, a gente conseguiu retornar pra lá, na seção de Jogos. Com isso eu voltei a fazer mais posts tradicionais (estilo matéria), que estão performando relativamente bem lá, mas não o suficiente pra gente conseguir pagar os nossos custos. A audiência de lá ainda é baixa em comparação com a pesquisa orgânica, mas deu pra ter uma quantidade razoável, considerando que não consegui fazer tantas notícias nas últimas semanas:
- De 26/02 a 03/03 foram 182 visitas do Flipboard
- De 04 a 08 de março foram 181 visualizações.
Com o Flipboard iniciei alguns testes com conteúdo em inglês, com foco inicial em Fortnite e cosplays. Só que está sendo quase impossível ter sorte de emplacar algum post nas principais hashtags do app, que lista uma quantidade enorme de seguidores. Por ter criado uma conta nova focada no público dos EUA, ainda não tenho tantos seguidores nas minhas magazines internas do app.
O que pretendo fazer durante o mês de Março de 2024
Com a temporada de Fortnite começando, quero continuar focando em guias e posts de progressão do game, que são conteúdos que gosto de fazer. Mas o problema é que com o shadowban rolando, todos os meus conteúdos de impressões de games não são aceitos pelo algoritmo.
E quero tentar voltar a fazer algumas hardnews gerais de games e cultura pop, principalmente no formato de webstories. Apesar do formato estar caindo em desuso, ainda acho que pode performar bem, apesar de tudo. Mas não vejo esperanças de melhora, e quem sabe um dia o Google ofereça mais transparência para os editores quanto ao Discover.
E também quero tentar revisar também matérias antigas no site. A seção de cosplays está quase totalmente revisada e em uma primeira etapa de correções ando tentando restaurar imagens quebradas de matérias antigas.