Não imaginaria que eu chegaria no zero absoluto de tráfego e visitas do Google Discover nos últimos 40 dias. O algoritmo do Google continua fazendo estragos em todo o mundo, removendo ainda mais portais de lá.
Enquanto isso diversos criadores de conteúdo tentam corrigir as coisas, mas simplesmente qualquer mudança e alteração se torna um tiro no escuro. O Google continua fazendo a sua atualização de algoritmo e agora ninguém sabe quando que ela irá terminar, já que, aparentemente, a empresa ou pode estar implementando ainda mais regras para combater o spam e a IA em larga escala, e as demissões em massa podem ter afetado alguns setores internos deles, atrasando na implantação da atualização.
Já o nosso portal continua sem ter alcance, e com isso fiz 2 apostas de conteúdo, para públicos diferentes: o World of Warcraft e uma editoria simples de moda voltada pro Flipboard – já que, como posto muito cosplays, poderia também comentar dos looks das celebridades, porquê não?.
Para o jogo da Blizzard eu estou sugerindo eles em 2 grupos fortes de Facebook e estou tendo bons resultados de audiência, mas ainda bem menores do que eu conseguiria se os posts fossem pro Discover. Mas os artigos desta semana acabaram me salvando bem, e com o alpha do War Within começando a ser testado pela comunidade, se eu for contemplado posso conseguir postar impressões dos novos conteúdos.
Já a editoria de moda tem bons resultados também, mas acaba sendo uma estratégia de curto prazo, já que o leitor do app e que não curta o assunto pode suprimir isso. Tal como acontece também com o Discover. E pretendo parar com a editoria em alguns meses.
Mas a real é que não era pro Google remover do nada portais inteiros mantidos por criadores de conteúdo que fazem os posts direitinho e focados para os leitores. O algoritmo se tornou uma caixa preta e direto vejo gente reclamando. Profissionais de SEO, outros criadores de conteúdo…o algoritmo deixou de ser favorável pra priorizar grandes grupos de mídia e o Reddit.
Então decidi implementar desde já algumas mudanças drásticas na parte interna do site. Saiba mais abaixo:
Deleções de categorias e tags
Já tem alguns meses que vejo comentários nas redes sociais sobre a questão do algoritmo estar analisando a questão do “conteúdo relevante x conteúdo inútil, mas acaba sendo muito nebuloso: o que o algoritmo consideraria como inútil? O que é inútil pra alguns pode ser útil pra outros. Mas essa questão acaba também atingindo sites que tem muito conteúdo útil, mas que talvez tenha algumas questões internas que o algoritmo acabou pegando e que rebaixou as notas dos portais.
Por exemplo: a questão das tags internas dos posts no WordPress.
Dependendo do tamanho do portal, são centenas de milhares de tags, já que a gente ia criando os posts, setava as hashtags e tínhamos páginas prontas com todo o conteúdo listado. Dependendo da situação é até interessante ter uma lista de conteúdos, mas para quem vem do buscador, não tem isso: provavelmente ele vai ver apenas uma única página e vai visitar ela.
Além disso, no nosso caso, também tem a questão da pane técnica que ferrou com a gente anos atrás. Perdemos anos de imagens gravadas, 2 anos de posts tradicionais e mais de 700 webstories. Como não tinha um backup recente, não consegui mais recuperar este conteúdo e apesar de ter muitas imagens armazenadas em alguns drives, corrigir os posts manualmente levava um tempo gigantesco. Então eu tinha o dilema de escolher entre corrigir esses posts ou criar conteúdos novos. Mas como o Discover era favorável, focava em novos conteúdos.
Mas hoje esta difícil enxergar alguma perspectiva de melhora pro Discover, mas só com a mudança do algoritmo pra ver.
Com isso em mente, decidi partir para a deleção em massa de páginas, com foco inicial nas categorias e tags. Nos últimos meses eu tinha deletado dezenas de posts, sobretudo de assuntos que eu não iria mais restaurar imagens. Por exemplo reposts de cosplays de cosplayer que não praticam mais o hobby ou mesmo deletaram as fotos de suas redes sociais. Em algumas situações em coloquei embeds de Facebook em Instagram, e em outras eu substitui todo o conteúdo, escolhendo algum cosplayer daqui do Brasil.
Com isso, neste domingo eu simplesmente tirei a tarde e a noite pra começar a deletar boa parte das tags. Por exemplo, tinha pelo menos umas 300 tags que nunca foram usadas, ou estavam em posts que foram deletados. Depois parti pras tags que tem menos de 3 posts e outras de assuntos que sei que não devem mais ter visitas.
Aliás, da parte de visitações, nas últimas semanas apenas 5 tags ganharam visitas. Uma delas foi do World of Warcraft, onde eu mesmo postei o link no forum oficial, onde um jogador listou todos os criadores de conteúdo brasileiros. Esta página se tornou uma exceção e pretendo depois melhorar ela, com mais informações, ter toda a parte de SEO estruturada, etc. Mas essa parte é para uma etapa futura dos ajustes.
Até o momento eu deletei mais de 700 tags e quero, até o final da semana, ter deletado pelo menos mais de 3000 tags, ou até mais, deletando as tags à noite. Meu maior problema pra conseguir deletar esses conteúdos rapidamente é nos problemas de timeout que eu ando passando pra conseguir deletar tudo. Não consegui ainda identificar a origem do problema, o plugin de WP-Query não ajuda muito pra eu conseguir entender quais processos e comandos de SQL estão sendo executados após um comando de deleção, etc. Sei que as tags estão sendo deletadas, pelo menos.
Assim, com elas deletadas irei começar a outra etapa dessas mudanças, com a otimização das tags inserindo informações extras. E transformar elas em HUBs de conteúdos. Algo que já vi em outros portais com as fichar de jogos e que listam as notícias deles.
Correções de galerias antigas
Esta parte ainda está devagar, já que, apesar de ter aqui os folders de imagens, ainda tem tanto a questão de timeout que mencionei acima, e do tempo que o plugin de offload precisa pra pegar a imagem e os crops dela e enviar pra Amazon AWS e depois gravar as rotas no banco de dados. Dependendo da galeria pode levar uns 15 minutos pra ter ela estruturada.
Por mais que sejam conteúdos antigos que não recebam mais visitas, quero corrigir esses posts tanto pra oferecer uma usabilidade melhor pro leitor e também ter mais alcance e visibilidade no Google imagens. E quem sabe até mesmo em outros buscadores, como o Bing.
Sobre a continuidade das webstories aqui no site (para novos conteúdos)
Com toda a questão envolvendo o Discover, ando pensando seriamente em parar de vez com a criação de novas webstories. Por conta delas terem mais trabalho pra fazer e ter uma performance horrível de Google Adsense a longo prazo, não está mais compensando criar elas.
Mas ainda quero fazer um teste definitivo de criação de conteúdo com elas, onde eu voltaria a focar bastante em hardnews, e ficar por semanas testando. Por exemplo ficar umas 2 semanas só criando stories de animes, ou mesmo alternar com jogos, e ver se eu consigo pelo menos sair do zero. Mas eu tentava fazer mais posts em janeiro nas minhas férias trabalhistas do serviço e nada adiantou, e isso me deixou bem frustrado e com uma crise de burnout.
Só sei que, quando eu completar o valor restante do Adsense, provavelmente eu vou parar de criar boa parte dos conteúdos aqui no site. Não está mais valendo a pena criar novos conteúdos que serão usados nos motores de IA de sistemas como o ChatGPT ou mesmo a SGE do Google. Fazer posts pra receber uma migalha de Adsense não está mais valendo a pena.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!