Em mais uma jogada controversa do Google, eles demoraram 1 semana pra informarem ao mundo que terminaram a atualização de seus algoritmos. Eles informaram apenas ontem nas redes sociais, o que já gerou muitas críticas de especialistas em SEO, críticas dos donos de sites pequenos e médios e muitas críticas da opinião pública no geral.
E aparentemente eles podem ter optado pelo atraso por conta do relatório financeiro que eles divulgaram, onde agora eles são uma empresa de 2 trilhões de dólares, vão continuar investindo em IA e pretendem também pagar dividendos aos acionistas. Ou seja: o lucro acima da imparcialidade que eles pregavam por décadas na busca, pois nas últimas semanas o domínio do Reddit continua, e o buscador continua removendo portais do Google Discover.
A empresa inclusive abriu um formulário para que os editores enviem informações como “que resultados que não estão no top 10, mas deveriam estar” ou “todos os resultados de topo são ruins para esta consulta específica”. Eles já avisaram que não vão responder de volta, mas que querem coletar os dados para “melhorar” a pesquisa orgânica.
Também mencionaram uma página interna deles, ensinando os editores a depurarem e entenderem porquê que teve queda de visita orgânica. Tudo isso pode ser feito no search console, mas não teve menção a como os editores podem retornar ao Google Discover, e do que a gente pode consertar internamente para melhorar.
Prevendo que a chuva de críticas vai continuar, eles atrasaram o anúncio da atualização, e isso já gerou centenas de críticas nas redes sociais, e vai continuar gerando. O Google foi matando pequenos negócios desde o ano passado, de sites que conseguiam disputar com portais grandes. No Google Discover, que é uma ótima porta de entrada de bons conteúdos e que ajudavam os portais a sobreviverem, agora é dominado apenas por sites grandes e grupos poderosos de mídia.
Tudo mudou na empresa quando teve o lançamento do ChatGPT, da concorrente OpenAI, e as coisas podem piorar para os editores com o lançamento da SGE (Search Generative Experience), o “chat gpt” do buscador. Em meus testes, vi que o usuário pode não clicar em anúncios da pesquisa, e nem visitar os portais. E sem ter tráfego, cada vez mais os sites vão sofrer para conseguir sobreviver, por conta dos custos constantes (e as vezes crescentes) de hospedagem, e da falta de incentivos na criação de conteúdo.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!