Grim Dawn, disponível no Steam, permite tanto jogar com teclado e mouse, ou usando um controle, que ajuda bastante na movimentação e deixa o jogo bem fluído. Um detalhe que achei bem interessante (em comparação com jogos como o Path of Exile e o Diablo III ) é que dá pra movimentar a câmera, além de aproximar a câmera perto do personagem, ou afastar.
Até que é um recurso bem curioso, mas que pode acabar gerando um efeito colateral: você pode perder um pouco o senso de direção caso queira retornar pra base ou pro portal mais próximo. Outro problema é na questão do uso do controle: para usar controle “não Steam” tem de habilitar uma opção no menu (senão mesmo com o controle ligado não irá funcionar de primeira) e tem a questão de mapear os comandos/habilidades.
Ao iniciar a progressão pela primeira vez, caso o jogador só use o controle ele só terá ataques físicos baseados na arma que ele esteja usando no momento. Então no caso ele terá de escolher uma classe no menu, definir as habilidades e só assim mapear. Caso você esteja usando um controle de Xbox, aperte o “Back” (abrindo o menu principal do personagem/itens/etc) e depois vai na aba habilidades.
Logo em seguida aperte “Y”, e assim você abre o menu para escolher os comandos. No meu caso optei por jogar como Arcanista:
Assim você define qual comando você irá utilizar.
O jogo oferece diversas classes para você escolher, desde Soldado, Arcanista, Nightblade, Necromancer, etc.
Você pode saber mais sobre o jogo no Steam e no site oficial. Muitos jogadores elogiam o game, que tem bastante conteúdo, DLCs extras a preços acessíveis (com 2 pacotes de história), etc.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!