Início » Android » Flappy Bird – O novo “game sensação” do momento nos smartphones

Flappy Bird – O novo “game sensação” do momento nos smartphones

Flappy Bird Screenshot

De algumas semanas pra cá temos o novo “campeão” de comentários de jogos de celulares por aí. Flappy Bird acaba tendo uma mecânica bem simples e singular: você terá de manter uma ave no ar enquanto tem de passar entre vãos de canos que parecem ter saídos dos games da série Mario. Até aí tudo bem: a questão maior é ter de manter a ave no ar usando toques no celular e a ave não pode encostar em lugar nenhum, o que exige uma coordenação absurda do jogador. E o melhor: é gratuito para iOS e Android.

O meu recorde atual é 19, um número relativamente modesto para os “mais hardcores” que tem mais de 100 pontos. Apesar da sorte ajudar um pouco (pois os vãos dos canos aparecem de forma aleatória) é a habilidade que conta. E em uma época onde muitos jogos de celulares tentam sugar o máximo de grana do jogador (com o Candy Crush Saga), ter um game gratuito baseado em habilidade, e com uma alta taxa de dificuldade, acaba virando cult. Segundo o G1, ele foi criado pelo vietnamita Dong Nguyen, do estúdio .Gear, e foi lançado em maio de 2013, mas só recentemente que o game virou cult por conta de sua dificuldade. Também existem suspeitas que o desenvolvedor tenha usado bots para aumentar o número de downloads e o número de análises positivas do game nas lojas virtuais.

No iTunes, “Flappy Bird” tem mais de 567 mil análises e tem uma média de avaliação de quatro estrelas em um total de cinco.
Ao ser questionado sobre o uso de “bots”, Nguyen parou de dar entrevistas e tuitou uma mensagem, dizendo que “a imprensa está exagerando” nas reportagens sobre o jogo e pediu para que o “deixassem em paz”. “É algo que eu nunca quis”

Outro detalhe descoberto to recentemente é que, além do game estar faturando 50 mil dólares por dia com publicidade, tem outro game com uma temática similar que foi lançado em 2011, chamado “Piou Piou vs. Cactus”, onde você é um pássaro que tem de se desviar de alguns cactos, e o game vai ficando cada vez mais difícil e rápido:

Por fim, com a fama repentina (e talvez com os problemas do plágio), o desenvolvedor pode remover o game das lojas online neste domingo, segundo o Kotaku, pelo game ter ganhado grandes proporções e de ter “arruinado” a vida simples dele.
E você? Está jogando o Flappy Bird também? Deixe o seu comentário!
[Imagem de topo via Forbes]

Relacionados e Publicidade