Pular para o conteúdo
Início » Coletáveis » Fator RePlay e a Praga dos Coletáveis!

Fator RePlay e a Praga dos Coletáveis!

Google News

O sistema de troféus é, para mim, uma das coisas mais divertidas desta geração. Se não fosse isso eu seria mais um jogando Dark Souls ou Elder Scrolls, e twittando a cada morte ou dragão vencido e “me divertindo” por anos sem mudar muito de jogo… Que vida triste…

O sistema de troféus nos instiga a competição, a buscar jogos diferentes, a buscar novos desafios. Imagine Demon’s Souls: que motivos eu teria para zerá-lo mais de uma ou duas vezes? Vi o final do jogo e acabou… Matei o ÚLTIMO CHEFE (e nem notei). Por que Jogar de novo?

E com isso caímos na melhor coisa que esse sistema de troféus nos proporciona! O Fator Replay!!!!

Os troféus te fazem jogar mais um game e aproveitá-lo. Tem varias armas do Resident Evil 5 que só usei porque constavam em troféus. Algumas das piadas e segredos de Portal 2 eu só fui descobrir porque “faltou um troféu…” (sabe o Barco… Eu sei…), Ir atrás do vídeo de 16 segundos do Assassin’s Creed 2, descobrir a opinião do Duke Nuken sobre o Master Chief (armadura é coisa de..) e milhares de outros exemplos… Mas é obvio que sempre existe um porém… Os troféus estúpidos… E entre os eles existe um rei… O Rei dos Troféus estúpidos…

Recentemente platinei Crysis 1 (Tio Guaxa recomenda) e achei uma platina mega tranquila por um motivo simples, bastava fechar o jogo na maior dificuldade, matar 400 inimigos, usar todas as armas (são poucas, mas valeu a pena conferi-las), e uns troféus mais simples… Fiquei pensando poxa que tranquilo… Será que é porque o jogo é bom? Sim ele é belíssimo, mas não é o caso. Será que é por conta das Bananeiras que ficaram tão perfeitas no jogo que me fizeram ter saudades do meu falecido avo que as plantava? Saudades do meu avô… Mas também não era isso… Foi então que BUM minha cabeça explodiu… O jogo não possui coletáveis… Ele foi feito em um tempo que você era recompensado de uma maneira diferente.

Os coletáveis se tornaram uma obrigação na geração atual como uma forma de ampliar o fator replay do jogo. Mas a maioria destes coletáveis é IMBECIL. E são esses os troféus que eu classifico como ESTÚPIDOS. Coletável maldito, coletável maldito, lalalala.

É obvio que em jogos antigos existiam os coletáveis, mas normalmente eles lhes bonificavam por encontrá-los… Achou todos os chips? Tome aqui essa mega arma. Achou as penas? aumenta a barra de magia… Sands of Time possui fontes escondidas. Cada uma delas aumenta um pouco sua vida! Very Nice… Dead to Rights (o jogo do cachorro) possui 5 símbolos da policia por fase, 10 fases… achou todos ganha um troféu… Só… ARGH!

Batman Arkham City possui mais de 400 coletáveis, as famosas charadas… Mas cada uma que você acha além de avançar você em uma missão secundária lhe dão artworks, histórias de Arkham, modelo de personagem, etc… Você é recompensando o tempo todo, não só pelo troféu, mas por algo palpável e relevante dentro do jogo. Além disso, interrogando bandidos e interagindo com lugares específicos você acha a localização dos objetos no mapa… Não precisa usar o youtube a cada passo para encontrá-los. O jogo te dá ferramentas para achar tudo com seu próprio esforço.

Outros exemplos:

Majin os coletáveis influenciam a história e dão poderes ao seu Majin.

Sonic Generations possui também os famosos 5 coletáveis por fase… Que liberam um artwork cada um, meio ponto pra SEGA!

MotorStorm Apocalypse mesmo esquema… mas ai eu me pergunto… PRA QUE? Coletável em jogo de corrida? MEU DEUS…

A série Uncharted também possui seus tesouros para serem coletados… No terceiro jogo são inúteis. Ao que me parece, ao menos você é avisado na tela de seleção de capítulos quantos coletáveis faltaram em cada fase o que já ajuda.

Pinguins de Madagascar possui 3 camaleões por fase, mas são fáceis de achar.

Assassins Creed 2, Penas! malditas penas! Que te valem uma capa INÚTIL (mas que serve para ganhar um outro troféu).

Bioshock 1 e 2 são obras de arte, MAS ter que coletar TODOS os áudios e tonics por áreas relativamente grandes com um BigDad atrás de você é uma “Puta falta de sacanagem!’.

Crysis 2 ao contrario do primeiro também sofre do grave problemas dos coletáveis, eles te dão uma cidade para explorar e escondem várias coisinhas (chaves de carros, QUE VOCÊ não vai poder dirigir… Miniatura da estatua da liberdade, dogtag… ARGH!).

Um dos motivos de eu ter deixado de lado meu Dead Rising 2 é que além de coletáveis você tem TEMPO para terminar as fases, TEMPO… Poxa durante uma invasão zumbi o povo podia se desapegar do relógio enquanto eu procuro presentes pra minha filha (que inclui um tigre vivo), armas, sobreviventes, etc…

Atualmente sempre que alguém me oferece um jogo pra trocar/vender eu pergunto: “Tem Coletável?” E a resposta mais comum é: “Tem, mas é só jogar olhando o Youtube…” =/

Jogar olhando Youtube é muito tosco! Uncharted 3 eu terminei a campanha sem nem olhar guia, peguei 30 tesouros de 100 sem usar guia. Agora vou pego uma Revista Oficial do Playstation ou caio na porcaria do Youtube =D (o que procurar na raça? que absurdo…).

Para ganhar um troféu de bronze conte quantas vezes eu usei três pontos…

E vocês o que acham dos coletáveis? Concordam que eles estão se tornando uma praga nos jogos modernos? Você costuma ir atrás dos coletáveis? Qual o coletável mais bobo que você já caçou?

12 comentários em “Fator RePlay e a Praga dos Coletáveis!”

  1. Eu odeio coletavel…

    quero jogar o jogo por si, só… nao quero depender de coletavel ou trofeus obrigatoriamente online para minha platina…

    Terminei o Senhor dos Aneis… tem coletavel? sim… apenas 1… quantos? 7, sim somente 7 que fazem parte literalmente da historia (no spoilers). Tem Online? sim… apenas 1… complicado? Basta ter uma full party e derrotar o mesmo inimigo simultaneamente.

    Em suma o jogo é tranquilo, mesmo ele te obrigando a jogar o jogo 3x, vc joga com gosto as 3x… cenarios lindos e historia empolgante!

    Tudo bem que to comentando um outro post do Rodrigo aqui… vou dar um ctrl + c / ctrl + v la

    Concordo com o Marcelo, e reintero o fato de coletavel nao servir para nada… estao exagerando no fator coletavel em jogos…

  2. Cara, tu já tem tanto troféu e ainda fica reclamando deles? Eu penso assim: "Pô, coletáveis chatos, mas se eles não existissem, uns malucos que nem o Guaxa iam ter mais troféus que o Silvio Santos tem notas de 10 reais…"
    Desencana, cara. huahuahuahuahua

  3. Eu terminei U3 com 57 tesouros, já terminei novamente no modo "DEMOLIDOR" e sem usar nenhum guia cheguei a 73 tesouros…agora vou sim usar o youtube pra pegar este troféu e platinar esta obra prima…pra mim troféu / colecionável é válido sim….mas são muito….muito…mas muito msm pouco……… os jogos que estes itens o validam para o fator replay!!!

  4. Pior colecionável ever: 200 pombos em GTA IV.

    Não há uma lógica para a disposição deles pelo mapa. Além disso, estão em diferentes níveis: em cima de poste, no chão da rua, no corrimão do quarto andar de uma escada de saída de fogo…

    É totalmente randômico, não dá pra fazer 100% sem ajuda…

    1. Os pombos do GTA são bem estúpidos mesmo, mas na verdade dá pra fazer sem ajuda externa, já que nós recebemos dentro do jogo um link pra um mapa com a localização de todos os pombos (e saltos e qualquer coisa extra possível).

      Então usar o mapa com a localização ainda é usar um item do próprio jogo.

      Mas os pombos são cretinos, sem dúvida.

  5. "Se não fosse isso eu seria mais um jogando Dark Souls ou Elder Scrolls, e twittando a cada morte ou dragão vencido e “me divertindo” por anos sem mudar muito de jogo… Que vida triste…"

    Acho que foi uma indireta pra mim (dentre outros) hehe

    Concordo com a estupidez da grande maioria dos coletáveis.
    Se não são relevantes pra história e/ou representam uma quebra na imersão no personagem são erros.

    E é muito fácil encaixar um coletável como parte integrante da história.
    Ex: as partes do vídeo secreto em Assassin's Creed 2 – o vídeo completo muda completamente a história e procurar por cada trecho faz parte da missão do personagem.
    Do mesmo modo os cartazes e barreiras de Burnout. Estourá-los é algo que faz parte do personagem, não nos joga pra fora da história. Além disso, basta achar metade dos itens pra ganhar o troféu.

    Por outro lado, se a gente precisa abandonar a história ou o que o personagem que estamos vivendo faria pra procurar algo que não combina com o universo do jogo, somos jogados pra fora daquela experiência, o que é um erro grave do jogo.

    1. Se o chapeu serviu.. hehehehehhe

      Ei estão atirando em mim e nos meus amigos, vou revidar e me proteger, mas primeiro! vou atras desses dois tesouros MILENARES aqui jogados no chão da rua que todo mundo passa, mas que ninguem notou…

      Platinei Uncharted 3 =p

  6. Sou leitor novo. Cheguei aqui via a newsletter da Semana Gamer e gostei do lugar.
    Acho que, para compensar algumas perdas de qualidade talvez ou até mesmo para quebrar um pouco a linearidade do enredo que colocaram também os colecionáveis. Gosto de fazê-los, mas tem alguns extremamente desnecessários. Estou jogando o Arkham City e estou achando todos os achievements interessantes e relevantes, assim como o do Asylum. Lembro também os do Gears, que tem haver com coisas que normalmente se faz no jogo: Acertar 30 vezes os tempo de fast reload; Matar os inimigos com todas as armas do jogo.
    Resumindo: eu os acho válidos até o momento que vira uma disputa de quem tem o pau maior. Quando chega a esse ponto, perdeu o sentido e eu nem discuto mais.

  7. Leonardo Fendt

    E ai blz pessoal?
    Grande matéria, essa historia de coletáveis irrita bastante, mais acho q pior ainda é troféus de multiplayer como é o caso do Crysis 2, Assassin's Creed Brotherhood entre outros. No Crysis é uma puta falta de sacanagem colocaram um troféu de lvl 50 e um que vc so ganha apos 6 meses de jogo online, e o do AC Brotherhood o de lvl 50 novamente e os Bônus, muito ruim de ser pegos. E sem falar q no AC tem as bandeira e penas para serem pegas oohh coisa chata hahaha

    1. Obrigado amigo, e bem vindo!

      Sim além dos coletaveis ainda existem mais dois tipos de trofeus que eu acho absurdo, e a categoria (online mal pensado está entre eles).

      Mas são temas para um próximo post.

  8. Troféus e conquistas são viadagens sem tamanho, digo, nada contra os homosexuais, mas é uma putaria.

    Medição de pau sem fim, é até legal para passar o tempo: 'Pourra vou pegar agora aqueles trials e ganhar um troféu' seria algo como uma conquista pessoal. Se o cara for competir conquista com outro é um derrotado. Desculpe mesmo mas é a mais pura VDD.

    Achieviments internos como desbloquear o vídeo ai do Assassin Creed acho válido, aumenta o replay/gameplay do jogo. Além de interessar o jogador na história (que o caso do AC). Eu sempre ia atrás dos concepts no meio das fases de alguns jogos.

Não é possível comentar.