O futuro é sombrio e tudo irá piorar quando o novo recurso de “AI Overview” do Google chegar aqui no Brasil. O novo sistema chegou cercado de polêmicas, portais grandes estão cobrindo as falhas e o Google até postou uma nota falando que está fazendo melhorias.
Mas hoje em dia não está dando mais pra confiar no Google, principalmente depois do enorme vazamento de dados que ocorreu recentemente. A empresa confirmou o vazamento, mas teve aquela ressalva de que nem tudo que está listado no leak está sendo usado. E aparentemente é muito mais como uma “API” de gravação de dados do site do que os algoritmos em si. Mas com mais de 14 mil fatores listados, muita coisa pode estar sendo usada e hoje em dia muitos sites estão testando mudanças.
E para o Google Discover? A gente continua sem ter audiência de lá. Absolutamente zero, que desencoraja totalmente da gente continuar produzindo conteúdo. Pra que perder tempo pra criar textos todos os dias que vão ser usados mais pra alimentar uma IA, e que esse uso de informações não irá remunerar os editores ou que podem ajudar eles a conseguir um pouco de visitas ? Pra que gastar dinheiro com hospedagem num blog sem ter algum retorno ?
O apagão total está perto de 3 meses inteiros. E olha que eu fiz vários conteúdos legais por aqui, principalmente com o Fortnite. Mas nem isso mais é considerado pelo algoritmo, e olha que o Fortnite continua sendo popular e outros portais conseguem aparecer no Discover com posts de Fortnite. E aí a gente chega na conclusão de que a censura foi a nível de site/link, e não que “os assuntos que as pessoas procuram mudam com o passar do tempo”, pois dependendo do jogo, não muda. A galera continua pesquisando sobre o jogo e sobre outros jogos também!
De qualquer jeito eu cheguei a fazer mudanças internas de performance e consegui melhorar a minha pontuação no Core Web Vitals. Mas não a ponto de conseguir ainda uma pontuação acima de 90, já que as questões envolvendo o LCP da imagens e o tal “Google Tag Manager” se tornaram barreiras que não consigo ainda eliminar ou corrigir, já que eu uso pras imagens eu estou usando ativamente a Amazon AWS, com o S3 + Cloudfront + Route 54.
Talvez eu poderia remover as imagens de topo pra melhorar o LCP, mas deixar o artigo cada vez mais seco não é algo que eu queria fazer.
Além disso, o Google mesmo comentou que os sites atingidos pela atualização de setembro do ano passado (o tal do HCU – Helpful Content Update) podem se recuperar. E que o Google “não guarda rancor” dos portais. Mas como um dos itens do vazamento menciona especificamente se um site é um “site pequeno”, eles podem simplesmente terem setado a pesquisa pra deixar os sites pequenos sem ter tanta visibilidade, não importa se eles tem bons artigos. É algo que eu vi acontecendo com alguns portais de fora que tiveram suas audiências obliteradas recentemente e que correm o risco de fechar.
E outra: tem horas que tanto eu e muitas pessoas (que comentam em sites de SEO) que dá a entender que o Google ainda tenta dar migalhas pros portais continuarem produzindo conteúdo. Pois se a gente parar, onde a IA irá treinar seus conteúdos, não é mesmo? Mas com os tais acordos do Google com o Reddit, e que pra ter posts indexados ainda terão de liberar pra IA pra ler e usar os conteúdos, a gente acaba saindo no prejuízo e o Google sempre terá onde treinar suas IAs.
(e não apenas o Google, mas outros sistemas também)
Ainda tem diversos consertos que pretendo terminar de fazer aqui, sobretudo em galerias antigas e tentar restaurar imagens, mas cheguei a parar por algumas semanas por conta do desânimo. Continuo desanimado com o futuro dos blogs, cheguei a voltar a fazer terapia por conta disso (e outras questões pessoais também) e hoje em dia o Adsense rende tão pouco que não está valendo a pena ter isso por aqui. Os centavos diários não estão valendo o esforço e levar 1 ou 2 anos pra receber uma remessa de US$ 100 não está mais valendo a pena. E produzir conteúdo loucamente no tempo livre pode ocasionar também problemas de saúde e um burnout.
Agora é esperar pela próxima atualização da pesquisa do Google, que ninguém sabe quando que irá acontecer. Outra questão é que, mesmo com um retorno ao Discover, retornar e ter apenas meia dúzia de visitas por dia não iria ajudar os editores. A censura algorítmica parece que nunca terá fim.