Pular para o conteúdo
Início » Game Design » Game Design = Gerência de projetos

Game Design = Gerência de projetos

Antes de começar esta discussão, tenho uma pergunta interessante a fazer: você já mandou em alguém? É dono de empresa? Teria facilidade em mandar alguém fazer uma tarefa? Ou: você se interessa por game design?
Se você se interessa, já deve ter percebido que esta área e a de gerência de projetos acabam se associando. Em outras palavras, o game design é a gerência de um projeto. Um projeto de um jogo.
Não pense que o game design é apenas você sentar e planejar o seu jogo no papel. Se você é o dono da idéia, você vai acabar tendo de lidar com a liderança da equipe para conseguir fazer com que o projeto seja o mais fiel possível do documento de design que você ajudou a desenvolver teoricamente.
O maior problema do game design é que durante o desenvolvimento prático do jogo você verá que nem tudo que estará no game design será colocado em prática. Algumas idéias podem acabar ficando inviáveis caso você tenha um prazo apertado (certas coisas são mais difíceis de fazer) ou algum desenvolvedor pode ter uma idéia melhor do que a sua dependendo da situação (por exemplo: se o cara tiver a idéia de um chefe mais apavorante e mais adequado àquela localidade). Aí voce terá de ir alterando o seu game design, tomando cuidado para que aquela idéia adicional não prejudique todo o resto do game dsign, sendo necessário alterar o que já foi feito. O documento serve justamente para evitar que certas partes do projeto tenham de ser refeitas, podendo prejudicar ou mesmo acabar com o desenvolvimento daquele jogo.
Por isso seria bom a equipe inteira ir desenvolvendo o game design junto com você, sugerindo melhorias. Várias mentes pensam melhor do que um, fora que uma equipe de programadores sabe muito bem quais as possíveis limitações da ferramenta escolhida, podendo barrar alguma coisa do documento de design antes do projeto ser iniciado pra valer. Isso pode ser bom já que nesse caso, o game designer pode sugerir alguma alternativa que seja de acordo com as limitações impostas pelos programadores.
Então se você não tem muita facilidade em liderar uma equipe, pense duas vezes antes de seguir em game design (alías, dá pra perceber que poucos seguem esta área, infelizmente). Se você gosta muito de programar ou de desenhar, continue onde está, já que é melhor para todos você se aprimorar e melhorar ainda mais o seu conhecimento atual, podendo ser um diferencial numa equipe média/grande de desenvolvimento de jogos. Agora, se você ainda pensa em seguir em game design mesmo assim (como eu 😛 ), só desejo boa sorte!

Marcações:

2 comentários em “Game Design = Gerência de projetos”

  1. Na minha opinião o Game Designer é um e o Gerente de Projetos é outro totalmente diferente.
    Estou aqui na França em uma empresa nova de desenvolvimento de games para Nintendo DS e o meu cargo é justamente Gerente de Projetos.
    O que o gerente de projetos gerencia em um projeto de jogos é todo o desenvolvimento do mesmo, sua preocupação é com todas as pessoas envolvidas no projeto, inclusive os game designers.
    O Gerente cuida principalmente do escopo, dos prazos, dos custos, das mudanças, dos riscos do projeto, da comunicação da equipe, de toda documentação interna da empresa, para futuros projetos e externa, dosumentação enviada para o cliente.
    O Game Designer cuida principalmente da idéia do jogo, criando seu conceito, definindo regras,controlando as fases de dificuldade do game, passando o contexto e o ambiente do jogo para os grafistas e programadores.
    As duas áreas, como você coloca, se associam,mas não são as mesmas, pois sem as informações do Game Designer o gerente não gerencia nada,e sem o Gerente de Projetos o Game Designer não tem tempo para suas funções, já que os prazos são sempre apertadíssimos, por causa dos custos.
    Um abraço e estamos por aqui para qualquer outra informação sobre gerência de projetos em desenvolvimento de games.

    1. Olá Abel e Rodrigo, tudo bem?
      Me interesso bastante sobre esta discussão e também sou da área. Trabalho há cerca de 3 anos como artista 3D de games e atualmente trabalho numa empresa de Curitiba e dou aulas de Game Design e Game Art em 2 instituições, uma universidade e um portal online. Além disso estou fazendo MBA em Gestão de Projetos (escrevendo TCC) e fazendo processo seletivo de mestrado em Design na UFPR, cujo tema do pré-projeto que estou desenvolvendo se alimenta bastante do que está sendo discutido aqui.
      Interessante o ponto de vista do Rodrigo, porém concordo com o Abel. De fato a função do gerente de projeto (produtor) está acima do game designer, porém a interdependência é muito presente. Eu acredito que o produtor precisa ter uma visão global do projeto, desde o projeto em si (implementação) até as áreas que circundam (financeiro, marketing, diretoria da empresa, etc). Contudo o game designer (GD) também tem contato com essas áreas marginais ao desenvolvimento propriamente dito, mesmo que com menor intensidade. O GD precisa fazer um micro-gerenciamento da equipe de desenvolvimento, porém a responsablidade maior é do produtor. Resumindo, um não vive sem o outro e o erro padrão das empresas brasileiras é deixar as figuras do Game Designer e do Producer na mesma pessoa. Se brincar ele ainda é o Scrum Master… rsrsrs
      O TCC do meu MBA é o desenvolvimento do plano de projeto de um jogo digital. Para justificar um plano de projeto que utilize as melhores práticas do PMBOK e do Scrum para nossa área, decidi junto a meu orientador fazer o plano de projeto de um jogo com equipe de algo em torno de 30 pessoas. Sendo assim gostaria de saber o que vocês acham sobre as seguintes questões:
      – Metodologias de gestão de projeto tradicional (PMBOK) X metodologias de desenvolvimento ágil (APM), como o Scrum X metodologias de desenvolvimento de softwares complexos (CMMI, RUP);
      – Nível de envolvimento do Game Designer na gestão de projeto;
      – Definições de complexidade de desenvolvimento de games (simples, médio e complexo). Vocês conhecem alguma referênica bibliográfica onde eu consiga isso?
      – Será que os processos iniciais de game design (do high concept ao pitch) podem ser melhor desenvolvidos com o auxílio de um plano de projeto feito pelo producer, e vice-versa?
      Pretendo na pesquisa do mestrado de certa forma "continuar" o TCC do MBA (com enfoque em design, claro), inserindo neste universo apresentado acima, metodologias de design tradicional (Löbach, Munari) e novas metodologias (Design Thinking, Design Estratégico/Gestão de Design) questionando basicamente tópicos como: inovação de processos, tanto de gestão de projeto como de game design.
      Texto confuso? Longo? rsrsrs… vamos continuar a discussão sobre isso, já que é tão escasso o acesso a informações desta área de conhecimento.

Não é possível comentar.