Não passam de 10 a quantidade de portais que vejo atualmente ao abrir o meu feed do Google Discover, em mais uma tentativa de ver algum post nosso, e reacender a esperança da gente sair do “flop”. Mas a censura do Google continua firme e forte (e nunca me falaram porquê), já fiz todas as correções técnicas que eu tinha ao mau alcance, mas não adiantaram.
Nada adiantou, e nem novos posts que eu criei tiveram visibilidade.
Ou seja: a gente continua censurado (tivemos só UMA impressão no feed, e nem sei que post que foi, já que nem lista no Search Console…) e não tivemos mais visitas vindo de lá. São mais de 6 meses de censura extrema do Google, e nesse meio tempo vejo apenas portais novos ou portais grandes no feed ganhando destaque.
Não existe pluraridade no Google Discover, a diversidade continua pouca por lá. E quem curte por exemplo, ver os trabalhos de cosplays da comunidade brasileira/que fala português, não consegue mais ver nenhum post nosso de divulgação, onde a gente menciona os cosplayers, fotógrafos, etc. A gente sempre dá reconhecimento aos cosplayers e artistas ao criar as matérias e webstories de divulgação, mas o nosso esforço não é correspondido pelo Google, que apenas dá valor aos grandes portais no Discover.
E quem curte Fortnite ou World of Warcraft só vê posts de portais grandes ou dos sites oficiais.
E toda essa censura me deixa bem chateado, já que a situação atual nossa é bem delicada da parte financeira. Está difícil conseguir custear os custos que eu tenho da Amazon AWS para o nosso servidor de imagens, e estou tendo de tirar do bolso pra pagar.
E o valor atual de Adsense beira os US$ 0.20 cents de dólar por dia. Quando a gente aparecia lá, por mais incrível que pareça, a gente ajudava o Google a deixar a big tech mais “rica”, já que, se a gente ganhasse 3 dólares por dia (por ex), o Google estaria ganhando 9, ou até mais. Se a gente conseguisse fechar o valor mensal do Adsense, o Google também ganhava bastante dinheiro.
Mas hoje em dia fomos relegados a uma caverna escura e fria, sem a gente conseguir retornar à luz do sol.
Fora a sensação de que tudo que a gente fez em todos esses anos foi doar o tempo e conteúdo pra IA deles, que está textos e imagens dos sites, sem levar trazer visitas pros portais, e as vezes nem mencionar direito (ou, se mencionar, ficar num local lá embaixo da tela). Já que é assim que é o novo sistema de IA deles. Tipo o ChatGPT, onde o leitor não irá mais clicar nos resultados da pesquisa.
Todos os posts e webstories que eu faço, apesar de terem algum posicionamento orgânico, não rende tantas visitas. E quando tem visitas, não rende Adsense. E hoje em dia os portais dependiam do Discover, e sem isso não existe mais motivação em continuar produzindo conteúdo. Eu torcia para que a atualização recente deles poderia ajudar, mas me enganei.
Não sei se pretendo voltar a fazer novos posts aqui no site nas próximas semanas. Talvez eu acabe só separando meu tempo livre pra descansar, começar no hobby de cosplays e estudar programação e novas linguagens e stacks. E esquecer a geração de conteúdo constante, que, apesar de amar demais a criação de conteúdo (este site tem 15 anos de existência!!!), apenas o amor não paga minhas contas domésticas de internet, luz, água e alimentação. Um amigo falou que é pra abrir um novo site, mas o desânimo é tão grande que no final das contas o esforço não vai valer a pena. Pois na prática é trabalhar de graça pro Google e pras “startups” de IA generativa.