Pular para o conteúdo
Início » Fallout 4 » Fallout 4: Entenda como funciona o modo Survival

Fallout 4: Entenda como funciona o modo Survival

Uma das atualizações mais recentes de Fallout 4 trouxe um novo modo de sobrevivência para o jogo. Essa dificuldade extra foi toda refeita em relação ao sistema da época do lançamento e agora é o verdadeiro desafio definitivo para os jogadores que se aventuram pela Boston pós-apocalíptica.

No vídeo abaixo, nosso amigo Player Pablo comenta os principais sistemas do modo Survival e dá algumas dicas para facilitar a sua aventura. Confira:

O modo Survival é acessado através da seleção de dificuldade do game e oferece mudanças significativas em vários aspectos do game, entre eles:

  • Você só pode salvar depois de dormir: Nada de salvamento manual em qualquer momento ou auto-save constante. Aqui, você precisa dormir nem que seja uma horinha para salvar o progresso.
  • Sem viagem rápida: Quer ir até algum lugar para explorar o território ou cumprir uma missãozinha paralela? Beleza, mas você vai ter que caminhar até lá. E de volta até um dos seus refúgios e acampamentos.
  • Dano ampliado: Você causa mais dano nos inimigos nesse modo, mas também recebe um dano maior quando atacado. Um novo atributo, chamado Adrenalina, amplia ainda mais o dano causado nos combates, mas é zerado quando você dorme.
  • Inimigos não aparecem na bússola: Os oponentes não aparecem mais como pontos vermelhos no indicador de direção, exceto se você os avistar de longe com uma mira ou de perto – mas aí você também está na vista deles. É preciso ficar atento aos movimentos à distância!
  • Adrenalina: Esse atributo é um perk que você recebe automaticamente ao jogar no modo Survival. Funciona da seguinte forma: Cada 5 inimigos mortos aumentam seu rank de Adrenalina em 1 ponto (até o máximo de 10). Cada rank dá um bônus de 5%  de dano. No nível máximo, você terá um bônus de 50% para o dano. Dormir remove de 2 a 10 níveis de Adrenalina, dependendo de quantas horas de sono.
  • Exaustão, Fome, Sede e bem estar: Aqui é onde o jogo ganha realmente um caráter de sobrevivência. É preciso comer, beber e descansar regularmente, ou seus atributos SPECIAL serão afetados negativamente. Isso é representado por uma barra de Fadiga (a parte vermelha da barra de Action Points) sob a qual você vê ícones de comida, medicação, água e drogas – um ícone verde significa que você tem um bônus naquela categoria. Um ícone vermelho indica uma penalidade. Verifique regularmente a tela de Stats do personagem para saber o que está pegando!
  • Fadiga: Assim como a Radiação afeta os pontos de vida, a Fadiga consome seus Action Points! Se você não se alimentar, ficar desidratado ou não parar para dormir, vai ficar exausto e com poucos pontos de ação para usar no VATS.

Outros elementos menores ganham importância e mudam o jeito que você joga Fallout 4 no modo Survival. Coisas como o tipo de cama onde você dorme (um saco de dormir jogado no chão não permite descansar por mais de 5 horas, negando o status de “descansado”). Há também doenças, um risco que aumenta quando você está exausto ou sob efeito de itens como Radaway. Para lidar com elas, você pode produzir antibióticos.

Um ponto que deve ser levado em conta, ainda mais em um mundo sem viagens rápidas, é a questão da carga: Tudo no modo Survival de Fallout 4 tem peso, exceto os itens “miscelâneos”. Ou seja, coisas que antes podiam ser acumuladas a vontade, como Munição, agora ocupam espaço no inventário. A dica aqui é possuir poucas armas, mas sempre de calibres diferentes, para que toda munição encontrada seja, de fato, utilizável. Para piorar, a carga total que você pode carregar é menor nesse modo, e o mesmo vale para os companheiros.

Caminhar com excesso de peso é um problema bem maior: Você não vai só andar lentamente, mas também vai sofrer penalidades nos atributos e perder pontos de vida de tempos em tempos, até aliviar a carga. Ou seja, na hora de “limpar” um território, é bom se preparar para fazer várias viagens.

Ao contrário do jogo normal, esses lugares são repopulados pelos inimigos (e com novo loot) depois de algum tempo, mas num ritmo mais lento do que no jogo normal. Avance com cautela e procure por novos territórios para saquear.

O modo Survival de Fallout 4 está disponível em todas as versões do jogo: PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Relacionados e Publicidade