Durante a semana um dos assuntos mais comentados e menos falados foi a nova medida protecionista do governo brazileiro: segundo o Clube do Hardware, o Adrenaline, o fórum NVMania e o Meiobit, as placas de vídeo irão aumentar de preço. Antes o que era uma taxação quase inexistente (e algo que eu não sabia) agora terá taxações de 15% para o imposto de importação e 16% pro IPI. Ou seja, estamos ferrados! E segundo os links anteriores, dizem que as lojas podem aumentar o preço em até 50%! E dizem que o governo tomou essa medida pra ajudar as fábricas nacionais :S
Eu não sei nem o que dizer do assunto. Mas antes, um pouco de estorinha: ano passado a loja onde comprei o meu PC (hoje um PC xing-ling) queria pegar o meu equipamento oficial de blogagem e passar como base de troca pra um novo PC, com uma configuração decente. Na época eu não o fiz, já que andava namorando um console de videogame de ponta. Achava que com o passar do tempo não iria ter alterações quanto ao preço das placas de vídeo avançadas, e estava cogitando adquirir um PC top de linha no final de 2010 (depois da minha TV de LCD). Agora com essa nova medida vi que o meu gasto futuro será maior,e até mesmo um notebook simples que o meu irmão precisa comprar pode ficar mais caro. OK, eu defendo que o mercado nacional tem de ter uma ajuda, mas a questão é: que mercado nacional? Nos comentários do post do Meiobit falam da Intel, mas… sei lá! Tem também uma empresa que abrirá uma fábrica em breve, mas eles poderiam receber incentivos fiscais e menos impostos pra funcionar. Apoio o mercado nacional, mas não é assim que a banda toca! Hoje os PCs das lojas estão conseguindo vencer o mercado cinza com computadores bons e preço excelente e com essa medida tudo pode ir pro espaço. Temos de ter opções a preço justo!
E o pessoal do Campo Minado devem estar muito chateados. E/Ou bravos. Eu estou furioso, mesmo não tendo um PC top. E não é só a gente que será prejudicado: muitas outras áreas que precisam de processamento gráfico de alta performance e cálculos complexos também sairá prejudicada, com despesas maiores pra conseguir equipamento de ponta para pesquisas e trabalhos diversos.
Por fim, o jeito será o pessoal correr e aproveitar os preços baixos de algumas placas. Ou esperar um milagre acontecer e o governo desistir dessa taxação (ou mesmo diminuir bem os impostos), algo que não deve acontecer tão cedo.
PS: nada de reclamar nos comentários do erro de grafia do título do tópico. É o meu protesto pro governo brazileiro (já que um patriota não erra o nome do Brazil! Peguei a idéia de um colega meu).
[Links enviados pelo Sérgio e pelo leitor Molobakk]
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!