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Google PlayN. Um código-fonte, várias plataformas de games

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Depois do Android, parece que o Google decidiu atacar numa nova frente, e bastante promissora. Conheça o PlayN, uma engine baseada em Java onde você poderá fazer apenas um jogo e compilar em diversas plataformas, como Android e PC:

Ou seja, economia de trabalho, de custos e podendo fazer apenas 1 compilação. É praticamente a ideia do Java e do .Net (em parte): fazer apenas 1 aplicação para rodar em diversos sistemas operacionais. Aqui, você poderá desenvolver e publicar ao mesmo tempo para Android e aplicações Flash e HTML 5, um dos padrões de desenvolvimento web no futuro próximo.

iPhone, Unity, XNA e agora o Google. A chave do desenvolvimento indie com pouco custo financeiro está nessas plataformas, na minha opinião. E como ainda não decidi que plataforma escolher, experimentar o PlayN pode ser um caminho bem promissor. E ter apenas 1 trabalho é ótimo para o desenvolvedor indie. Para quem não tem um iMac para desenvolver para o iPhone, o Android acaba sendo uma alternativa mais barata e viável, caso o desenvolvedor não faça um game para o Xbox 360 com o XNA.

[PS: eu ando meio por fora da área de Gamedev mas ainda tenho interesse na área. Se eu errei alguma informação, tenha paciência! Não acompanho tanto a área igual antigamente, mas tenho interesse em voltar a postar mais sobre gamedev por aqui!]

Marcações:

2 comentários em “Google PlayN. Um código-fonte, várias plataformas de games”

  1. Bruno Julião

    Flausino, não tenha medo de errar. Vc não pode ser desleixado, o que nunca demonstrou ser. Lembre-se sempre que agradar à todos é impossível. Excelente post. Espero pode ver algo feito por vc. Nessa plataforma ou em qq outra 😉

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