No próximo dia 19 de fevereiro acontecerá em São Paulo a terceira edição do XNA Gamefest Brasil, evento organizado pelos portais SharpGames e Codificando.net com o apoio da Microsoft e de diversos sites conhecidos como o Portal Xbox e o Ponto V. O evento terá palestras e debates na área de desenvolvimento de jogos com o XNA e indústria e será dividido em 4 segmentos, cabendo ao desenvolvedor escolher um deles, por ter palestras que irão ocorrer ao mesmo tempo. O site já está aceitando inscrições e são apenas 230 vagas, um número bem menor que a edição anterior. Aliás, na anterior, onde o evento foi aberto com uma palestra do Bertrand Chaverot, chefe da Ubisoft do Brasil, eles chegaram a encher um auditório enorme com pelo menos 1200 pessoas! Veja um trecho da palestra, onde cheguei a fazer uma pergunta pra ele:
A outra mudança é que agora temos uma taxa de inscrição de R$69.90, diferente do “1kg de alimento não perecível” que pediram na edição anterior, que foi na Unip. Este ano o evento acontecerá na FIAP, na Avenida Lins de Vasconcelos, 1222 e 1264, no bairro da Aclimação (São Paulo/SP). O metrôs mais próximos que descobri pelo Google Maps são: Vergueiro, Ana Rosa e Vila Mariana.
Segue agenda parcial do evento, o que traz informações pro desenvolvedor escolher um dos tracks que ele irá acompanhar no dia:
Track Básico
O desenvolvimento de jogos está cada vez mais sendo usado para propósitos educacionais em escolas e universidades. Este track irá demonstrar os pricipais benefícios da plataforma XNA, dando o conhecimento necessário para alunos e futuros profissionais tornarem a criação de jogos realidade em suas vidas.
- Integrando Web Games com o Windows 7 via Internet Explorer 9 (Murilo Maciel Curti – Microsoft Brasil)
- Criando jogos para iPhone/iPad com XNATouch (Jalf – Stairs Game Studio/Sharpgames)
Track Conteúdo
O Brasil é tido como um dos países mais criativos do mundo, porém essa criatividade nunca foi corretamente explorada no mercado de jogos para consoles e videogames. Com o XNA, muitas das barreiras técnicas foram removidas e este track lhe dará uma visão mais profunda do que o XNA pode significar para o mercado nacional de desenvolvimento de jogos.
- Game Design e Educação Física (Roger Tavares e outros – GameCultura)
Track Avançado
Nem só de código é feito um jogo. Nesse track você ficará sabendo de técnicas e ferramentas para a criação de roteiros, fases e efeitos especiais para uso em seus jogos.
- Jogos para Web com XNA e SilverSprite (Alexandre Chohfi – 8D Games)
- SunBurn Engine para Windows Phone 7 (Pérsio Flexa)
- Programaçao de jogos com Kinect (Maurício Alegretti – Microsoft MVP, Portal XBox)
- Programação Paralela com e DirectX (Fábio Galuppo – Microsoft MVP)
Track Indústria
A indústria nacional de criação de jogos está experimentando um momento de crescimento acentuado venha conhecer o que os maiores players estão planejando para os próximos anos.
- A Importância das Associações de Games (Thiago Guarino – IGDA Brasil)
- Serious Games. Um Mercado em Exploração (Kleber Andrade – PontoV)
- Entenda o Varejo dos Games (Marcos Khalil – UZ Games)
- Post-Mortem de projetos desenvolvidos com Unity3D (Tiago Moraes – OVni Studios)
Este ano eu não irei ao evento. Já está um pouco complicado para mim arrumar a grana pro deslocamento e alimentação até o evento, e ter de arrumar mais R$ 70 complicou bastante. Espero que as palestras sejam upadas para o Youtube, o que ajudaria bastante os estudantes da plataforma que não poderão ir.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!