Início » Game Design » Game Design = Gerência de projetos

Game Design = Gerência de projetos

Antes de começar esta discussão, tenho uma pergunta interessante a fazer: você já mandou em alguém? É dono de empresa? Teria facilidade em mandar alguém fazer uma tarefa? Ou: você se interessa por game design?
Se você se interessa, já deve ter percebido que esta área e a de gerência de projetos acabam se associando. Em outras palavras, o game design é a gerência de um projeto. Um projeto de um jogo.
Não pense que o game design é apenas você sentar e planejar o seu jogo no papel. Se você é o dono da idéia, você vai acabar tendo de lidar com a liderança da equipe para conseguir fazer com que o projeto seja o mais fiel possível do documento de design que você ajudou a desenvolver teoricamente.
O maior problema do game design é que durante o desenvolvimento prático do jogo você verá que nem tudo que estará no game design será colocado em prática. Algumas idéias podem acabar ficando inviáveis caso você tenha um prazo apertado (certas coisas são mais difíceis de fazer) ou algum desenvolvedor pode ter uma idéia melhor do que a sua dependendo da situação (por exemplo: se o cara tiver a idéia de um chefe mais apavorante e mais adequado àquela localidade). Aí voce terá de ir alterando o seu game design, tomando cuidado para que aquela idéia adicional não prejudique todo o resto do game dsign, sendo necessário alterar o que já foi feito. O documento serve justamente para evitar que certas partes do projeto tenham de ser refeitas, podendo prejudicar ou mesmo acabar com o desenvolvimento daquele jogo.
Por isso seria bom a equipe inteira ir desenvolvendo o game design junto com você, sugerindo melhorias. Várias mentes pensam melhor do que um, fora que uma equipe de programadores sabe muito bem quais as possíveis limitações da ferramenta escolhida, podendo barrar alguma coisa do documento de design antes do projeto ser iniciado pra valer. Isso pode ser bom já que nesse caso, o game designer pode sugerir alguma alternativa que seja de acordo com as limitações impostas pelos programadores.
Então se você não tem muita facilidade em liderar uma equipe, pense duas vezes antes de seguir em game design (alías, dá pra perceber que poucos seguem esta área, infelizmente). Se você gosta muito de programar ou de desenhar, continue onde está, já que é melhor para todos você se aprimorar e melhorar ainda mais o seu conhecimento atual, podendo ser um diferencial numa equipe média/grande de desenvolvimento de jogos. Agora, se você ainda pensa em seguir em game design mesmo assim (como eu 😛 ), só desejo boa sorte!

Relacionados e Publicidade
Marcações: