Pular para o conteúdo
Início » Artigos » [Futurologia] Venda de multiplayer separadamente nas redes online

[Futurologia] Venda de multiplayer separadamente nas redes online

Google News

Temos um novo pressuposto que eu nunca tinha pensado antes. Saiu na semana passada no Playstation Lifestyle que, na atualização semanal da PSN Store europeia, uma linha do post dizia que o “Killzone Multi-play” teria desconto de 50% para assinantes da Plus. Alguns questionaram a informação e o Andy Stewart comunicou que foi um erro. Apesar disso, fiquei aqui matutando sobre essa possibilidade.

Se formos analisar o histórico recente da indústria, vimos MAG (game totalmente online), os online pass (para as empresas ganharem um pouco com a venda de usados) e recentemente, a divisão do Fight Night Champion em diversos blocos de games na Store, com um multiplayer separado. Vender o multiplayer de um jogo pode abrir um novo mercado para as empresas e trazer uma certa bizarrice. O Killzone 3 poderia ser o primeiro, e eu ficaria interessado em comprar o multi. Tanto pelo site oficial (sou fanático por estatísticas online) quanto para redução de custos. Não sendo hipócrita: eu aluguei o game algumas vezes, joguei o máximo do multiplayer que eu poderia jogar pelos troféus e não pretendo comprar o jogo tão cedo. No máximo alugar umas 2 vezes para tentar platinar. E o multi do Killzone 3 tem 27 troféus de DLC, o que pode significar mais troféus na minha ID, caso o DLC esteja incluído no pacote.

Outra série que é bem interessante analisar é a dos Call of Duty. Desde o Call of Duty 4: Modern Warfare, a Activision sempre traz modos multiplayer bastante jogados nas redes online (principalmente na Live) e o Modern Warfare 3 ganha o Call of Duty Elite para acessar estatísticas e ser uma “pré-venda” de DLCs com mapas do jogo. Mas será que se a Activision lançasse o multi do Modern Warfare 2 na PSN com um preço módico (não os $40 que ela anda cobrando no game completo…), teríamos altas vendagens? Outra questão são os troféus: a série Call of Duty não traz, em seus games, troféus no modo multi, e hoje todos os games normais vem pra PSN com o suporte ao recurso. Por outro lado, os games com troféus no multiplayer podem vir com a listagem fracionada. Games da Electronic Arts, como Crysis 2 e Battlefield 3, tem troféus no multiplayer que fazem parte da listagem completa. Será que teríamos uma listagem separada para os troféus do multi? Será que eu poderia ter uma listagem dos troféus do Crysis 2 e outra só com o modo online, ganhando troféus em duplicidade? E temos os modos online de alguns Need For Speed, que não tem tantos modos de jogo, e aí teria de vender baratinho para compensar a compra, pois dá pra fechar o online do Hot Pursuit em poucas horas.

Em FPS normalmente os multiplayer tem uma alta longevidade, desde que sejam bem trabalhados. Com o Call of Duty Elite eu me animei bastante a evoluir no Modern Warfare, para poder mostrar aqui (ou nas redes sociais) os meus dados estatísticos. Acaba sendo um incentivador a mais, pois os troféus acabam forçando o jogador a testar mais o multi. Em Assassin’s Creed: Brotherhood (e talvez no Revelations, mas esse ainda não joguei) acabo jogando mais o online para fazer alguns troféus e chegar no nível 50. Sem troféus de multiplayer não há muito interesse da minha parte. Alguns são bem insanos, como um de 2500 mortes em Uncharted 2, mas para um jogador dedicado ele acaba ganhando esse troféu mais cedo ou mais tarde. Talvez essa ideia de multiplayer separado pode nem vir à luz do dia, mas em se tratando da indústria de games, vale tudo para conseguir mais grana dos jogadores.

7 comentários em “[Futurologia] Venda de multiplayer separadamente nas redes online”

  1. diegocbarboza

    Eu acho esse um tópico muito interessante. Esse caso do Fight Night me parece uma clara experiência da EA em ver como as vendas se comportam. E eu apoio bastante, tinha curiosidade de saber como ficou o modo história desse jogo (o primeiro jogo de esporte com um modo história de verdade), mas nunca compraria o jogo completo pra isso. Usei aquele bônus da PSN e peguei só o modo história por $5.

    Agora, quanto ao Call of Duty, compartilho algo que escutei num Bombcast recente. Enquanto o modelo atual funcionar, com uma versão nova batendo os recordes na anterior, não espere mudanças. Não faz sentido pra Activision separar seus modos de jogo e lucrar menos, já que mesmo quem não joga o singleplayer paga feliz os $60. O máximo que pode acontecer aí é passarem a vender o single separado do multi e cobrar $60 por cada.

  2. Talvez essa seja a solução para jogos que saem todo ano como Call of Duty ou Assassin's Creed. Imaginem: a empresa lança um singleplayer todo ano, como já fazem (claro que com um preço menor) e, paralelamente, lança um modo multiplayer pra ser vendido online, que seria "eterno". Você poderia jogá-lo através de qualquer jogo da série, seja a versão mais nova ou a de 2 anos atrás. Pra mim, um dos maiores problemas em comprar esses jogos é que, ano que vem, ninguém vai mais estar jogando o multiplayer, todo mundo vai ter migrado. Com um multiplayer integrado entre várias edições diferentes, resolveria isso. Sem contar que, com isso, quase qualquer jogo com multiplayer online poderia se dar ao luxo de ter servers dedicados.
    Claro que ainda é uma ideia que precisa ser estudada. Pagar a mais por uma coisa que já está no disco nunca é legal.

    1. ursinhomalvado

      Nesse caso você está sugerindo pagar uma assinatura ou anuidade certo? Porque certamente ninguém vai fazer um modo online eterno pelo qual você paga uma vez e continua a jogar três anos depois.

      1. Depende muito do preço cobrado pelo modo online. Mas talvez a assinatura seja uma alternativa mais provável mesmo. Como eu falei, essa é uma ideia que precisa ser muito bem estudada.

  3. Ótimo texto
    Quando lia notícia semana passada também pensei nisso, eu possuo MAG que é só MP online e Socom 4 que tem modo história, mas nunca joguei(um amigo meu jogou) só jogo no MP.
    Mas por outro lado Black Ops devo ter jogado umas 3 partidas online no máximo, mas no single player jogo bastante.
    Seria interessante vender jogos em partes, talvez dê certo

  4. ursinhomalvado

    Vejo duas coisas saindo disto. A primeira é que a rede paga da Microsoft entraria em cheque. Pagar pela rede e ainda ter que pagar a parte por cada jogo?!
    A segunda é que se esse modelo vingar todos vão pagar mais. O objetivo sempre será tirar mais dinheiro de todos. Pode até começar com um preço melhor, mas quando virar padrão você vai pagar o preço cheio duas vezes (se quiser o off-line e o online).

  5. Não acho uma boa idéia, na minha opinião o jogo é completo como um todo, single player e o modo on line, eu particulamente sigo esta sigma, jogar o modo single…adquiri uma habilidade (embora muito pequena….rs) e conhecer o jogo como um todo e só então me arrisco no modo multiplayer…..acredito sim que deste modo a tendência é que o jogo fique mais caro num total, comparado ao valor de hoje. Se continuar havendo a opção de comprar todo o jogo por um preço mais em conta, ai sim aposto nessa idéia!

Não é possível comentar.