E temos aqui o meu artigo mensal da censura do site no Google Discover, o “feed de notícias do Google” que só tem grandes portais (ou portais novos) e até o momento não existe nenhum feedback que o Google poderia passar pra gente melhorar e retornar ao feed.
Pois desde outubro que a censura começou e já tem 4 meses que não tem nenhuma impressão de algum post nosso. O que considero uma enorme injustiça algorítmica causada pelo Google, por conta de outros concorrentes estarem lá, com os mesmos assuntos que a gente cobre. Mas é aquele negócio: se é portal grande, tudo é permitido, se é portal pequeno, só restam as migalhas da pesquisa orgânica, que está cada vez pior e cada vez mais escassa.
Recapitulando, eu tinha feito um primeiro artigo em fevereiro e desde então cubro mensalmente essa censura, com posts em março, abril, maio, junho. Desde então eu passei muitas noites corrigindo posts antigos, corrigi galerias antigas ao re-enviar pra Amazon AWS imagens de backup, o técnico da hospedagem melhorou a performance do site, e tentava produzir novos conteúdos.
Mas até mesmo a produção de conteúdo foi impactada, já que sem o Discover, não existe motivação em produzir novas webstories e artigos.
Pelo que vi das movimentações de SEO e do Google, parece que a próxima atualização de “core update” está próxima, e está bem difícil de manter as esperanças de melhorias. Ainda mais se a parte de “IA Overview” chegar aqui no Brasil e acabar de vez com as visitas orgânicas.
E por falar em visitas orgânicas, o real motivo de estar criticando tanto a censura do Discover é que, se eu fosse depender das visitas orgânicas, eu não conseguiria nem pagar os custos atuais que tenho, já que a média de ganhos do Adsense continua em 20 a 30 cents de dólar por dia.
Ou seja: ou escolho me matar para produzir novos conteúdos no meu tempo livre (em troca de esmola do Google), ou escolho desistir de quase tudo de vez, pelo bem da minha saúde mental, só postando as vezes.
A sensação que eu tenho com o Google hoje em dia é que a gente está produzindo conteúdo sem ter retorno financeiro, com os nossos posts sendo usados para treinar a IA deles, e uma hora ter e manter blogs de games e cultura pop com posts atuais e regulares não irá mais valer a pena, já que não terá mais visitas. Aí só vai sobrar a IA sendo treinada por sites lotados de artigos feitos com IA, até começar a ter degradação dos resultados gerados só com IA, até o Google começar a raspar legendas dos vídeos do Youtube, sem nem dar alguma compensação financeira pros editores.
E no final das contas preservar a minha saúde mental está sendo uma prioridade maior e já estou com outro hobby em mente, de virar cosplayer no tempo livre. Pelo menos com este hobby não preciso me preocupar tanto com algoritmo, já que pelo menos para mim eu serei mais “low profile” neste começo. E pensar que eu queria viver só do Select Game, mas no final das contas só acabo tendo despesas extras com alguns aspectos técnicos do site e pagando do próprio bolso (por ex, com a Amazon AWS, com toda a estrutura que montei com o S3 + Cloudfront + Route 54).
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!