Início » Artigos » [Futurologia] Venda de multiplayer separadamente nas redes online

[Futurologia] Venda de multiplayer separadamente nas redes online

Temos um novo pressuposto que eu nunca tinha pensado antes. Saiu na semana passada no Playstation Lifestyle que, na atualização semanal da PSN Store europeia, uma linha do post dizia que o “Killzone Multi-play” teria desconto de 50% para assinantes da Plus. Alguns questionaram a informação e o Andy Stewart comunicou que foi um erro. Apesar disso, fiquei aqui matutando sobre essa possibilidade.

Se formos analisar o histórico recente da indústria, vimos MAG (game totalmente online), os online pass (para as empresas ganharem um pouco com a venda de usados) e recentemente, a divisão do Fight Night Champion em diversos blocos de games na Store, com um multiplayer separado. Vender o multiplayer de um jogo pode abrir um novo mercado para as empresas e trazer uma certa bizarrice. O Killzone 3 poderia ser o primeiro, e eu ficaria interessado em comprar o multi. Tanto pelo site oficial (sou fanático por estatísticas online) quanto para redução de custos. Não sendo hipócrita: eu aluguei o game algumas vezes, joguei o máximo do multiplayer que eu poderia jogar pelos troféus e não pretendo comprar o jogo tão cedo. No máximo alugar umas 2 vezes para tentar platinar. E o multi do Killzone 3 tem 27 troféus de DLC, o que pode significar mais troféus na minha ID, caso o DLC esteja incluído no pacote.

Outra série que é bem interessante analisar é a dos Call of Duty. Desde o Call of Duty 4: Modern Warfare, a Activision sempre traz modos multiplayer bastante jogados nas redes online (principalmente na Live) e o Modern Warfare 3 ganha o Call of Duty Elite para acessar estatísticas e ser uma “pré-venda” de DLCs com mapas do jogo. Mas será que se a Activision lançasse o multi do Modern Warfare 2 na PSN com um preço módico (não os $40 que ela anda cobrando no game completo…), teríamos altas vendagens? Outra questão são os troféus: a série Call of Duty não traz, em seus games, troféus no modo multi, e hoje todos os games normais vem pra PSN com o suporte ao recurso. Por outro lado, os games com troféus no multiplayer podem vir com a listagem fracionada. Games da Electronic Arts, como Crysis 2 e Battlefield 3, tem troféus no multiplayer que fazem parte da listagem completa. Será que teríamos uma listagem separada para os troféus do multi? Será que eu poderia ter uma listagem dos troféus do Crysis 2 e outra só com o modo online, ganhando troféus em duplicidade? E temos os modos online de alguns Need For Speed, que não tem tantos modos de jogo, e aí teria de vender baratinho para compensar a compra, pois dá pra fechar o online do Hot Pursuit em poucas horas.

Em FPS normalmente os multiplayer tem uma alta longevidade, desde que sejam bem trabalhados. Com o Call of Duty Elite eu me animei bastante a evoluir no Modern Warfare, para poder mostrar aqui (ou nas redes sociais) os meus dados estatísticos. Acaba sendo um incentivador a mais, pois os troféus acabam forçando o jogador a testar mais o multi. Em Assassin’s Creed: Brotherhood (e talvez no Revelations, mas esse ainda não joguei) acabo jogando mais o online para fazer alguns troféus e chegar no nível 50. Sem troféus de multiplayer não há muito interesse da minha parte. Alguns são bem insanos, como um de 2500 mortes em Uncharted 2, mas para um jogador dedicado ele acaba ganhando esse troféu mais cedo ou mais tarde. Talvez essa ideia de multiplayer separado pode nem vir à luz do dia, mas em se tratando da indústria de games, vale tudo para conseguir mais grana dos jogadores.

Relacionados e Publicidade