Pular para o conteúdo
Início » Excluindo categorias da página inicial e do feed

Excluindo categorias da página inicial e do feed

Um dos maiores problemas atualmente para quem bloga é o foco do blog. Se você gosta de postar sempre certas coisas, então você acaba conseguindo, naturalmente, um público que se identifica com este tipo de postagem. Aqui, por exemplo, o foco maior é games, gamedev e os meus desenhos. Dificilmente você veria algo sobre futebol aqui (salvo se for games de futebol).
Mas para quem pensa em viver de blogs, o jeito é apelar: posts caça-paráquedistas. Sim, aqueles posts que realmente são campeões de visitações. Aqui no blog, os dois posts mais visitados são do God of War 3 (o campeão) e um do WWE, criticando o programa (aliás, até já recebi e-mail do Jarbas, locutor do SBT, me criticando, mas isso é o de menos…). O do God of War tudo bem: é dentro do foco do blog. O outro não.
Mas como eu poderia então entrar na onda mas sem prejudicar a vocês, leitores? Tudo bem que tinha (eu enterrei ele) o Diversos, um blog caça-paraquedistas que não deu certo, já que, como a maioria sabe, manter mais de um blog é difícil. Quando estava no Meiobit Games, tinha de me dividir para conseguir sempre deixar os blogs atualizados constantemente (no mínino 1 post/dia em cada blog), me focando mais no Meiobit Games, que tem mais leitores e mais visitações. Quando o GamedevBR entrou na roda, idem. Então tinha de cortar algumas coisas: como vocês sabem, não faço mais parte da equipe do Meiobit Games.
Voltando aos pará-quedistas, pensei: bom, eu quero que o blog renda um pouco mais, já que ando apertado financeiramente e quero adquirir um tablet e o Playstation 3 (que vão me ajudar e vocês também terão posts com games mais atualizados). Mas não queria simplesmente chegar aqui e começar a postar certos tipos de posts, já que eu consegui, com muito custo, uma audiência qualificada. Eu não quero perder esta audiência (muita gente não gostaria disso) e quero aumentar a mesma aos poucos, já que o que importa mais não é o Adsense, e sim ver o pessoal comentando, discutindo, etc. O dinheiro acaba vindo naturalmente.
Então existe o WordPress com seus milhares de plugins. Fiquei sabendo pelo Contraditorium que o Cardoso tinha um plugin que poderia remover certas categorias da página principal e do feed. Isso já me bastaria, já que eu postaria os posts-hype apenas para que os indexadores enxerguem. Depois de caçar um plugin que funcionasse no WordPress 2.5 (testei muitos deles, fora que o próprio Cardoso não disse que pligun tinha arrumado)), consegui encontrar o Category Visibility do iPeat. Consegui fazer um teste animador e bem-sucedido.
Mas como ontem saiu uma nova versão do WordPress, fui logo atualizar, esquecendo que o plugin estava funcionando. Resultado: depois que atualizei, os posts foram para a página principal e para o feed. Decidi re-acionar o feed, mas, sabe-se lá porquê, estava removendo TODOS os posts da página principal. Então tive de remover os posts do ar e desativar o plugin, para ver o que estava acontecendo e procurar uma alternativa, até encontrar o SimplyExclude Plugin, que funcionou aqui.
Com isso, agora posts caça-paráquedistas não irão aparecer na página principal e nem no feed. Caso alguém queira instalar o plugin, fique à vontade. Só não me responsabilizo por qualquer problema que pode acontecer.

Relacionados e Publicidade