Eu tinha esperanças reais de recuperação do Select Game com a atualização de core update do Google, que terminou em agosto. E por 2 dias eu vi primeiros sinais de que eu poderia ter meus posts novos reaparecendo no Google Discover.
Mas depois de 2 dias vi que, além da esperança ter caído por terra, o algoritmo do Google mostra novamente seu lado mais perverso. O banimento do site, sem saber o porquê.
O Google Discover continua sendo uma caixa preta e os portais continuam sendo desligados de lá sem ter como melhorar seus conteúdos. O Google tava tentando trazer transparência quando eles começaram a enviar emails e “strikes” manuais no Search Console, dos portais que podem ter usado clickbait no Discover, mas parece que boa parte dos sites ainda são desligados do feed sem ter feito nada de errado.
Mas para outros portais que não fazem isso e tentaram retornar ao feed, a única coisa que tivemos foi tempo perdido e uma porta fechada.
Eu tive melhorias em outras aspectos da pesquisa e corrigi diversos problemas internos envolvendo o Core Web Vitals. Mas até mesmo meus consertos não ajudaram, e o Google diz que podem ter mais atualizações de core update pros portais pequenos melhorarem, se estiverem criando mais conteúdos que ajudem os leitores.
Mas esse papo tá mais para aquele conceito do hamster: “continue correndo, continue produzindo conteúdo loucamente que você será recompensado!.
Mas como continuar criando conteúdo quando não tem mais visitas e, consequentemente, não tem mais recursos para continuar investido em conteúdos ? E os portais e empresas que estão fechando as portas e demitindo seus editores, redatores e outros funcionários? No final das contas o Google só quer o lucro acima de tudo. Aquele papo de ter uma “internet mais saudável” no buscador cai por terra depois da “AI Overview” e de mostrar só posts patrocinados no topo da busca. E no final das contas os portais podem nunca mais se recuperar. Aí quero ver de onde o Google vai tirar as suas informações pra continuarem alimentando as suas IAs generativas…